Gravidez > Saúde > Sintomas da gravidez

Especial: Como sobreviver ao calor na gravidez?

Calor gravidez

Verão e gravidez nunca combinaram muito bem, principalmente num estado mais avançado da gestação.

Inchaço nos pés e nas mãos, pele irritada, muito cansaço e falta de ar, por exemplo, são reacções comuns às altas temperaturas – por isso é que se diz que quando os termómetros sobem, o tormento das grávidas começa.

Para aliviar o desconforto numa fase tão importante, a Pumpkin diz-lhe quais os cuidados que deve ter: pequenos gestos que farão toda a diferença, enquanto espera à beira da piscina pela chegada do seu bebé!

Conselhos fundamentais

– O calor aumenta o risco de desidratação e torna a digestão mais lenta. Com o avançar da gravidez, o útero cresce e comprime o estômago, provocando azias e até falta de ar. Para o evitar, deve procurar beber sempre dois litros de água por dia, e comer no máximo de três em três horas.

– Faça refeições leves, por exemplo saladas, e coma muita fruta.

– Faça caminhadas diárias, de forma a promover a circulação. Aproveite o final do dia, quando já não está tão quente, para um passeio. Depois, descanse com as pernas para o alto, apoiadas numa almofada.

– Use sapatos confortáveis, com não mais de 2cm de salto, mas evite também os totalmente rasos.

– O Verão é a época do ano mais associada a quebras de tensão. As grávidas, com um metabolismo superacelerado, estão ainda mais suscetíveis aos efeitos negativos do calor, pelo que deve evitar lugares abafados e sem ar condicionado.

– Evite sair à rua nos picos de calor, mas se tiver mesmo que o fazer, vista roupas leves, de corte solto e com cores claras.

Grávida pode apanhar sol? Claro que pode! 

Gravidez não é doença. Apanhar sol faz bem à saúde desde que sejam tidos em conta alguns cuidados simples.

– Se vai para a praia ou para a piscina, jamais se exponha ao sol entre as 12h e as 16h.

– Utilize sempre protetor solar com FPS 50 para o rosto e para a barriga, e FPS 30 para o resto do corpo. Utilize chapéu na cabeça e proteja-se das ondas de calor aproveitando as sombras. Se já tiver ganho alguma cor, pode baixar ligeiramente os FPS, mas nunca descure o uso de protetor.

Reforçe a hidratação da pele para evitar o aparecimento de estrias. Utilize óleos de origem vegetal.

– Também as assaduras, nas coxas principalmente, a podem incomodar. Coloque um pó talco sem perfume nas regiões mais afetadas de forma a reduzir o atrito e a prevenir o seu aparecimento.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.