Tal Mãe, Tal Filha: doces e salgados caseiros - Pumpkin.pt

Tal Mãe, Tal Filha: doces e salgados caseiros

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Em plena pandemia, mãe e filha transformaram um hobby num negócio delicioso! Fomos conhecer a sua história – e há uma surpresa no final do artigo.

O Tal Mãe Tal Filha nasce do amor (e do jeito incrível!) Margarida e Carolina, mãe e filha, pela culinária! É um projeto integralmente construído por ambas e que possibilita take away e entregas na zona de Oeiras.

Na página de Instagram @talmaetalfilha_takeaway, vão encontrar uma variedade irresistível de doces e salgados caseiros feitos por encomenda e para ocasiões especiais. Venham conhecer a história destas duas mulheres incríveis!

Com a rúbrica Famílias Empreendedoras, a Pumpkin dá a conhecer as histórias e divulgar os projetos de famílias muito especiais, que mantêm os seus próprios negócios! Se têm ou conhecem alguém com um pequeno negócio familiar e gostavam de contar a vossa história, falem connosco 🙂

À conversa com a Tal Mãe, Tal Filha

1. Como é que nasceu a Tal Mãe, Tal Filha?

No primeiro confinamento, em meados de Março/Abril de 2020, o tempo em casa foi muito passado na cozinha. A mãe tem um livro de receitas antigo, onde ao longo da sua vida foi registando receitas de avós, tias ou tias emprestadas. “Resgatámos” esse livro e, para nos distrairmos em casa, fizemos muitos doces e salgados, que íamos oferecendo a familiares e amigos. O feedback deles foi muito positivo!

Os meses foram passando e a pandemia manteve-se, gerando alguma incerteza relativamente ao futuro profissional de ambas (sou formada em Comunicação e estava há poucos meses numa empresa, ainda com um contrato temporário que não sabia se seria renovado; a mãe trabalha por conta própria). Assim, em Setembro de 2020 decidimos profissionalizar o que para nós era um hobby e criar o negócio Tal Mãe, Tal Filha nas redes sociais. Começámos a receber as primeiras encomendas e temos crescido gradualmente.

2. Encontraram investimentos, apoios, parceiros? Ou tiveram que começar, literalmente, do zero, mãe e filha juntas?

Começámos juntas do zero! Não necessitámos de um investimento financeiro para iniciar este negócio, mas sim de um investimento de tempo. A nossa montra de produtos são as redes sociais (Facebook e Instagram) e foi aqui que investimos o nosso tempo, nomeadamente na criação de fotografias e posts apelativos. Posteriormente, estabelecemos algumas parcerias com influenciadores digitais no Instagram. Começámos a vender e a criar uma carteira de clientes, o que nos possibilitou investir em melhores materiais/ingredientes e desenvolver novos produtos.

3. Criar uma empresa implicou muito estudo e burocracia?

A mãe teve durante muitos anos uma pastelaria, pelo que tínhamos noção das implicações burocráticas para a criação da empresa. O que implicou mais estudo foi perceber aquilo que os clientes procuram, as suas necessidades, quais os produtos que resultam melhor ou pior. Fomos atravessando períodos de desconfinamento e posterior confinamento, o que alterou as necessidades das pessoas. Isso levou-nos a perceber, por exemplo, que era importante apostar nas entregas ao domicílio. Temos de estar sempre atentas às tendências, é um estudo constante!

4. Quais são as vossas principais metas para este ano? Que projetos estão a desenvolver neste momento?

Este ano, vamos continuar a apostar no desenvolvimento do nosso negócio através das redes sociais (nomeadamente no Instagram, de onde provêm cerca de 70% das encomendas). Temos também como objectivo reduzir a distância entre familiares e amigos, causada por esta pandemia. Por isso, temos apostado muito no desenvolvimento de produtos específicos para assinalar datas importantes.

Por exemplo, lançámos recentemente uma colecção de presentes para o Dia do Pai (já o tínhamos feito para o Dia dos Namorados). Esta colecção consiste em 3 caixas temáticas com brigadeiros (uma delas inclui ainda uma mini garrafa de whisky). Os sabores dos brigadeiros são à escolha, entre: chocolate, coco, doce de leite, chocolate com morango ou Oreo (podem ser combinados sabores diferentes numa caixa).

Caixa com 6 brigadeiros – 8€
Caixa com 10 brigadeiros – 13€
Caixa com 3 brigadeiros + garrafa whisky Jameson 5cl – 9,50€

Estes presentes podem ser entregues na morada à escolha (por enquanto em Oeiras e Cascais), mediante uma taxa de 2,50€, ou recolhidos gratuitamente na nossa morada em Oeiras.

5. E daqui a 5 anos, conseguem imaginar-se? Com que objetivos cumpridos?

Os nossos maiores objetivos a médio/longo prazo são abrir um espaço ao público; desenvolver um serviço de catering para festas/eventos; e expandir o nosso serviço de entregas a nível nacional (temos estudado este assunto, mas ainda não descobrimos a solução ideal sem comprometer a qualidade do produto).

6. Um negócio tem, ou deve ter sempre, um objetivo além do lucro? Qual a importância social das empresas portuguesas nos dias de hoje, na nossa sociedade?

Claro que sim, ainda mais na fase pandémica tão difícil que vivemos e que tantos desafios tem levantado. Como já referimos, temos como objetivo encurtar distâncias e oferecer comida de conforto. Dá-nos muita satisfação ajudar os nossos clientes a preparar surpresas para os seus entes queridos através dos nossos produtos. Pedem-nos muitas vezes para escrever mensagens personalizadas nas encomendas e é muito gratificante ver as reações de quem recebe!

Temos procurado adquirir materiais/ingredientes em pequenos negócios, que muito têm sofrido nos últimos meses e que merecem apoio. Temos ainda, ocasionalmente, confecionado refeições para profissionais de saúde, que são entregues em hospitais próximos. Acreditamos que se cada um de nós contribuir com o mínimo que seja, vamos todos ultrapassar esta pandemia mais rápido e melhor.

7. Acreditam que a pandemia de COVID-19 pode ser uma catadupa para novos negócios?

Sim, até porque no nosso caso foi! Sem esta pandemia não teríamos passado tanto tempo na cozinha e não sentiríamos a necessidade de criar este negócio. Esta pandemia tem imposto novas tendências, como o trabalho remoto e a educação à distância. Isto gera todo um nicho de oportunidades de negócio por explorar.

8. Que conselhos deixariam a quem, como vocês, sente que este é o momento de começar?

Agora é a hora! Com muito trabalho e criatividade é possível criar o nosso negócio e fazê-lo crescer. Para nós as redes sociais são uma grande mais valia, por isso o nosso conselho é que estudem estas plataformas e apostem na criação de conteúdos diferentes e interessantes.

É importante serem resilientes e não perderem o foco, porque como em tudo na vida vão encontrar desafios. Mas se não desistirem vão vencê-los e continuar a crescer!

9. Têm alguma mensagem docinha para as Famílias Pumpkin?

Queremos dar 10% de desconto às Famílias Pumpkin na nossa colecção de caixas para o Dia do Pai (disponível até ao dia 12 de Março). Basta enviarem-nos o código PUMPKIN1903 aquando da encomenda!

As encomendas podem ser feitas por mensagem direta, no Instagram ou Facebook, ou através do e-mail [email protected].

Ficaram com vontade de provar uma destas delícias caseiras? Falem com a Margarida e a Carolina 😉

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