Gravidez > Saúde > Nutrição na gravidez

Alimentação na gravidez: alimentos a evitar na gravidez

alimentos a evitar na gravidez

Ao engravidar deve ter um cuidado ainda maior com a alimentação. Ela vai ser importante para si e para o seu bebé.

Lembra-se da roda dos alimentos? É de grande importância que as refeições sejam compostas de alimentos dos diversos grupos alimentares: vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas. A alimentação na gravidez é de extrema importância. Saiba, neste artigo, quais os alimentos importantes e quais os alimentos a evitar na gravidez.

Alimentação na gravidez

Alimentos a evitar na gravidez

Comer de forma saudável nunca fez mal a ninguém, muito menos quando está grávida.

Nunca é de mais referir que nesta fase da vida é aconselhável o consumo de:

  • Frutos  frescos e vegetais em todas as refeições, porque têm muitas vitaminas e sais minerais.
  • Ovos, carne e/ou peixe, que são as proteínas. Deve dar-se preferência às carnes magras, evitando-se os assados e fritos com gordura.
  • Leite, iogurte, queijo e manteiga possuem grandes quantidades de proteínas, fósforo, vitaminas e cálcio, muito importantes para o desenvolvimento ósseo do bebé.
  • Ervilhas, feijão, grão, que não são mais do que proteínas vegetais indispensáveis ao crescimento dobebé.

Alimentos a evitar na gravidez

  • Doces e bolos (em excesso, claro!);
  • Café, chá, álcool e bebidas com gás;
  • Marisco (devido ao risco de salmonelas);
  • Alguns tipos de peixe: cavalinha; tubarão; peixe-espada; telha e atum, por exemplo;
  • Queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de contrair brucelose).

Há doenças, como a toxoplasmose na gravidez, que se transmitem através dos alimentos mal lavados e mal cozinhados. Fale com o seu médico para saber se é, ou não, imune à toxoplasmose e outras doenças que podem implicar riscos para o bebé.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *