Família > Crescer > Pais em crescimento

Encontrar o equilibrio entre o tempo para si e o tempo em família

tempo para os pais

Pais felizes, crianças tranquilas e uma relação gratificante - o derradeiro, mas inalcançável objetivo?

Quando se constrói uma família, a realidade é frequentemente diferente. A falta de sono, a frustração e o stress são comuns. Ser pai ou mãe significa ter alguém constantemente dependente do seu cuidado e apoio emocional. As suas necessidades vêm em segundo lugar. Este altruísmo é admirável, mas o stress decorrente das birras e do mau comportamento diários pode acumular e levar qualquer pai ou mãe ao seu extremo. E o pior disto é que este stress é transportado para os seus filhos.

Por isso, a questão que se impõe é: como é que os pais podem reduzir o stress pelo seu próprio bem-estar e dos seus filhos? O segredo pode estar em tirar algum tempo longe da família.

É importante dizer às mães e aos pais que não há problema em fazer, de vez em quando, uma pausa. Ter as suas necessidades constantemente em segundo plano é a receita para o desastre. É importante perceber que, como pai ou mãe, necessita de fazer uma pausa do trabalho árduo que é criar filhos. Encontrar o equilíbrio significa ter tempo para si mesmo.

Admitir isto pode ser difícil, já que existe uma enorme pressão nos pais para serem perfeitos. É normal esperar-se que uma mãe dê tudo pelo seu filho, criando-se expectativa desajustadas à realidade. Como sociedade, frequentemente não respeitamos ou reconhecemos o trabalho que criar um filho envolve. As expectativas que temos podem ferir as susceptibilidades dos pais e mães, que se sentem inaptos ao lidarem com o stress de criar uma família.

É normal fazer pausas do trabalho e tirar férias, vários estudos indicam que fazê-lo é extremamente saudável. Quando tira férias do seu trabalho, regressa descansado e mais motivado. Embora não seja exactamente o mesmo, criar e educar um filho deveria ser visto da mesma forma. Uma aula matinal de yoga pode fazer a diferença na forma como uma mãe vai lidar com a próxima birra.

A verdade é que os pais e mães são a sua melhor versão quando as suas próprias necessidades são atendidas.

É por isso que, como comunidade, devemos encorajar jantares fora, concertos com amigos, aulas semanais de yoga ou simplesmente uma tarde de descanso na natureza com um bom livro. Não se sinta culpado por umas horas por semana longe da sua família. O mundo continuará a girar e as crianças estarão ocupadas. Quando regressar, os seus filhos beneficiarão de um pai ou mãe descansado, calmo e dedicado.

O único desafio em tirar algum tempo para si é descobrir alguém que tome conta das crianças. Hoje em dia, felizmente, é mais fácil que nunca encontrar essa ajuda. Quer seja através de um telefonema aos avós, um vizinho ou amigo da família, não é muito complicado encontrar alguém que cuide das crianças por uma hora ou duas. Se estes não estão disponíveis, existem atualmente várias plataformas onde poderá encontrar uma babysitter que se encaixe nas suas necessidades. Babysits é um excelente exemplo disto, onde pode pesquisar, contactar e fazer marcações com babysitters que vivam perto de si.

Resumindo: não há desculpas! Faça tempo para si mesmo. Encontre alguém que cuide dos miúdos por uma hora, faça algo divertido e volte para casa pronto para lidar com qualquer problema que apareça.

 

Babysits

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *