Gravidez > Preparar a chegada > Nome do bebé

O significado dos 10 nomes masculinos mais registados em Portugal

O significado dos 10 nomes masculinos mais registados em Portugal

Vai ter uma menino? Parabéns! Escolher o nome certo para o bebé é uma missão muito difícil, por significar uma decisão para a vida inteira. Muitos pais querem ser originais, mas sem cair no ridículo, e outros preferem escolher nomes tradicionais, com história. A Pumpkin pegou na lista de nomes mais registados em 2016 e fez um resumo do seu significado e origem. 

1. Santiago

2. João

3. Francisco

4. Rodrigo

5. Martim

6. Afonso

7. Tomás

8. Miguel

9. Duarte

10. Lourenço

1. Santiago. O nome Santiago tem origem na aglutinação espanhola Sant’Iago, que quer dizer “Santo Iago”, sendo este último nome uma versão espanhola e galesa de Jacó,  e significa “aquele que vem no calcanhar”.

2. João. Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome João tem origem no hebraico YehokhananIohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”.

3. Francisco. O nome Francisco tem origem no latim Franciscus, que veio do germânico Frank, que quer dizer “Franco” mais o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa “livre”, por isso a tradução do nome Francisco é “francês livre”.

4. Rodrigo. Rodrigo vem do latim Rodericus que, por sua vez, vem do germânico antigo Hrodrich. Significa “poderosamente famoso”, “famoso pela sua glória” ou “governante poderoso”, “rei famoso”.

5. Martim. A origem é do latim Martinus, nome romano derivado do deus romano da guerra, Marte, equivalente ao deus grego Ares. Por esse motivo o nome Martim está associado à guerra.

6. Afonso. O nome Afonso tem origem no germânico Adalfuns, formado pela união dos elementos adal, que significa “nobre”, e funs, que quer dizer “pronto”, “inclinado” ou “apto”, de modo que tem o sentido de “inclinação nobre” ou “apto para ser nobre”.

7. Tomás. O nome Tomás tem origem no aramaico ta’oma’, que significa literalmente “gémeo”.

8. Miguel. Miguel tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh e El, significando “quem é como Deus?”.

9. Duarte. O nome Duarte tem origem no inglês Edward, do germânico ead, “rico” ou “abençoado”, e weard, “guardião”. Significa por isso “guardião rico” ou “guardião das riquezas”.

10. Lourenço. O nome Lourenço tem origem no latim Laurentius, que significa “habitante de Laurento”. Laurento é o nome antigo de uma cidade próxima das margens do Mar Tirreno na Itália, a actual Paterno, e tem como raiz o termo em latim laurus, que quer dizer “loureiro”.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.