Saiba o significado dos 10 nomes masculinos portugueses mais populares

O significado dos 10 nomes masculinos mais registados em Portugal

nomes masculinos portugueses

Saibam a origem dos nomes mais populares em 2019!

A Pumpkin pegou na lista de nomes masculinos portugueses mais registados em 2019 em Portugal e fez um resumo do seu significado e origem.

Vai ter uma menino? Parabéns! Escolher o nome certo para o bebé é uma missão muito difícil, por significar uma decisão para a vida inteira. Muitos pais querem ser originais e outros preferem escolher nomes com história. Qualquer que seja o vosso caso… inspirem-se!

Em 2019, a tradição já não é bem o que era e, pela primeira vez em muitos anos, João não é o nome mais escolhidos pelos pais portugueses, pelo menos até ao dia 5 de dezembro, data em que foi divulgada a lista de registos de nascimento.

Adivinham qual terá sido o nome masculino mais popular?

Top 10 de nomes masculinos portugueses mais populares em 2019

1. Francisco

O nome Francisco tem origem no latim Franciscus, que veio do germânico Frank, que quer dizer “Franco” mais o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa “livre”, por isso a tradução do nome Francisco é “francês livre”.

2. João

Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome Joãotem origem no hebraico YehokhananIohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”.

3. Santiago

 O nome Santiago tem origem na aglutinação espanhola Sant’Iago, que quer dizer “Santo Iago”, sendo este último nome uma versão espanhola e galesa de Jacó,  e significa “aquele que vem no calcanhar”.

4. Afonso

O nome Afonso tem origem no germânico Adalfuns, formado pela união dos elementos adal, que significa “nobre”, e funs, que quer dizer “pronto”, “inclinado” ou “apto”, de modo que tem o sentido de “inclinação nobre” ou “apto para ser nobre”.

5. Gabriel

Gabriel tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte”, e el, que quer dizer “Deus”. Significa por isso “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.

6. Duarte

O nome Duarte tem origem no inglês Edward, do germânico ead, “rico” ou “abençoado”, e weard, “guardião”. Significa por isso “guardião rico” ou “guardião das riquezas”.

7. Lourenço

Lourenço significa “natural de Laurento”, uma cidade próxima às margens do Mar Tirreno na Itália, chamada atualmente de Paterno, e tem como raiz o termo em latim laurus., que quer dizer “loureiro”.

8. Miguel

Miguel é um nome masculino religioso – significa “quem é como Deus?”, uma pergunta retórica que implica que ninguém se pode comparar ao Pai de todos os homens. São Miguel foi um arcanjo, protetor do povo e líder do exercíto de Deus.

9. Rodrigo

Rodrigo vem do latim Rodericus que, por sua vez, vem do germânico antigo Hrodrich. Significa “poderosamente famoso”, “famoso pela sua glória” ou “governante poderoso”, “rei famoso”.

10. Tomás

O nome Tomás tem origem no aramaico ta’oma’, que significa literalmente “gémeo”.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *