A gravidez é um momento especial que merece ser celebrado - nós adoramos a ideia de fazê-lo com uma festa!
O conceito do babyshower, que podemos traduzir para “chá do bebé”, é uma tradição nos Estados Unidos da América e também no Brasil, que se tem assumido como tendência em Portugal nos últimos anos.
Mas o que é o chá de bebé, afinal?
É um convívio entre amigas, no qual a grávida e o seu rebento são o centro das atenções. A decoração, a comida e a animação são pensados ao pormenor para que o dia se torne uma memória bonita desta fase tão importante, e que um dia possam ser transmitidas também ao bebé. Neste chá de bebé, as convidadas organizam-se para oferecer um ou mais presentes; junta-se, portanto, o útil ao agradável.
Como organizar um chá de bebé?
Fotografia: JoJo Maman Bebe Blog
– Tradicionalmente, o chá de bebé é uma festa só de mulheres, mas obviamente o pai pode estar presente também. É uma decisão que cabe consoante as dinâmicas familiares.
– Se lhe parecer complicado fazer uma lista de convidadas, e se estiver com medo de se esquecer de alguém importante, pode pedir à grávida que escolha ela as pessoas que gostaria que estivessem presentes. Tudo o resto… surpresa!
– Faz mais sentido que o chá de bebé seja celebrado no 3º trimeste de gravidez, numa fase em que a grávida já está mais confortável com as alterações físicas e emocionais que a gestação provoca. É igualmente importante que aconteça quando a família tem mais claramente definidas as necessidades materiais ainda por suprir. Faltam fraldas? Ainda não compraram a alcofa? Se calhar o ideal era oferecerem pijamas! Assim, as convidadas poderão organizar-se melhor no sentido de presentearem o bebé com algo efetivamente necessário.
– Ainda que não seja obrigatório, escolher um “tema” para o babyshower ajudará à organização da festa em si: facilita a escolha da decoração, pode proporcionar alguns jogos divertidos, e torna o ambiente ainda mais bonito. Se quiser fugir ao tradicional rosa e azul, pense nos gostos da futura mamã.
– A hora do dia e o quão formal ou informal é a celebração ditarão que servir de comida e bebida. Se a ideia de cozinhar para dezenas de pessoas lhe parece desanimadora, e se não tiver a possibilidade de contratar um serviço de catering, pode sempre pedir a cada convidada que leve um prato diferente. É uma forma fácil, económica e deliciosa de ter uma variada oferta na mesa.
– Se estiverem crianças na festa, faz sentido planear atividades e jogos para os entreter.
– Também se devem pensar em jogos com e para a futura mamã, como por exemplo adivinhar o perímetro da circunferência da barriga, o sabor de diferentes papas de bebés, ou que convidada é aquele lindo e gorducho bebé da fotografia.
Convites Chá de bebé
Há muitos e de diversas formas e feitios. Inspire-se em alguns dos que encontrámos e lhe mostramos.
Foto: eunenem
Este convite além de ser muito giro, dá para editar o que está escrito e escolher a cor de fundo, havendo várias opções para que personalize a seu gosto. Além disso, depois de editar os convites pode enviá-lo para o seu email e até enviar para a lista de convidados pela mesma via.
Foto: DCore Você
Este é outro tipo de convite, no entanto enrola-se tal muitos dos casamentos. A rede dá-lhe um ar rústico e o convite pode imprimi-lo e colá-lo na rede. Depois uma fitinha com uma etiqueta e já está. Além de um convite, pode ser guardado pelos convidados como uma lembrança. Simples, mas muito bonito!
Foto: decorfácil
Se preferir algo mais minimalista, pode sempre imprimir o seguinte, preencher (pois, claro!) e comprar só uns envelopes para distribuir pelos amigos e familiares.
Decoração chá de bebé
Tendo em conta o estilo que quer dar ao chá de bebé, existem também diversos tipos de de decoração. Esta primeira foto ilustra uma decoração simples e ao mesmo tempo requintada, com a presença das flores e elementos decorativos como bonecos e chávenas com docinhos.
Foto: Vida Decora
Esta próxima decoração é bem mais ao estilo tribal e rural, na qual se apostou nas cores neutras e elementos visuais com cor e desenhos simétricos para compor a mesa. Repare que até os cupcakes são decorados. Vem por aí um reguila que até já cá tem fora uma fisga
Foto: Vida Decora
Se, no entanto, procura algo mais fancy, pode-se inspirar na foto abaixo, onde reinam os tons amarelo e cinzento. A mesa não está com excesso nem com pouca comida, parece estar mesmo na proporção perfeita. Os tons cinza e o amarelo, bem como o padrão dão-lhe um toque de glamour.
Foto: Vida Decora
Bem-vindo bebé!
Um testemunho divertido
A Renata do positive mood organizou um baby shower para uma amiga de longa data e conta-nos todos os detalhes.
Não faltou o chá e o íntimo lanchinho entre amigas. Sempre com o toque e o detalhe certo: as bolachinhas com tema de bebé, os saquinhos de pipocas ready to pop!, as fraldinhas que não mais deixarão a futura mamã, um bolo divertido (e saboroso) e uma decoração única e à altura do pequeno LM e sua mamã.
Não faltou diversão e os registos ficaram também na divertida sessão fotográfica em photobooth.
Todas se inspiraram para deixar as suas marcas na fralda do nosso bebé, personalizada à mão pela love doodles. E, nos postais “conselhos à mãe, desejos para o bebé”, que tanta risota arrancou às tias…
Enfim, tudo feito com o maior amor, respeitando os tons do futuro quarto do nosso príncipe!
Tudo para dar graças por este estado (de graças). Pela saúde, pela criação, pelo amor, pela amizade! Dizer à mamã que estamos com ela antes que esta só tenha olhos e ouvidos para ti, bebé! Hoje tomamos chá, amanhã mudaremos a tua fralda. Hoje posamos para as fotos, amanhã te embalaremos. Hoje deixamos dicas e desejos, palavras escritas que amanhã esqueceremos. Faremos o nosso melhor.
Veja também:
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Este artigo foi útil para si?