A Páscoa dá o mote para explorar as artes decorativas do Palácio de Queluz. Vamos inspirar-nos nos muitos elementos que animam tetos e paredes para decorar os ovos mais originais e elegantes desta época!
O ovo decorado, hoje associado à Páscoa, tem origens muito remotas quando, no Equinócio da primavera, se trocavam ovos para celebrar o fim do inverno e o início da nova época de fertilidade e renascimento.
Para obterem os benefícios dos “Deuses das Colheitas”, os agricultores enterravam ovos nas suas terras. Em tempos não tão antigos, Eduardo I de Inglaterra presenteava os seus súbditos favoritos com ovos banhados a ouro.
Os ovos de chocolate, embrulhados em papel brilhante e colorido, chegaram à Europa com o cacau do Novo Mundo a partir do século XVII e Luís XIV, o poderoso “Rei Sol”, também os oferecia na Páscoa, pintados e decorados.
Vamos conhecer algumas das técnicas decorativas mais utilizadas no século XVIII, como a talha dourada, a pintura de fingidos ou a pintura “a fresco”, inspirando-nos no esplendor dos interiores do palácio e nos seus elaborados jardins.
De seguida, faremos um ateliê criativo onde teremos a oportunidade de trabalhar com folha de ouro na decoração de ovos da Páscoa.
Curiosos?
Quais as melhores atividades nas férias da Páscoa 2024?
- Atividades nas Férias da Páscoa em Lisboa e Campos de Férias Páscoa em Lisboa
- Bootcamps de Programação em Lisboa no Campo de Ourique
- Férias de Páscoa Positivas em Algés
- Workshops Culinários nas Férias em Oeiras
- Férias da Páscoa divertidas com ginástica nas Laranjeiras
- Atividades nas Férias de Páscoa no Porto e Campos de Férias Páscoa no Porto
- Campos de Férias Páscoa 2024
- As melhores Colónias de Férias Portugal Verão 2024
Este artigo foi útil para si?