Enxoval para bebé recém-nascido: conheçam os must-have! - Pumpkin.pt

Enxoval para bebé recém-nascido: conheçam os must-have!

enxoval do bebe recem nascido

Preparar o enxoval para um recém-nascido é uma das tarefas mais importantes para os futuros pais. O que é que um bebé precisa? Roupa, artigos de higiene, berço… Cada artigo do enxoval tem a sua importância. Saibam como montar o enxoval de um recém-nascido para garantir o conforto e a segurança desde os primeiros dias de vida.

O essencial de um enxoval para um bebé recém-nascido

É normal termos inseguranças: afinal, o amor e o medo de errar andam sempre de mãos dadas. Todas as mamãs e papás passam por isto, e todos vamos aprendendo pelo caminho que as famílias felizes são imperfeitas mas cheias de amor.

A felicidade do bebé vem do carinho, segurança e cuidado que os pais lhe oferecem, numa relação que é mais intuitiva do que parece! Pouco a pouco, vão descobrir as melhores formas de compreender e satisfazer as necessidades do vosso pequenote – é daquelas coisas que se aperfeiçoam com a prática.

Entretanto, a melhor forma de lidar com a antecipação é preparando tudo para a chegada da mini abobrinha, para garantir que encontra neste mundo tudo para o seu conforto, segurança, higiene e alimentação!

Das roupinhas aos biberões, da caminha de viagem à cadeira de baloiço, da escova de cabelo à tesoura para as unhas, das mantas aos doudous, das pomadas às fraldas… UFA! Afinal, o que é de facto importante no enxoval do bebé?

O enxoval de um recém-nascido não tem de ser complicado ou demasiado elaborado, mas deve conter alguns artigos essenciais para dar ao teu filho o melhor começo de vida. Quando estiverem a preparar o enxoval, prestem atenção sobretudo ao acabamento e à segurança dos materiais.

O que deve necessariamente constar de um enxoval para um recém-nascido?

Tomem nota dos bens essenciais aos primeiros meses de vida do vosso bebé e respirem fundo: vamos contar-vos tudo aquilo de que precisam para que esta nova etapa seja segura, entusiasmante e recheada de amor! Só não vão encontrar resposta para as perguntas chatas dos familiares nem a fórmula mágica para o bebé dormir…

Roupa de bebé recém-nascido

A escolha dos tamanhos e tipos de vestuário corretos é crucial para garantir o conforto e a segurança do seu filho desde os primeiros dias de vida. Os tamanhos de roupa para recém-nascidos começam normalmente nos 56 cm (que corresponde ao comprimento médio do corpo de um recém-nascido), mas também vale a pena ter algumas peças no tamanho 62 cm para estarem preparados para o rápido crescimento do teu bebé.

Podem validar a oferta de roupa para recém-nascidos e bebés na Pepco.

Uma lista de roupas básicas que devem ser incluídas no enxoval de um recém-nascido:

  • Bodies (4 a 5 peças) – com mangas compridas ou curtas (consoante a estação) e com molas na parte inferior para facilitar a mudança.
  • Babygrows (4 a 5 peças) – feitos de algodão macio e transpirável, suave para a pele e confortável.
  • Camisolas (4 a 5 peças) – com nós ou botões de pressão que não tens de pôr por cima da cabeça delicada do recém-nascido.
  • Gorros e luvas (2 peças) – os gorros ajudam a evitar que a cabeça do bebé perca calor e as luvas reduzem o risco de arranhões acidentais no rosto (as unhas de um recém-nascido são macias, mas as pontas podem ser relativamente afiadas).
  • Macacões – para recém-nascidos nascidos no outono e no inverno.

Utensílios de alimentação

Para as mães que amamentam, os acessórios para bebé,  como bombas tira-leite que permite extrair o leite e armazená-lo para mais tarde, são indispensáveis.

Os discos de amamentação ajudam a mante-la confortável e higiénica, especialmente nas primeiras semanas após o parto, quando a lactação é intensa e imprevisível.

Uma almofada de amamentação especial não só facilitará a procura de uma posição de amamentação confortável, como também proporcionará o apoio adequado ao seu bebé.

Para os pais que alimentam com fórmula modificado, os biberões e as tetinas serão fundamentais. É importante escolher biberões feitos de materiais seguros que não contenham BPA ou outras substâncias nocivas.

Os biberões também devem ser adaptados às necessidades do recém-nascido – com um orifício suficientemente pequeno na tetina para evitar que o leite flua demasiado depressa.

As tetinas dos biberões devem ser macias e flexíveis para imitar tanto quanto possível a sensação natural da amamentação.

Infografia da Pepco “O que comprar como prenda para o bebé? ”

Equipamento do berço

Um colchão, roupa de cama e cobertores confortáveis, seguros e bem escolhidos são elementos essenciais para criar o ambiente de repouso ideal para os mais pequenos. O equipamento do berço deve satisfazer normas de qualidade e de segurança elevadas.

É disto que o recém-nascido vai precisar:

  • Colchão e protetor de colchão – um colchão confortável, seguro e adequadamente duro (por exemplo, de coco) deve ser adaptado ao tamanho do berço. Um protetor de colchão protegerá a superfície do colchão de eventuais “acidentes”.
  • Roupa de cama – leve e transpirável, feita de algodão natural.
  • Cobertores – 2 a 3 cobertores de diferentes espessuras para cobrir o bebé em casa e durante os passeios, ajustando a proteção térmica às condições atuais.

Artigos de higiene num enxoval para um bebé recém-nascido

Vista de bodies, sapatos e brinquedos para o recém-nascido

Ao cuidar de um recém-nascido, a higiene adequada desempenha um papel fundamental. A escolha dos artigos de higiene adequados é essencial para garantir uma proteção e um conforto ideais para a pele delicada do seu bebé.

Os artigos de higiene essenciais para o recém-nascido incluem:

  • Fraldas – a escolha entre fraldas descartáveis e reutilizáveis depende da preferência dos pais. No caso das fraldas descartáveis, presta atenção à sua capacidade de absorção e à suavidade do material. As fraldas reutilizáveis são uma alternativa amiga do ambiente, mas requerem uma lavagem regular.
  • Toalhitas húmidas ou discos de algodão – utilizados para limpar suavemente a pele durante a muda. Escolha toalhitas sem álcool ou fragrâncias que sejam suaves para a pele sensível do seu bebé. Uma alternativa às toalhitas podem ser os discos de algodão que, quando mergulhados em água morna com sabão suave, limpam a pele do bebé com a mesma eficácia.
  • Cosméticos – os cremes para o eritema ou as pomadas protetoras especiais ajudam a prevenir a irritação da pele na zona da fralda. Procure produtos que contenham ingredientes naturais, como zinco, lanolina ou extractos de plantas. Uma loção de banho suave e um champô também devem ser incluídos no saco de cosméticos do recém-nascido – escolha produtos concebidos para serem utilizados desde os primeiros dias de vida.

Que mais vale a pena ter em conta? Um estojo de primeiros socorros para o recém-nascido deve incluir um termómetro para medir a temperatura, um líquido para desinfetar o umbigo, um aspirador nasal e pensos básicos.

Lembrem-se que um enxoval devidamente preparado é a base que proporcionará tranquilidade e segurança aos pais e ao bebé.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<