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A gravidez no verão

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A gravidez acarreta uma série de alterações físicas e hormonais que provocam alguns desconfortos associados a estas alterações.

É, por isso, habitual vermos mamãs grávidas sempre com muito calor, o que se torna mais difícil de gerir no verão, altura em que o calor aperta, sem avisar.

Esta é uma altura particularmente difícil, especialmente no final da gravidez, mas, o que podemos fazer para nos sentirmos mais confortáveis, para conseguirmos gerir mais eficazmente o calor? Aqui ficam algumas dicas…

1.     Evite sair de casa nas horas de maior calor. Se ainda assim tiver que o fazer, escolha lugares frescos e evite aglomerações de gente.

2.     Mantenha a casa fresca. Mantenha as janelas abertas nas alturas mais frescas do dia e fechadas durante as horas de maior calor. Isto permite a renovação e circulação de ar.

3.      Vista-se com roupa fresca e clara. A melhor roupa para o calor é a de fibras naturais e tecidos finos, como algodão, linha, seda ou linho, de preferência peças não muito justas. Evite tecidos sintéticos que dificultam a transpiração. Opte por calçado aberto.

4.      Refresque-se. Para isso use recursos como um duche de água morna, ou simplesmente mergulhe os pés em água fria, o que ajuda a controlar o calor. Os sprays de água termal são uma boa opção para ir usando quando se sente mais quente, já que ajudam a refrescar a pele do rosto. Evite o banho frio, que pode provocar cãibras.

5.     Hidrate-se. As alterações hormonais decorrentes da gravidez aumentam a perda de líquidos pelo que é mais susceptível de se desidratar (o que pode desencadear contracções antes do tempo esperado). Beba dois a três litros de líquidos por dia.

6.      Faça refeições leves. Opte por saladas e frutas, como melancia ou melão que, frescos, diminuem a sensação de calor. As refeições mais leves ajudam a aliviar o calor e não obrigam a digestões mais demoradas, o que por si só gera mais calor. Evite ficar longos períodos em jejum, o que poderá levar a  descidas acentuadas de tensão e desmaios.

7.     Faça exercícios de relaxamento, de preferência dentro da água.

8.     Se usar meias de compressão elástica, coloque-as dentro de um saco no congelador alguns minutos antes de as colocar. A sensação de calor é menor e a aplicação de frio nos membros inferiores ajudam a circulação e a diminuição dos edemas, habituais nos dias mais quentes.

9.     Exercite-se. Pratique exercício físico nas horas mais frescas do dia.

10.  Proteja-se. A grávida está mais exposta a queimaduras solares. Por isso, é essencial que evite o contacto directo com o sol nas horas de maior calor e use um protector solar adequado, de factor elevado.

11.  Evite os edemas. Especialmente no final da gravidez, é comum o aparecimento de edemas nos tornozelos. Faça pequenos passeios sempre que estiver sentada ou imóvel por longos perídos, e use meias de contenção elástica. Use um banquinho para apoiar os pés sempre que sentada. À noite, faça massagem nas pernas com o auxílio de jactos de água fria e durma com os membros inferiores mais elevados.

Relaxe. Viva a gravidez o mais tranquila possível. A ansiedade e o stress acabam por dificultar todas estas estratégias. Aproveite o verão para mudar estilos de vida, esta é uma época de tranquilidade, descanso e propícia a mudanças.

Artigo de: Centro de Pré & Pós Parto