Dia Nacional da Segurança Infantil - Pumpkin.pt

Dia Nacional da Segurança Infantil

Evento expirado
APSI Dia da Segurança

O Dia Nacional da Segurança Infantil que se assinala a 23 de maio, celebra 10 anos e todas as escolas foram convidadas a participar.

Em 2026, celebra-se uma década de uma das datas mais estratégicas para a saúde pública em Portugal. Instituído oficialmente em 2017 por iniciativa da APSI, o dia 23 de maio não foi escolhido ao acaso: posicionado entre o Dia Internacional da Família (15 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho), serve como o “elo de ligação” ideal, que lembra que cuidar é também prevenir.

A formalização deste dia, em 2017, permitiu à APSI:

  • Consolidar Mensagens: Criar um momento anual de paragem obrigatória para escolas, famílias, poderes local e central ponderarem a importância da prevenção.
  • Focar-se no Ambiente: Reforçar que a segurança não depende apenas da vigilância dos pais, mas da qualidade dos produtos, das estradas e de todos os espaços em que as crianças se movem.
  • Refletir sobre o Progresso: Pensar como Portugal tem reduzido a taxa de mortalidade infantil por causas acidentais, uma área onde o país fez progressos notáveis nas últimas décadas — nomeadamente, desde que a APSI existe — mas o quanto melhor poderia estar se a aposta na prevenção fosse um dos desígnios nacionais.

Proteger uma criança não é vigiá-la constantemente e não deixar que nada lhe aconteça. Prevenção real não vem do medo permanente do adulto. Prevenção eficaz, começa na construção da autonomia da criança. E essa construção faz-se a brincar e a descobrir o mundo que a rodeia e onde ela tem direito de ser quem é — criança.

Atividades propostas na 10ª edição do DNSI

“Aqui Brinca-se”: Escolas antecipam celebração a 22 de Maio

Embora o dia oficial seja 23 de maio, a APSI convidou todas os estabelecimentos de ensino a assinalarem a data já na sexta-feira, 22 de maio. O objetivo é transformar os espaços envolventes em zonas de afirmação do brincar, onde o contacto com a natureza e a exploração livre sejam os protagonistas. As famílias são convidadas a integrar a iniciativa, em verdadeiros momentos de partilha e em que o espaço escolhido deverá ficar visual e informalmente assinalado como um espaço que também pertence às crianças.

O direito ao brincar livre, como forma de aprendizagem e de autoconhecimento, de respeito geracional (porque as famílias são as nossas convidadas de honra!) pelo legado “brincável” de outros e a reinvenção de tudo isto que culmina com o desafio lançado às famílias, no dia 23 de maio “1 objeto, muitas brincadeiras”.

No dia 23, são as famílias, grupos de vizinhos ou outros que se criem informalmente, que são convidados a prosseguir no mesmo espírito em que a atividade “1 objeto, muitas brincadeiras” as desafia a puxar pela criatividade, fora de casa e longe de ecrãs.

A proposta é simples:
– Escolher um objeto que tenham em casa ou encontrem no exterior
– Ir para um espaço público ao ar livre
– Inventar várias brincadeiras com esse mesmo objeto
– Registar o momento em foto ou vídeo curto até 1 minuto

A brincadeira deve envolver, no mínimo, uma criança e um adulto.

E tudo isto vai acontecer onde?

  • “Aqui Brinca-se” – Na 6ª feira, 22/05, no espaço público que, crianças e professores, identificarem como o ideal para brincarem e que vai ficar devidamente assinalado como tal.
  • Inscrições:
    • Abertura: 6 de abril
    • Encerramento: 11 de maio
  • As primeiras 50 turmas inscritas, de acordo com o Regulamento, receberão o Kit-DNSI, com materiais soltos e inspiracionais.
  • Guia de Implementação da atividade “Aqui Brinca-se”: O documento pode ser consultado aqui. 

Mais uma vez, a informação e as peças criadas estarão disponíveis para download ou consulta nesta página.

  • “1 objeto, muitas brincadeiras” – No sábado, 23/05, no local ao ar livre, na natureza, onde quer que a família decida que é o sítio perfeito para dar asas à imaginação, à criatividade e, sobretudo à descoberta.

Por fim, e apesar de todas as dificuldades com que esta edição se debate em termos de financiamento e apoios, decidimos que, no que estiver ao alcance da APSI, não serão as crianças a sair penalizadas.

Por isso, mantemos a oferta à turma que — não tendo já conseguido o Kit_DNSI, mas que comemore o dia — nos envie evidências disso (registos fotografados ou filmados), até final de maio, para que as nossas Embaixadoras: Luísa Barbosa e Filipa Galrão decidam quem será a turma contemplada.

E nesta edição, temos de agradecer duplamente às Embaixadoras da APSI que vão ter trabalho dobrado, uma vez que as famílias que aceitem o desafio “1 objeto, muitas brincadeiras” e nos façam chegar os registos, até 4 de junho, também se habilitam a receber uma oferta que incentive a que momentos destes se instalem na rotina.

Informação mais detalhada pode ser encontrada no Guião de Implementação e no Regulamento.

Sobre a APSI

A APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, fundada em 1992, tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Assegurar a criação de ambientes, espaços, produtos e oportunidades onde todas as crianças e jovens possam viver, brincar e desenvolver-se plenamente e de forma saudável, no pleno gozo dos seus direitos, é a missão da APSI através da informação, formação, investigação e participação em processos de normalização e regulamentação visando a criação de um ambiente saudável e seguro para toda a família. É uma associação sem fins lucrativos com o estatuto de utilidade pública, uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Associação de Família.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *