Gravidez > Nascimento > Preparação para o parto

Centro de Pré e Pós Parto

Centro Pré Pós Parto

O nascimento de um filho faz parte do ciclo vital da família, processo de perpetuação da espécie humana.

Neste processo, a gravidez não pode ser encarada apenas como um período de espera, mas como um período de aprendizagem e de preparação. Preparação para o momento do parto, mas também para a vivência da maternidade/paternidade que se lhe segue.

Sendo o parto um dos momentos de maior expectativa – e o culminar – de uma gravidez, é fundamental que os casais se preparem física e psicologicamente para o encarar, diminuindo os seus medos e ansiedades, tornando-se confiantes de que farão o melhor para o seu bebé.

Todas as mulheres, antes de serem mães, aprendem muitos dos seus futuros comportamentos maternos através da observação, da imitação dos legados familiares e, depois, pela prática.

Em certas sociedades, nas famílias numerosas, as meninas desde cedo se preparam para a função materna cuidando dos irmãos mais novos.

A realidade actual no mundo ocidental mostra-se, contudo, muito diferente. Apesar da disponibilidade de informação, a sociedade nem sempre fornece os apoios necessários à futura mãe, que muitas vezes vive isolada com o companheiro nos grandes centros urbanos, longe dos pais e dos familiares. Nestes casos, os jovens casais que encaram uma gravidez são confrontados com uma situação para a qual não estão preparados, quer porque nunca cuidaram de irmãos mais novos, quer porque estas matérias não integram os currículos da sua formação escolar.

A colmatar esta lacuna existe o Centro Pré e Pós Parto onde, de modo sistematizado, se preparam os casais para o parto e para a maternidade/paternidade.

Estudos científicos demonstraram a importância desta preparação. Verificou-se que o apoio e a formação específica durante a gravidez, assim como o aumento da informação, contribuem para o aumento do bem-estar da mulher no final da gravidez, evidenciando-se uma menor ocorrência de problemas psicológicos e de depressão no período pós-parto.

Através de um acompanhamento personalizado que começa desde do início da gravidez com as aulas de exercício fisico pré parto, passando pelo Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade e terminando com um apoio e recuperação pós parto pretendemos que os casais se sintam sempre acompanhados por uma equipa dedicada ao nosso principal objectivo que é de ajudar todos os casais a desfrutarem deste momento único!