Gravidez > Saúde > Nutrição na gravidez

Sumos Detox na Gravidez

Sumos Detox Gravidez

Os Sumos Detox estão na moda e são ótimos para as futuras mamãs, como explica a Dra. Iara Rodrigues e o Barrigas de Amor.

Certamente já ouviu falar de sumos Detox.

Estes sumos verdes estão na moda e já não há quem não fale deles. Todos os dias vemos figuras públicas a publicar fotos do sumo do dia e a partilhar receitas e não faltam seguidores desta tendência.

Mas apesar desta tendência já não ser uma grande novidade há ainda quem tenha algumas dúvidas sobre os programas alimentares e de desintoxicação à base de líquidos.

Especialmente as futuras mamãs.

De uma forma sucinta, uma Detox, no âmbito da dieta, é uma limpeza purificante do organismo. Tem o objetivo de transformar e eliminar as toxinas ou os «venenos» presentes no organismo.

Não há fuga possivel: as toxinas estão em todo o lado. Só se vivêssemos como eremitas é que poderíamos escapar a algumas delas e, mesmo assim, não totalmente.

As toxinas encontram-se em grande parte dos alimentos que ingerimos, no café, nas bebidas, nos medicamentos e até no ar que respiramos. No entanto, são diretamente proporcionais aos nossos excessos e erros alimentares. Com o passar do tempo, começamos a ficar intoxicados. Os rins e o fígado vão funcionando cada vez pior, a pele fica com um aspeto baço e todo o organismo é afetado.

É certo que o organismo tem capacidade para eliminar as toxinas, mas não ao mesmo ritmo que as consumimos. Por isso, de vez em quando, precisa de uma ajuda. A Detox é a ajuda que vai dar ao seu organismo para que ele elimine «tudo o que não presta».

E como é que uma Detox ajuda a eliminar as substâncias prejudiciais que temos no organismo? Através de uma seleção criteriosa de alimentos depurativos e de uma maior ingestão de líquidos.

Nunca é de mais dizer que, sobretudo durante a Detox e durante a gravidez, deve evitar ao máximo fumar, beber álcool, tomar medicamentos ou ingerir bebidas com cafeína. Fazê-lo será contraproducente.

Mas é normal que uma futura mamã tenha receio em experimentar uma qualquer receita disponivel na internet por isso deixo-lhe aqui uma que se adapta às suas necessidades e ao seu estado.

Beba e delicie-se. O seu bebé também vai adorar!

Ingredientes:

  • 1 Pera com casca, cortada em pedaços

  • 1 Folha de couve (ou outra folha verde-escura)

  • ½ pepino com casca, cortado em pedaços

  • 1 Punhado (umas 6 folhas) de hortelã

  • 1 copo (200 ml) de água fria ou água de coco

  • Gotas de limão ou de laranja (de ½ limão ou laranja)

Modo de preparação:

Bata todos os ingredientes (exceto o limão ou a laranja) no liquidificador. Não adoce e beba sem coar.

Este tipo de sumos funcionam como diuréticos / drenantes, ou seja, auxiliam a desinchar o corpo.

Para variar o sumo e não enjoar, pode trocar os frutos e os hortícolas, eis mais algumas dicas:

– Maçã: ajuda a adoçar o sumo naturalmente por ser rica em pectina, que nada mais é que uma fibra que contribui para “limpar” as toxinas do organismo.

– Ameixa, uvas passas, tâmaras, damascos secos: umas 4 ou 5 unidades.

– Cerejas, amoras, framboesas e mirtilos: ajudam a deixar a sua pele e cabelo com um efeito luminoso.

– Laranja, lima, limão, tangerina, clementina: são frutos ricos em vitamina C que ajudam na imunidade do organismo.

– Abacaxi, melão, melancia: são frutos com ação diurética e ajudam na digestão.

Quanto a substituição da couve, prefira as folhas verdes escuras que são ricas em ácido fólico, algumas em cálcio e outras em ferro. Todas elas são antioxidantes e afastam os radicais livres. Exemplos: rúcula, agrião, espinafre, salsa, coentros, manjericão.

 

Dra. Iara Rodrigues – Nutricionista

 Barrigas de Amor®