Gravidez > Grávida com estilo > Celebrar a gravidez

Celebre a chegada do seu bebé com um baby shower!

Baby Shower

A gravidez é um momento especial que merece ser celebrado - nós adoramos a ideia de fazê-lo com uma festa!

O conceito do baby shower, que podemos traduzir para “chá do bebé”, é uma tradição nos Estados Unidos da América, e também no Brasil, que se tem assumido como tendência em Portugal nos últimos anos.

Mas o que é o baby shower, afinal?

É um convívio entre amigas, no qual a grávida e o seu rebento são o centro das atenções. A decoração, a comida, a animação, tudo é pensado ao pormenor para que o dia se torne uma memória bonita desta fase tão importante, e que um dia possam ser transmitidas também ao bebé – ao mesmo tempo, as convidadas organizam-se para oferecer um ou mais presentes; junta-se, portanto, o útil ao agradável.

Como o ideal é que a grávida relaxe e aproveite ao máximo a experiência (já tem tanto com que se preocupar!), é conveniente que a organização da festinha esteja a cargo de alguma amiga próxima, como a madrinha do bebé.

Como organizar um baby shower?

Baby Shower

– Tradicionalmente, um babyshower é uma festa só de mulheres, mas obviamente o pai pode estar presente também. É uma decisão que cabe consoante as dinâmicas familiares.

– Se lhe parecer complicado fazer uma lista de convidadas, e se estiver com medo de se esquecer de alguém importante, pode pedir à grávida que escolha ela as pessoas que gostaria que estivessem presentes. Tudo o resto… surpresa!

– Faz mais sentido que o babyshower seja celebrado no 3º trimeste de gravidez, numa fase em que a grávida já está mais confortável com as alterações físicas e emocionais que a gestação provoca. É igualmente importante que aconteça quando a família tem mais claramente definidas as necessidades materiais ainda por suprir. Faltam fraldas? Ainda não compraram a alcofa? Se calhar o ideal era oferecerem pijamas! Assim, as convidadas poderão organizar-se melhor no sentido de presentearem o bebé com algo efetivamente necessário.

Baby Shower

– Ainda que não seja obrigatório, escolher um “tema” para o babyshower ajudará à organização da festa em si: facilita a escolha da decoração, pode proporcionar alguns jogos divertidos, e torna o ambiente ainda mais bonito. Se quiser fugir ao tradicional rosa e azul, pense nos gostos da futura mamã.

– A hora do dia e o quão formal ou informal é a celebração ditarão que servir de comida e bebida. Se a ideia de cozinhar para dezenas de pessoas lhe parece desanimadora, e se não tiver a possibilidade de contratar um serviço de catering, pode sempre pedir a cada convidada que leve um prato diferente. É uma forma fácil, económica e deliciosa de ter uma variada oferta na mesa.

– Se estiverem crianças na festa, faz sentido planear atividades e jogos para os entreter.

– Também se devem pensar em jogos com e para a futura mamã, como por exemplo adivinhar o perímetro da circunferência da barriga, o sabor de diferentes papas de bebés, ou que convidada é aquele lindo e gorducho bebé da fotografia.

Também é possível colocar a responsabilidade nas mãos dos melhores profissionais.

Baby Shower

O Hotel Valverde, um espaço maravilhoso em Lisboa, lançou oficialmente o seu novo serviço de Baby Shower em parceria com a Bioderma, que no final de cada baby shower irá oferecer à futura mamã uma mala de maternidade com todos os produtos da gama ABC Derm.

Os valores situam-se nos 22€ por pessoa e a decoração do espaço, a gosto da grávida ou da responsável pela surpresa, pode ser feita pela Menta Dourada, empresa especializada neste tipo de eventos e parceira do Hotel para os Baby Showers.