Pekipika: meias coloridas para pais e abobrinhas! - Pumpkin.pt

Pekipika: meias coloridas para pais e abobrinhas!

pekipika capa

Dêem cor aos pés da família!

A meia branca simples é coisa do passado… a moda agora é usar meias divertidas, coloridas e cheias de personalidade!

As meias coloridas Pekipika foram pensadas para pés que nunca param, que estão sempre a saltar, a correr e a brincar.

As meias Pekipika, além de giras, coloridas e divertidas são de muitíssima qualidade, confortáveis e respiráveis. E duram muito, contribuindo para utilizar menos recursos no nosso planeta!

Com a rúbrica Famílias Empreendedoras, a Pumpkin dá a conhecer as histórias e divulgar os projetos de famílias muito especiais, que mantêm os seus próprios negócios! Se têm ou conhecem alguém com um pequeno negócio familiar e gostavam de contar a vossa história, falem connosco ?

À conversa com a Pekipika

pekipika meias

1. Como é que nasceu a Pekipika?

Desde sempre gostámos de meias coloridas para tornar os dias mais divertidos! Após o nascimento da nossa filha, pretendíamos que os seus pezinhos andassem sempre coloridos, mas percebemos que não existia o que procurávamos: meias coloridas, de elevada qualidade, sem costuras, muito confortáveis e seguras para os pés dos pequeninos e acima de tudo muito divertidas!

Além disso, sempre nos interessou a responsabilidade social das empresas. Principalmente, no que diz respeito à garantia da não utilização de mão de obra infantil e à produção com as devidas condições de trabalho.

Também, sempre esteve nos nossos planos, apoiar uma ONGD. Sendo uma empresa, que comercializa artigos, essencialmente para crianças, ainda que também para adultos, pareceu-nos a melhor altura para criar uma parceria com a ONGD Um Pequeno Gesto, onde apoiamos o Projecto de Educação Pré-Escolar em Moçambique.

Com a Pekipika, conseguimos cumprir todos estes pontos!

2. Encontraram investimentos, apoios, parceiros? Ou tiveram que começar, literalmente, do zero? 

Começámos literalmente do zero! Todo o plano de negócio, desenho, packaging, loja online, fornecedores e marketing.

3. Criar uma empresa implicou muito estudo e burocracia?

Mais ou menos. Hoje em dia o processo de criação de empresa é relativamente simples. No nosso caso, consideramos que foi a parte mais simples.

4. Quais são as vossas principais metas para este ano? Que projetos estão a desenvolver neste momento?

Nesta fase, pretendemos apresentar a nossa marca Pekipika. Queremos que conheçam a qualidade das nossas meias, que adiram ao conceito de calçar meias coloridas e divertidas, e que conheçam, também, todo os valores da marca.

Estamos a desenvolver novos padrões e novos tipos de meias. Brevemente, soquetes para os dias mais quentes e meias antiderrapantes para a segurança dos mais irrequietos!

Neste momento, temos cerca de 15 padrões, produzidos em máquinas sofisticadas, que nos permitem obter a máxima qualidade. As meias são direcionadas aos pequenos e aos mais crescidos. Com tamanhos desde o 19 ao 43 e preços a partir de 6,95€.

5. E daqui a 5 anos, conseguem imaginar-se? Com que objetivos cumpridos?

Daqui a 5 anos esperamos ter o reconhecimento da marca, pelo mercado nacional e internacional.

Esperamos que a marca Pekipika, seja reconhecida pela nossa qualidade e conforto. Esperamos encontrar a marca Pekipika nos pés de muitas crianças, vê-las a desfrutar e a divertirem-se com os pés coloridos.

pekipika smarties

6. Um negócio tem, ou deve ter sempre, um objetivo além do lucro? Qual a importância social das empresas portuguesas nos dias de hoje, na nossa sociedade? 

Acreditamos que as empresas devem fazer sempre mais, além da obrigatoriedade prevista na lei. Por esse motivo, todas as empresas deveriam adotar atitudes benéficas e proativas para a sociedade, assim como para o meio ambiente.

No nosso caso, procuramos atuar no combate ao trabalho infantil, assim como promover boas condições de trabalho. As nossas meias são produzidas em fábricas que têm certificação no Sistema de gestão da Responsabilidade Social SA8000, onde baseia a sua estrutura nas 12 Convenções da Organização Internacional do Trabalho, na Declaração dos Direitos do Homem das Nações Unidas e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.

Têm, também, certificação no Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e no Sistema de Gestão Ambiental.

Apoiamos, também, a ONGD Um Pequeno Gesto. A ONGD – Um Pequeno Gesto é uma ONGD sem fins lucrativos, legalmente reconhecida, que atua em Moçambique (Província de Gaza) desde 2004. A sua estrutura e intervenção tem vindo a crescer e hoje apoia, diretamente, mais de 900 crianças através do Programa de Apadrinhamento, aprofundando-o com Projetos em áreas como: Educação, Infraestruturas, Alívio à Pobreza e Sustentabilidade.

A Pekipika, além de apadrinhar, apoia o Projeto de Educação Pré-Escolar. As pré-escolas UPG – Escolinha Flor da Infância (EFI), Escolinha de Santa Catarina (ESC) e Escolinha de S. Vicente de Paulo (Pré SVP), oferecem a crianças desfavorecidas, entre os 3 e os 5 anos, 160 crianças, acesso à educação pré-escolar, alimentação diária na escola, professores, material escolar e muito carinho.

No final de cada ano, a Pekipika entrega à ONGD – Um Pequeno Gesto o valor obtido, através das meias “Podes Ajudar”. 1€ por cada par de meias “Podes Ajudar”, reverte para o Projeto de Educação Pré- Escolar.

No que diz respeito ao ambiente, as nossas meias são duradouras e acreditamos que desta forma existirá um menor consumo de recursos. As nossas embalagens são de papel 100% reciclado e utilizamos tintas amigas do ambiente.

As restantes embalagens, também recicláveis, são em papel com certificação FSC, que garante que a matéria-prima provém de uma gestão sustentável das florestas.

Tentamos ainda minimizar a utilização de plástico, nas embalagens. Apelamos ainda à reutilização das embalagens, antes de serem colocadas no ecoponto.

Hoje em dia, a responsabilidade social nas empresas portuguesas já é algo que está presente. No entanto, acreditamos que mais pode ser feito e que existe um longo caminho a percorrer.

7. Acreditam que a pandemia de COVID-19 pode ser uma catadupa para novos negócios?

Sim. As empresas estão a adaptar-se a esta realidade e a conhecer novas ferramentas que lhes permitem continuar os seus negócios e criar novas oportunidades.

pekipika cores

8. Que conselhos deixariam a quem sente que este é o momento de começar?

Avançar! Em qualquer momento, existem prós e contras. O mais importante é perseguir aquilo que acreditamos e se possível acrescentar valor.

9. Têm alguma mensagem para as Famílias Pumpkin?

Esperamos que as famílias Pumpkin visitem a loja Pekipika, partilhem nas redes sociais e que se divirtam muito com as nossas meias calçadas, quer sejam pequenos ou mais crescidos!

Deem cor aos vossos pés e tornem os vossos dias mais divertidos!

2 comentários em “Pekipika: meias coloridas para pais e abobrinhas!

  1. Tiago Maio 27, 2021

    Já comprei para mim e voltei a comprar para oferecer.
    São super giras e confortáveis! ☺

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 28, 2021

      Obrigada pelo feedback, Tiago!
      A Pekipika ficará muito contente.

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<