Portugal com ACNUR reforça papel do desporto no apoio aos refugiados.
Os Jogos Olímpicos são uma grande festa do desporto que acontece a cada quatro anos, onde atletas de muitos países competem em diferentes desportos, como atletismo, natação, ginástica e muitos mais. É um grande encontro mundial, onde as pessoas mostram as suas habilidades e fazem novos amigos de várias partes do mundo.
Na edição deste ano, a Portugal com ACNUR convida-vos a conhecerem uma equipa muito especial que participa nos Jogos Olímpicos: a Equipa Olímpica dos Refugiados. Foi criada em 2016 e tem sido, desde então, uma fonte de inspiração e esperança para milhões de pessoas em todo o mundo. O processo de seleção para a equipa baseia-se no desempenho desportivo e no estatuto de refugiado do atleta, confirmado pelo ACNUR.
A sua missão é clara: utilizar o poder do desporto para garantir que os jovens forçados a fugir dos seus países encontrem refúgio e acolhimento, desenvolvam as suas habilidades e prosperem. Para alcançar estas metas, o Comité Olímpico dos Refugiados disponibiliza bolsas desportivas, forma treinadores e desenvolve parcerias com o setor governamental e privado para promover a inclusão através do desporto.
A atleta desta equipa mais famosa é, provavelmente Yusra Mardini, a jovem síria que competiu no Rio 2016 e Tokyo 2020 e que, juntamente com a sua irmã, inspira a história do popular filme da Netflix “As Nadadoras” (“The Swimmers”, no original).
Nos Jogos Olímpicos deste ano, em Paris, a Equipa Olímpica dos Refugiados é composta por 36 atletas de 11 países diferentes, acolhidos por 15 Comités Olímpicos Nacionais e que competem em 12 modalidades diferentes.
Conheça mais sobre esta equipa aqui: Equipa Olímpica de Refugiados representará mais de 100 milhões de pessoas deslocadas nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Sabiam que o símbolo dos Jogos Olímpicos tem um significado?
Convidem as crianças aí de casa a entrar no espírito olímpico e a desenhar o símbolo dos Jogos Olímpicos, enquanto lhes explicam que foi criado para simbolizar a união de todos os povos. As cores dos Anéis Olímpicos foram escolhidas para garantir que aparece pelo menos uma cor da bandeira de todos os países do mundo.
Enquanto estiverem a assistir à competição, desafiem os mais novos a encontrar todos os locais e objetos onde este símbolo aparece, assim como as modalidades em que participam os atletas da Equipa Olímpica de Refugiados. E claro, também os portugueses!
Crédito da Imagem de topo: © Comité Olímpico Internacional
Este artigo foi útil para si?