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5 motivos para brincar mais com os seus filhos

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Brincar permite reparar,​ conectar​, libertar,​ explorar​ ​e​ ​expressar.

Brincar​ ​é envolvermo-nos​ ​de​ ​forma​ ​espontânea​ ​e​ ​descontraída​ ​numa​ ​atividade​ ​que​ ​nos​ ​anima​ ​e​ ​dá satisfação. Quem o diz é o Play​ ​Report​ ​2017 da IKEA, para o qual brincar está subestimado na sociedade moderna. As pessoas sentem-se forçadas a concentrarem-se em coisas “mais importantes” – é esta a conclusão principal do estudo.

Por querer contrariar esta conclusão, a cadeia sueca apresenta uma nova edição da campanha “Vamos Brincar para a Mudança”, de forma a incentivar mais crianças em todo o mundo a brincar, em casa, na escola e nalgumas das comunidades mais vulneráveis.

E quem diz crianças… diz adultos, defende a Pumpkin. Devemos permitir e criar aos nossos filhos mais tempo para brincar e explorar, mas também nos devemos a oportunidade de brincar com eles. Porquê? Brincar permite reparar,​ conectar​, libertar,​ explorar​ ​e​ ​expressar.

Nesta terceira edição foram entrevistadas mais​ ​de​ ​350​ ​crianças​ ​e​ ​adultos​ ​nos​ ​3 continentes​ ​onde​ ​a​ ​IKEA​ ​está​ ​presente​ ​(cidades​ ​de​ Pequim,​ ​Berlim​ ​e​ ​Nova​ ​Jérsia).​

São cinco os motivadores universais da importância de brincar:

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1. Brincar​ ​para​ ​reparar.​ Numa sociedade cada vez mais global, existem cada vez mais distrações e encontrar tempo para relaxar é fundamental. Embora a necessidade de reparar possa ser respondida através de uma variedade de atividades passivas (por exemplo, descansar), brincar também tem um papel universal neste processo.

Exemplos​ ​de​ ​”Brincar​ ​para​ ​reparar”:​ Yoga e tai chi podem conferir bem-estar para o corpo e para a mente, enquanto uma noite de jogos familiares proporciona uma sensação de segurança, fortalecendo as relações. Brincar na rua, seja em momentos de jardinagem, seja a correr no parque ou a caminhar junto a um lago, oferece conforto e alivia o stress do dia a dia nas cidades.

2. Brincar​ ​para​ ​conectar.​ ​O trabalho proporciona uma parte da nossa realização pessoal, no entanto, muitas vezes interfere nas relações com as pessoas que nos rodeiam. Brincar cria espaço nas nossas vidas atarefadas para abrandar e aproximarmo-nos de amigos e familiares. Brincar com quem mais amamos, reforça as relações e pode tornar qualquer atividade ainda mais agradável.

Exemplos​ ​de​ ​”Brincar​ ​para​ ​conectar”:​ ir a um bar de karaoke, juntar-se a uma sociedade de danças de salão ou construir um castelo com crianças, são atividades divertidas que proporcionam estímulo e espaço para o desenvolvimento de relações sociais mais amplas e profundas. Os jogos “tradicionais”, como jogar às cartas ou jogos de tabuleiro, geralmente são vistos como uma forma de voltar aos tempos “mais simples” quando estávamos mais ligados e menos distraídos pela tecnologia.

3. Brincar​ ​para​ ​libertar.​ Por muito satisfeitos e realizados que estejamos com o nosso trabalho e outros compromissos do dia a dia, as pessoas continuam a precisar de momentos de liberdade no seu dia a dia.

Exemplos​ ​de​ ​”Brincar​ ​para​ ​libertar”:​ experiências imersivas como parques temáticos, tecnologia de realidade virtual ou uma ida ao teatro envolvem a nossa imaginação e permitem, por momentos, viver uma vida diferente: mais extrovertida, mais aventureira ou mais romântica. Jogos como o Sudoku e palavras cruzadas ajudam-nos a encontrar momentos de paz no meio das nossas obrigações stressantes.

4. Brincar​ ​para​ ​explorar.​ ​Brincar é muitas vezes uma ferramenta para aprender e crescer através da exploração. As pessoas sentem a necessidade de experiências fora do seu quadro de referência usual, não só como uma forma de libertação, mas principalmente como uma maneira de descobrir mais.

Exemplos​ ​de​ ​”Brincar​ ​para​ ​explorar”:​ Viajar e jogos de realidade virtual são atividades que permitem conhecer outros mundos, sejam eles reais ou imaginários. Brincar ao “faz de conta” ajuda a entrar em realidades desconhecidas ou a olhar com novos olhos para o nosso dia a dia.

5. Brincar​ ​para​ ​expressar.​ ​Ao trabalhar e fazer malabarismos com os compromissos familiares, tendemos a negligenciar as versões mais criativas e inventivas de nós mesmos. O jogo quebra limites, permite-nos expressar um lado mais criativo, aberto e extrovertido das nossas personalidades que geralmente tendemos a reprimir.

Exemplos​ ​de​ ​”Brincar​ ​para​ ​expressar”:​ pintar, representar, tocar um instrumento musical – qualquer uma destas atividades promove um modo mais criativo de pensar e ser. As manifestações mais subtis de autoexpressão incluem a decoração de um cacifo, decorar as paredes do quarto ou comprar uma capa de telefone divertida e única – estes são exemplos diários de momentos de brincadeira e expressão da nossa personalidade.

Inibidores de brincar:

Por outro lado, também foi possível identificar os inibidores chave de brincar, onde se incluem as ideias percecionadas de que brincar é uma atividade para crianças e a crença de que é socialmente incorreto adotar uma atitude divertida e é pouco encorajado pelo sistema de educação. Brincar é visto como um “luxo”, um momento que podemos ter apenas depois de cumpridas todas as nossas obrigações, em parte por não conseguirem quantificar os benefícios de brincar.

O estudo mostra algumas tendências emergentes relacionadas com brincar:

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Recordar​ ​a​ ​infância:​ À medida que a tecnologia se difunde no dia a dia, prevê-se que as famílias procurem mais o regresso a jogos do passado, ligados com a sua infância. Desde jogos de tabuleiro antigos ao Game Boy, existe um desejo de regressar às brincadeiras simples.

Jogos​ ​Multi-sensoriais:​ No futuro, crescerá a procura por experiências mais imersivas e intensas que envolvem múltiplos sentidos em simultâneo, através de novas tecnologias.

Quebra​ ​de​ ​barreiras:​ Brincar começará a aparecer, cada vez mais, em todos os aspetos das nossas vidas. Desde o local de trabalho ao ginásio, as pessoas irão procurar brincar em espaços e momentos onde tradicionalmente não o fariam.

Campanha​ ​“Vamos​ ​brincar​ ​para​ ​a​ ​mudança”

Entre 1 de novembro e 24 de dezembro de 2017, a IKEA pretende desafiar os seus visitantes e clientes a criar mais momentos de brincadeira em família, quer nas nossas lojas, quer em casa. No site Vamos Brincar explicamos a nossa abordagem a este movimento e todas as iniciativas com ele relacionadas.

Concurso​ ​“Vamos​ ​brincar​ ​na​ ​Escola”

“Vamos Brincar na Escola” é o mote do concurso promovido pela IKEA e que é dirigido a todas as escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico. Saiba mais sobre o concurso “Vamos Brincar na Escola”.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.