MOCHILA — Festival de Teatro para Crianças e Jovens, regressa a Faro de 16 a 26 de maio, com teatro e música para todas as idades!
O MOCHILA — Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, organizado pela companhia LAMA Teatro, está de volta para a sua 4.ª edição consecutiva. De 16 a 26 de maio, 10 espaços da cidade de Faro recebem 20 propostas artísticas pensadas para a infância e a juventude, 13 das quais de entrada livre. Uma programação destinada a todas as idades, composta por teatro, novo circo, música e performance, bem como oficinas e debates.
Lena D’Água, Formiga Atómica, teatromosca, Catarina Requeijo, Noiserv e João de Brito / LAMA Teatro são alguns dos artistas e companhias portugueses que se apresentam no Festival, aos quais se juntam 3 companhias espanholas.
MOCHILA — Festival de Teatro para Crianças e Jovens 2024
Programa:
A 4.ª edição do MOCHILA inicia-se a 16 de maio, com a oficina criativa Biblioteca Futuro, destinada à comunidade escolar e lecionada por Manuel Henriques. No dia 17 de maio, o mesmo artista apresenta o espetáculo de teatro Biblioteca Futuro, em sessões para público em geral e escolas. Ainda no dia 16 de maio, será possível assistir ao debate de entrada livre “De que forma as artes e o ensino artístico podem cativar os jovens a ficar no Algarve?”, que pretende promover a troca de ideias e visões entre intervenientes oriundos de diferentes quadrantes. Ao final do dia, os alunos da Escola de Música Moderna do Sul apresentam o concerto também de entrada livre Tum-Tum-Pisca-Tum.
Nos dias seguintes, será possível assistir aos espetáculos de teatro Viagem, uma ideia e criação de João Costa / Mãozorra; Água! Gastas?, projeto do Estojo – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, com coordenação de João de Brito; Cordão, da Fértil Cultural, com direção de Neusa Fangueiro; Ritmo da Semente, uma criação de Beatriz Teodósio e Patrícia Fonseca; Nacional 2, espetáculo do LAMA Tetaro e do teatromosca, com conceito de Pedro Alves, João de Brito e Noiserv; Muita Tralha Pouca Tralha, da companhia Formiga Atómica, com direção artística de Catarina Requeijo e texto original de Catarina Requeijo e Inês Barahona; Uni-Verso, uma criação coletiva da companhia de teatro do Baixo Alentejo Baal17, com encenação e dramaturgia de Chiqui Pereira; e Pic-Nic de Histórias, do LAMA Teatro, com coordenação de João de Brito e com histórias contadas por intérpretes algarvios.
Nesta edição, o MOCHILA volta a reforçar a sua dimensão internacional, com três espetáculos de companhias estrangeiras, todos eles de entrada gratuita e apresentados ao ar livre: Bufa i Rebufa, peça de teatro da companhia espanhola Cia. Enlaire, destinada a todas as idades e que terá lugar no Jardim da Alameda a 19 de maio; Pelat, uma performance do bailarino espanhol Joan Català, também destinada a todas as idades e que se apresenta no Coreto de Faro a 23 de maio; e Tartana, espetáculo de novo circo da companhia madrilena Trocos Lucos, para maiores de 3 anos e que pode ser visto na Doca de Faro a 26 de maio.
No dia 25 de maio, às 19h, já próximo do encerramento do Festival, Lena D’Água dará um concerto no Teatro Lethes, que promete animar miúdos e graúdos. No dia 26 de maio, às 18h30, a 4.ª edição do MOCHILA chega ao fim com Baile Tropical, de Discossauro (Miguel Neto), um DJ Set para todas as idades, de entrada livre, que acontece no Jardim da Alameda.
Baile Pais e Filhos
A edição deste ano do Festival conta ainda com um Baile Pais e Filhos, de entrada livre, desenvolvido pela Camada – Centro Coreográfico de Faro, no Jardim da Alameda, onde crianças e adultos são convidados a dançar em conjunto. A 21 de maio, na Escola Secundária João de Deus, Bruno Gomes convida João de Brito para a conversa No sofá com a Arte!.
À semelhança dos anos anteriores, o MOCHILA vai ainda ocupar diversas ruas da cidade de Faro, com pequenas performances coreográficas desenvolvidas pelo Gang das Mochilas, recorrendo à exploração do programa do Festival. Um projeto que envolve cerca de 50 estudantes do curso profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Tomás Cabreia.
Destinado a crianças e jovens de todas as idades, o Festival MOCHILA realiza-se anualmente desde 2021 e tem como principais objetivos a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, desenvolvida por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo.
Não fiquem de fora e conheçam toda a programação deste festival.
Também lhe pode interessar:
- Descubram as melhores peças de teatro para crianças
- Reunimos as melhores escolas de teatro para crianças
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?