Venham com o Joaquim, o postilhão da mala-posta, viajar por 500 anos da História das Comunicações em Portugal.
Esta visita-teatro tem como protagonista Joaquim, o postilhão da mala-posta, que levará as famílias a viajar por 500 anos da História das Comunicações em Portugal.

O postilhão era a pessoa que no século XIX estava encarregue do correio, e o mantinha em segurança na carruagem da mala-posta.
Durante as suas viagens de até 40 horas entre Lisboa e Coimbra, o Joaquim atravessa vários perigos e peripécias, das quais ninguém ficará de fora – nem mesmo os pais! Aqui, todos fazem parte desta história.
Desde cocheiros, a passageiros e até mesmo a rufias, são várias as personagens que os visitantes podem encarnar para tornar esta experiência inesquecível.


Começamos pelo tempo em que os mensageiros do rei circulavam a cavalo e de corneta em punho, atravessamos a era dos Correios-Mores, seguem-se as diligências da Mala-Posta que faziam o transporte do correio e passageiros no séc. XIX, e assim vamos continuando a viagem pelos diferentes tempos das comunicações.


No fim desta visita terão oportunidade de escrever um postal e enviá-lo para o seu destino, colocando-no no marco à entrada do Museu.


Não percam esta oportunidade única de conhecer o Museu das Comunicações e aprender 500 anos de história de forma animada e divertida!
Mais detalhes:
- Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações
- Rua do Instituto Industrial 16, 1200-225 Lisboa
- Para quem: famílias com crianças a partir dos 4 anos
- Próximas datas: sábado: 27 de maio, 24 de junho e 15 de julho | 15h30
- Local: Museu das Comunicações
- Preço: €12,50 crianças | €15 adultos
- Nº máximo de participantes: 25
- Inscrições e mais informações: [email protected]
- Duração: 1h30
- Conceção: Coolture Tours
- Interpretação: Bernardo Souto
Sobre a Fundação Portuguesa das Comunicações
Fundada a 6 de outubro de 1997, a Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) está a comemorar o seu 25º aniversário, num percurso marcado pela promoção do estudo, conservação e divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações.
Também promove atividades de investigação e cooperação que visam divulgar a evolução histórica e as novas tecnologias do sector, bem como demonstrar o seu contributo para o desenvolvimento económico e social do país.
Enquanto espaço onde se cruza o passado, o presente e o futuro das Comunicações, a FPC é uma plataforma de inovação e experimentação, antecipando tendências e propondo uma reflexão sobre as novas tecnologias e o seu impacto na organização e vivência quotidiana dos cidadãos e da sociedade.
Desde a inauguração da exposição permanente “Vencer a Distância”, em 2005, que a Fundação Portuguesa das Comunicações se dedica a novas narrativas para a mesma, estreando em maio de 2023, em parceria com a Coolturetours, novas visitas encenadas.
Créditos das fotografias: Ana Ferreira | FPC
Este artigo foi útil para si?