Safe or Fake? From school to university – projeto que alerta as crianças para os perigos da contrafação - Pumpkin.pt

Safe or Fake? From school to university – projeto que alerta as crianças para os perigos da contrafação

Safe or Fake? From school to university – projeto que alerta as crianças para os perigos da contrafação

A contrafação é um problema cada vez maior, sobretudo entre os consumidores mais jovens, pelo que é necessário começar a sensibilizá-los desde cedo para os riscos da mesma. Conheça o projeto que tem a intenção de o fazer e de contribuir para uma sociedade mais esclarecida e segura.

30 % dos europeus adquiriram produtos falsificados sendo que, entre os consumidores mais jovens, esta percentagem sobe para 50 %.

Segundo o EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia — 97% dos produtos contrafeitos apresentam risco elevado para a saúde dos consumidores, uma vez que não cumprem os requisitos de segurança. 80 % desses produtos são artigos para crianças.

Por estas razões, a APSI, aliou-se ao Instituto Espanhol, AIJU, no projeto “Safe or Fake? From school to university”, apoiado pelo EUIPO, que pretende educar e alertar crianças de 1º e 2º ciclos do ensino básico, dos 8 aos 12 anos, para a importância da proteção da propriedade intelectual e combate à contrafação de produtos, através de recursos pedagógicos adaptados às suas idades.

Estes recursos podem ser consultados para informação no site https://www.safeorfake.eu/pt-pt/ e poderão também ser disponibilizados não só às escolas com os níveis de ensino já referidos como a docentes e futuros profissionais da área da educação e da pedagogia que queiram saber mais sobre como despertar os mais novos para as temáticas referidas.

De relembrar que as crianças também são consumidoras e, na hora de compra, têm um poder de influência muito significativo junto das famílias, pelo que temos a certeza de que estes recursos serão uma mais valia na consciencialização dos alunos.

É também com essa certeza que a APSI irá realizar sessões de apresentação, de 26 de fevereiro a 5 de março.

Caso tenham interesse em receber estas sessões na vossa escola (apenas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto), pedimos que preencham este documento com as vossas disponibilidades.

Serão aceites respostas até dia 23 de fevereiro (sexta-feira). A APSI confirmará posteriormente o dia e horário e estará à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<