Gravidez > Nascimento > Preparação para o parto

Preparação para o parto!

Preparacão parto

O parto é a recta final da gravidez. É o momento que os pais vão conhecer finalmente o seu bebé! Mas é muitas vezes um momento de novas sensações. Por isso nada melhor do que se preparar para o parto. Como? O Vou Nascer, explica-lhe. 

A preparação para o parto teve origem nos finais dos anos 70, sensivelmente na mesma altura em que se deu o grande movimento de emancipação feminina. Coincidindo com a passagem do parto do domínio domiciliar para o domínio hospitalar.

Observa-se então na sociedade um fenómeno interessante: a gravidez, o parto e o puerpério (pós-parto) que antes pertenciam ao contexto doméstico, já que os nascimentos se davam em casa com o aopoio de parteiras e curiosas, passam a acontecer no hospital à porta fechada, a célula familiar fica reduzida a pais e filhos, as famílias deixam de ter avós, tios e primos a viver na mesma casa, além de que os avós trabalham até tarde havendo escassas fontes de suporte a quem escolhe ser pai/mãe.

Toda esta conjectura contribuiu para que a familia se sentisse menos apoiada em relação quer à gravidez quer aos cuidados ao recém nascido. Este fenómeno impulsionou o aparecimento de cursos de preparação para o parto, depois para o nascimento e mais recentemente para a parentalidade, no VouNascer gostamos de lhe chamar Criação de uma Nova Consciência Parental.

Nos dias que correm a sociedade é extremamente exigente com os jovens adultos e adultos, existindo uma pressão social constante por um emprego, uma posição no trabalho, condições habitacionais melhores ou até mesmo uma estabilização financeira. Mas onde sobra tempo para aprender a ser mãe e a ser pai? Será que é um acto instintivo, e quando vir o seu bebé nasce uma capacidade que até aí não possuía?

A verdade é que não sobra tempo e também não é um acto instintivo, existem de facto algumas capacidades que se adquirem quase de forma intuitiva, mas na realidade  o ser humano adquire o seu conhecimento pela aprendizagem e pela experiência, ou seja, ou tentamos várias vezes ou adquirimos conhecimentos e aí a nossa tarefa encontra-se bastante mais facilitada.

A experiência e a aprendizagem que temos daquilo que é ser mãe e ser pai cinge-se à nossa própria experiência de sermos filhos, irmãos, sobrinhos ou netos e à observação que fizémos, durante o nosso desenvolvimento, das relações humanas. Quando somos deparados com o nosso proprio papel enquanto pais entramos numa esfera muito intimista e pessoal, onde cada casal tem as suas próprias expectativas.

No VouNascer reconhecemos estas especificidades tão próprias desta fase especial da vida de um casal/família e o desenvolvimento desta nova Consciência Parental que acreditamos só deve ser trabalhada com cada casal individualmente no seu próprio espaço: a sua casa.

Desta forma quando falamos na preparação do quarto do bebé, por exemplo, não estamos simplesmente a fazer uma exposição teórica, estamos de facto a ver consigo o que resulta melhor tendo em conta o seu espaço e o seu estilo de vida, ajudando a montar e a tornar o espaço do seu bebé o mais funcional e agradável possível.

Quando falamos de trabalho de parto estamos consigo a simular a analgesia epidural, as hipóteses de posições durante o trabalho de parto ao mesmo tempo que lhe demonstramos técnicas que podem ser benéficas para o avançar do trabalho de parto e para o seu bem-estar e do seu bebé.

O curso VouNascer, bem como todos os outros serviços, adapta-se aos pais ao invés de serem os pais a adaparem-se ao curso.

Damos uma grande relevância aquela que vai ser a pessoa significativa durante o processo parental, e uma vez que cada sessão é combinada consoante a disponibilidade do casal, se este o desejar, pode incluir os avós, padrinhos ou amigos para participarem na sessão consigo.

É díficil explicar em tão poucas linhas aquele que é o trabalho do VouNascer, mas quem experimenta fica fã, não só pela equipa multidisciplinar com largos anos de experiência na área e com total disponibilidade para dar resposta a qualquer situação, mas também pelos artigos do site sempre actuais e com base nos últimos estudos científicos, e o mais importante: pelo trabalho diferenciador e individualizado que consegue proporcionar às famílias que nos procuram, tanto na área de obstetrícia, como ginecologia e pediatria.

Somos uma equipa de profissionais de saúde com altos padrões de qualidade e excelência, a trabalhar no terreno, que se juntou a pensar especialmente em si e no seu bebé!

Vou Nascer