Gravidez > Nascimento > Preparação para o parto

Centro Pré e Pós-Parto: uma ajuda para as mamãs!

centro pré e pós parto

O conhecido Centro Pré e Pós-Parto ajuda as mulheres grávidas a preparem-se para o parto e também a recuperarem dele, nunca esquecendo o seu bebé e a sua saúde!

O corpo da mulher passa por grandes transformações no decorrer dos 9 meses de gravidez e depois do parto, pelo que se tiver possibilidade é sempre aconselhável que se inscreva num curso pré e pós-parto, ainda que seja já o segundo filho. Neste artigo falamos-lhe um pouco sobre os serviços prestados pelo Centro Pré e Pós-Parto e que podem fazer a diferença na vida destes futuros papás.

Centro Pré e Pós-Parto

Pré Parto

Durante a gravidez, a partir das 21 semanas de gravidez (após ter feito a ecografia morfológica), pode assistir a diversas aulas nas quais se aborda o desenvolvimento do bebé, bem como do corpo da mulher e prepara os pais para o momento do parto, da amamentação (abordando também o tema “Amamentação: problemas e soluções“) e ainda várias questões sobre a parentalidade, quer seja nos cuidados ao bebé, quer seja na forma como os próprios pais encaram esta nova tarefa.

Também no pré e pós-parto existem inúmeros workshops aos quais os pais podem assistir, bastando para isso inscrever-se previamente. Treinar a muda da fralda (com uns bonecos – os famosos “nenucos”), os banhinhos do bebé e a arte de transportar os recém-nascidos e bebés já crescidos nos panos são apenas alguns dos que existem com alguma regularidade.

No novo espaço do Centro Pré e Pós-Parto, pode ainda escolher várias atividades físicas – já sabe quão importante é o exercício físico na gravidez -, como yoga para grávidas, hidroginástica e o treino do pavimento pélvico, onde se treina o músculo que mais importância tem no parto e que mais pode sofrer após o parto, o períneo. Além disso, poderá ainda optar por fazer uma meditação mindfulness.

Na clínica do Centro, também pode rever e acompanhar a sua alimentação na gravidez.

Esta primeira fase, o Pré Parto, engloba tudo o que é necessário para a Preparação do Parto.

“Alguns estudos científicos demonstraram a importância desta preparação. Verificou-se que o apoio e a formação específica durante a gravidez, assim como o aumento da informação, contribuem para o aumento do bem-estar da mulher no final da gravidez, evidenciando-se uma menor ocorrência de problemas psicológicos e de depressão no período pós-parto”, explica o Centro Pré e Pós-Parto.

Pós-Parto

No período pós-parto, a atenção vai essencialmente para a mulher e para a sua recuperação pós-parto e, claro, para o bebé. Por esse motivo, existe um programa físico de Recuperação pós-parto durante 3 dias por semana e caminhadas semanais pela cidade de Lisboa. Como complemento a esses dias de exercício para a mamã, existem sessões de yoga para bebés, workshops de massagens para os bebés, de babywearing, de primeiros socorros pediátricos que prometem relaxar um pouco os recém-papás perante uma situação de traumatismo craniano, convulsões, suporte básico de vida, entre outros.

Além de tudo isto, há muito mais: consultas de pediatria, de amamentação, alimentação complementar do bebé, de psicologia, osteopatia e até de sono infantil.

Enquanto a mãe está nas aulas, consultas ou outras atividades existe sempre uma enfermeira e uma ama a cuidar do seu bebé.

O Centro dispõe ainda de uma Linha SOS disponível 24h por dia e um grupo de apoio à amamentação disponível para ajudar as mães na complexa tarefa de amamentar.

“Através de um acompanhamento personalizado que começa desde do início da gravidez com as aulas de exercício fisico pré parto, passando pelo Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade e terminando com um apoio e recuperação pós-parto pretendemos que os casais se sintam sempre acompanhados por uma equipa dedicada ao nosso principal objectivo que é de ajudar todos os casais a desfrutarem deste momento único!”

Veja também:

  • Exames Pré-Natal: Para que serve o Harmony, amniocentese e outros testes pré-natais?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *