O Dia Nacional da Segurança Infantil assinala-se a 23 de maio e todas as escolas estão convidadas a participar!
De forma a incentivar a brincadeira ao ar livre e a mobilidade suave e ativa (a pé ou sobre rodas) em todo o país, a APSI propõe três atividades para celebrar.
A utilização do espaço público e da rua permite que as crianças adquiram competências cognitivas e emocionais para lidar com situações adversas de caráter imprevisível através da oportunidade de, em segurança, brincarem e deslocarem-se livre e autonomamente.
Escolham a atividade que mais fizer brilhar os olhos dos vossos alunos. Colaborem com a APSI para que nenhuma criança deixe de celebrar os direitos que são seus!
Atividades para celebrar o Dia Nacional da Segurança Infantil
Ruas que Brincam
A rua à porta a escola fecha-se aos carros e abre-se à brincadeira, aos passeios a pé ou de bicicleta. Este corte de estrada temporário, na hora de saída da escola, origina uma oportunidade mais segura para as crianças utilizarem livremente o espaço envolvente.
Nesta atividade, as crianças ocupam o espaço habitualmente ocupado pelos automóveis, através de brincadeiras e jogos com recursos a materiais soltos, como caixas de cartão, cordas, giz, etc., espalhados por toda a rua. Cada criança é também convidada a levar um brinquedo ou jogo (não digital), ou até a bicicleta, trotineta ou patins.
Com o apoio da autarquia e das forças policiais locais, a rua ficará cortada ao trânsito, impossibilitando a utilização da rua por veículos motorizados. Não só as crianças mas toda a comunidade escolar deverá ser convidada para uma celebração que, para além de ser bem divertida, é uma forma de recuperar o espaço público, muitas vezes abusivamente ocupado pelos automóveis.
Incubadoras do Brincar
Nem sempre o recreio da escola tem a diversidade e espaços necessários para as crianças encontrarem a riqueza proporcionada pelas oportunidades de brincadeira existentes fora do edifício escolar.
Nesta atividade pretende-se que as crianças identifiquem um espaço próximo da escola que sirva como um segundo recreio e onde possam brincar livremente – um jardim, uma praceta, um largo ou outro local – com recurso a elementos naturais (folhas, paus, pedras…) e materiais soltos, sem a preocupação de cumprir objetivos educativos específicos, permitindo que a criança encontre o propósito da sua brincadeira e possa usar este tempo como quiser.
Os alunos deverão ter um papel ativo na escolha do local para a Incubadora do Brincar, que deve ser perto da escola e permitir a deslocação a pé até lá. Dando asas à imaginação as crianças poderão celebrar este dia, brincando livremente com todos os materiais e em todo o espaço, contando sempre com a supervisão e apoio dos adultos.
Campanha #aruaéminha
A campanha de sensibilização #aruaéminha tem como objetivo reclamar para todas as pessoas da comunidade, a fim de promover modos mais saudáveis e sustentáveis de deslocação, sensibilizando para a necessidade da adoção de comportamentos em ambiente rodoviário mais respeitadores dos direitos dos peões, particularmente dos mais vulneráveis, como as crianças. Ruas mais vividas são também ruas mais seguras e promotoras de bem-estar.
Contando com o papel ativo e reinvidicativo das crianças, importa:
- identificar e refletir sobre os maiores obstáculos à deslocação autónoma e segura das crianças;
- Criar materiais para sensibilizar os adultos da comunidade para o impacto que o seu comportamento tem na segurança e bem-estar das pessoas, com o intuito de gerar mudanças;
- Distribuir as mensagens e avisos no espaço envolvente à escola.
Como participar?
A APSI vai oferecer às 30 primeiras escolas que se inscreverem um kit facilitador da realização das iniciativas propostas. Inscrevam-se já!
No entanto, se não forem a tempo, não desanimem: é possível (e fácil) participar, mesmo assim.
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- Espectáculos para Escolas: Encontrem as melhores festivais e peças de teatro para escolas neste ano lectivo.
- Formação de professores e educadores: cursos livres, workshops, diálogos e muito mais
- Atividades na escola: inspirem-se com estas ideias!
- Dias abertos dedicados aos Professores e Educadores
Este artigo foi útil para si?