Gravidez > Nascimento > Preparação para o parto

Tenho muito medo da dor, será que vou ser capaz de aguentar?’

Tenho muito medo dor, será vou ser capaz aguentar?'

Engravidar pela primeira vez é uma experiência repleta de novas sensações. Ao aproximar-se no fim da gravidez é perfeitamente normal que as futuras mamãs começem a temer as dores do parto. Mas existem várias formas de preparação para este momento tão importante. Aprenda como com as respostas da Enfermeira Vanessa Costa à terceira pergunta do  Consultório Moms & Babies (powered by Centro do Bebé). 

“Estou grávida de 30 semanas e começo a pensar muito no momento do parto. Tenho muito medo da dor, será que vou ser capaz de aguentar?”

 

A dor é um fenómeno muito subjectivo e que é diferente de pessoa para pessoa, por isso não podemos prever com exatidão o nível de dor de cada pessoa.

É importante compreender que a dor tem sempre uma dimensão psicológica, social e religiosa, para além da dimensão física; assim, o medo pode sempre aumentar os níveis de dor, pois funciona como uma alavanca para o aumento da ansiedade e dos níveis de stress. É fundamental travar este ciclo para que os mecanismos naturais de redução de dor, as endorfinas, possam ser activados.

Compreender as razões do medo e trabalhá-las, decerto, contribuirá para a diminuição da dor, pois sentir-se-á capacitada para compreender os mecanismos inerentes ao parto, podendo deste modo integrar plenamente as estratégias de alívio e vivenciar o parto como um momento único e feliz.

Esse é um dos pontos que trabalhamos com cada mulher no Curso de Preparação para o Nascimento, para que no momento do parto a grávida esteja confiante e possa viver uma experiência positiva e sem medos que a bloqueiem.