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Comer de forma saudável na gravidez

Comer forma saudável gravidez

A M.Sofia Serrano, além de adorar chocolate, é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever.

Escreve no seu blog Café, Canela e Chocolate e colabora com a Pumpkin trazendo-nos informação e inspiração.

Desta vez fala-nos de como Comer de forma saudável na gravidez:

Comer de forma saudável na gravidez

A gravidez é uma altura óptima para melhorarmos o nosso estilo de vida e adquirir bons hábitos a todos os níveis, como o exercício físico regular e a alimentação saudável.

A motivação de sermos as responsáveis pelo desenvolvimento saudável do nosso filho faz com que fiquemos mais alerta para uma alimentação saudável e que tenhamos cuidados redobrados relativamente a alimentos prejudiciais à saúde – nossa e do feto.

Há sempre muitas dúvidas relativamente ao que se pode ou não comer durante a gravidez. Pode-se comer de tudo? Há restrições? Que quantidades comer?…estas são dúvidas que nos surgem logo nas primeiras semanas de gravidez.

O aumento de peso aconselhado é entre 9 a 12 kg, por isso há que moderar a alimentação – longe vai o tempo em que se achava que uma grávida tinha de “comer por dois”.

Claro que isto pode variar: se estivermos a falar de uma grávida que já tenha excesso de peso antes de engravidar poderá não aumentar tanto, e as magrinhas poderão aumentar mais, ou as grávidas de gémeos.

É importante esclarecer com o médico as dúvidas que vão surgindo relativamente à alimentação, mas no geral, os princípios básicos são estes:

1. Uma alimentação variada é fundamental – ou seja, rica em proteínas e vitaminas, com gorduras e hidratos de carbono qb. Sopas e legumes, carne e peixe são fundamentais. A fruta não deve ser ingerida em excesso porque tem muito açucar (2 a 3 peças por dia são suficientes).

2. Muita água – a água ajuda a tudo na gravidez! Toca a fazer um esforço e beber 2 litros de água por dia.

3. Não ficar mais do que 2-3 horas sem comer e fazer pelo menos 5 refeições por dia

4. Atenção à toxoplasmose – quem não está imune tem de ter cuidados redobrados: nada de comer carne mal passada, nada de comer vegetais crus e fruta fora de casa, sem ter a certeza que são MUITO bem lavados, nada de se esquecerem de lavar MUITO BEM as mãos depois de mexer em gatinhos ou terra.

5. Atenção ao sushi – o peixe cru pode ter bactérias e outros microorganismos prejudiciais ao feto, já para não falar nos vegetais a acompanhar, que podem transmitir toxoplasmose. Uma opção pode ser o sushi para grávidas, que já existe em vários restaurantes e é cozinhado, e portanto, seguro.

6. Atenção a queijos e enchidos – a Listeria é um agente infeccioso, quue cresce particularmente nos queijos moles, e que provoca na grávida e feto uma infecção de gravidade variável. É fundamental confirmar se é tudo pasteurizado e certificado e não abuser deste tipo de alimentos. Quanto aos enchidos, só cozinhados.

7. Mariscos, eventualmente só acabados de fazer e bem cozinhados (com origem de confiança). E ovos com clara e gema bem passadas – cuidado com as salmonelas.

8. Nada de álcool ou tabaco. A gravidez é uma excelente altura para deixar de vez o tabaco, porque sabemos que influencia negativamente a saúde da mãe, do feto e aumenta as complicações na gravidez, incluindo o descolamento de placenta e a morte fetal. O álcool também causa importantes malformações a nível fetal e deve ser evitado. Dois cafés por dia são permitidos, mas atenção a colas, chás e chocolates em excesso que também contêm cafeína. Os adoçantes também são desaconselhados a grávidas.