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Pernas pesadas na gravidez? Saiba porquê!

Pernas pesadas gravidez? Saiba porquê

Apesar de puder estar presente desde os primeiros meses de gestação, a sensação de pernas pesadas tende a surgir com maior intensidade no final da gravidez.

Mas não se preocupe, pois existe uma solução rápida e específica para que volte a sentir as suas pernas ligeiras e tonificadas. Assim, sem mais demoras, saiba qual é o segredo para pernas ligeiras, mesmo no final da gravidez!

 

Porque as pernas ficam tão pesadas?

Uma em cada duas mulheres é afetada pela sensação de pernas pesadas. Isso não é uma surpresa, dado que as alterações hormonais – a partir da adolescência e a toma de contracetivos orais (pílula) – são em grande parte os principais responsáveis.

Ainda assim, esta sensação de cansaço e de peso pode ser, por vezes, muito dolorosa, ocorrendo com maior frequência durante a gravidez.

Num estadio normal, as artérias fornecem aos tecidos e aos órgãos os elementos indispensáveis para o seu correto funcionamento, nomeadamente oxigénio. Quanto às veias, estas permitem o retorno de sangue ao coração.

Nas pernas, o sangue desloca-se de baixo para cima graças à pressão sanguínea e à tensão das paredes das veias. Este fluxo sanguíneo que circula nas veias e volta ao coração denomina-se por retorno venoso.

As sensações de peso ou de cansaço das pernas estão associadas a uma perda de tónus e de elasticidade da parede venosa que provoca um abrandamento da circulação de sangue nas veias. Assim sendo, as veias dilatam-se e a pressão sanguínea aumenta. 

As válvulas suportam dificilmente esta pressão e tornam-se aos poucos menos eficientes a impulsionar o sangue para cima e o sangue estagna na zona inferior das veias. E é neste momento que a sensação de pernas pesadas surge. 

Esta sensação está profundamente relacionada com a gravidez. Desde o primeiro trimestre, o aumento das hormonas dificulta o retorno venoso pois fragiliza as paredes das veias e diminui o tónus dos vasos.

O estrogénio contribui para o inchaço (edema) e a progesterona modifica as paredes e a dilatação dos vasos. Durante a gravidez, o aumento do volume do útero implica uma compressão cada vez maior da principal veia que permite o retorno do sangue ao coração. 

Por fim, o aumento do peso e do volume sanguíneo (entre 20 a 30%) contribuem para o acréscimo da pressão nas paredes das veias das pernas: a pressão aumenta 2 a 3 vezes. As válvulas ficam mais espaçadas, umas das outras, devido à distensão das veias e não conseguem desempenhar o seu papel antirretorno. 

Todos estes fatores tornam a gravidez um período particularmente propenso à sensação de pernas pesadas. 

 

Os novos hábitos a adoptar

Para evitar o aparecimento de perturbações na circulação durante a gravidez, a prevenção é essencial. Mesmo que a sensação de pernas pesadas seja aliviada após o parto, lembre-se que este problema irá na mesma enfraquecer as suas paredes venosas. 

Caminhe… Contribui para ativar a circulação sanguínea. Caminhar meia hora por dia fortalece as paredes venosas, ativando o retorno venoso. 

Use roupas largas… Evite vestuário apertado e calças que comprimam excessivamente a circulação. Nunca utilize sapatos de tiras que atravessem o peito do pé, um ponto-chave do retorno venoso. Evite sapatos de salto alto e botas demasiado justas que impeçam o retorno venoso. Dê prioridade ao conforto! 

Tenha uma alimentação equilibrada… Se necessário, tente perder peso antes da gravidez e controle o aumento de peso durante a mesma. O objetivo é evitar o aumento de peso excessivo, enquanto luta contra a obstipação e retenção de líquidos. Dê prioridade às fibras e às vitaminas presentes nos legumes e nas frutas. Mantenha-se hidratada de forma a eliminar toxinas. Acima de tudo, evite o consumo de álcool, pois este tem um efeito dilatador. 

Evite o calor… Não fique ao sol por muito tempo, evite expor os seus pés a temperaturas elevadas, não utilize cera quente nas pernas para fazer a depilação – o calor dilata as veias. 

Não cruze as pernas… Seja em casa ou no escritório, levante-se com frequência para esticar as pernas. Também é importante, se conseguir, colocar uma bola debaixo da planta do pé descalço para estimular os músculos e consequentemente o retorno venoso. Esforce-se para não cruzar as pernas – este hábito é muito prejudicial para as pernas pesadas. Quando tiver deitada, eleve os pés pois irá ajudar a aliviar.

 

Os cuidados diários com as suas pernas

Simples, agradável e eficaz: estas são as 3 palavras comuns para os seguintes rituais, que tem mesmo que aproveitar para fazer!

Duche de água fria… A partir de agora, é melhor deixar de parte os banhos de imersão, ou pelo menos limitar a temperatura dos mesmos para 34ºC. Termine sempre o seu banho com uns jatos de água fria, desde os tornozelos até à parte superior das coxas, de forma a aumentar o retorno venoso.

Geles para Pernas Ligeiras… Estes são essenciais. Devem ser aplicados diariamente pois possuem ingredientes específicos que ajudam a drenar e a tonificar a pele.

Graças a extratos refrescantes, como o de mentol, estes produtos proporcionam um alívio imediato e eliminar a sensação de peso. Alguns podem mesmo melhorar e ajudar a tonificar as pernas, ativando a circulação e aumentando a produção das fibras de suporte da pele e dos vasos responsáveis pelo retorno venoso.

De forma a obter melhores resultados, aplique o gel com uma massagem suave desde os tornozelos até à virilha. Massaje sempre de baixo para cima e nunca ao contrário. 

Uma dica infalível pode ser também a colocação do gel no frigorífico para conseguir potenciar a sensação de frescura e alívio nas pernas. 

Em determinados casos, pode ser recomendável o uso de meias de compressão e ou medicamentos venotónicos durante a gravidez, a partir do segundo mês, mas fale com o seu médico. 

Pode também fazer alguns exercícios básicos em casa que a poderão ajudar a melhorar a circulação. Um exemplo de exercício é: sentada junte os joelhos um ao outro, e empurre com as mãos os joelhos, mantenha a posição por 20 segundos e repita 10 vezes o exercício. 

 

Quais são as melhores técnicas médicas?

Se sentir desconforto nas pernas e o seu estado não melhorar após a adoção das medidas indicadas no ponto anterior, não hesite e consultar o seu médico: ele poderá prescrever o tratamento adequado ao seu estado.

A Fisioterapia e a musculação das pernas também são importantes. As melhores atividades são a caminhada, a natação e o ciclismo. As termas, as massagens e as drenagens manuais podem igualmente proporcionar uma ajuda preciosa. 

Pressoterapia: Este tratamento consiste em colocar as pernas numa espécie de invólucro que coloca mais pressão sobre os tornozelos do que nas coxas de forma a estimular o retorno venoso. 

Drenagem Linfática: esta massagem manual, que alterna com diferentes níveis de pressão, deve ser sempre realizada por um especialista e está projetada para eliminar os edemas e reiniciar o retorno linfático.