Gravidez > Engravidar > Antes de Engravidar

Teste de ovulação: vamos lá tentar engravidar?

teste de ovulação

Se quer muito ter um bebé e quer apostar em todas as frentes, saiba que existem diversos tipos de teste de ovulação que indicam os dias mais fertéis para conceber.

Para todas as mulheres que querem engravidar, é importante calcular o período fértil, para saberem quais os dias mais indicados para conceberem um bebé, especialmente o período em que estão a ovular – isso e alguns truques sobre como engravidar (claro!). Para além da importância de aprender a calcular o período fértil, também é iguamente importante saber quais os dias em que existe maior probabilidade de engravidar (o pico na ovulação). É nesse sentido precisamente que os testes de ovulação a ajudam a detetar esses dias.

Teste de ovulação

O que é?

Os testes de ovulação são uma ferramenta que ajuda a identificar os dias mais férteis, prevendo quando irá acontecer a ovulação e os dois dias mais férteis. Este tipo de teste deteta a produção da hormona LH, hormona esta responsável pela expulsão do óvulo por parte do folículo ovárico, através da saliva ou urina. A sua fiabilidade é de cerca de 98%.

Tipos de testes de ovulação

– Através da saliva

Para usar o teste de ovulação da farmácia pela saliva basta molhar o bastão, que é parecido com um batom, na sua saliva e o resultado pode ser visto logo a seguir. O bastão contém um dispositivo que muda de cor quando a mulher está a ovular ou quando esse período está próximo.

Através da urina

Se o teste for concebido para utilização da urina, basta molhar a pipeta na urina e observar as mudanças de cores que ocorrem. Para uma correta interpretação, aconselhamos a ver o folheto.

Teste de ovulação caseiro

O teste de ovulação caseiro é realizado ao introduzir a ponta do dedo indicador no órgão da mulher e verificar a consistência do muco vaginal. Caso este seja transparente e fluido e pouco pegajoso, parecido com a clara do ovo a mulher está no período da ovulação.

Teste de ovulação digital

Neste caso, basta urinar para a pipeta do teste (muito semelhante ao do teste de gravidez) e esperar cerca de 3 minutos para ter o resultado. Normalmente, quando aparece um smile quer dizer que a mulher está a ovular.

Como fazer

Para recolher as amostras e realizar o teste de ovulação, a mulher deve:

  1. Recolher a urina todos os dias à mesma hora, sendo que a amostra deve ser colocada num recipiente limpo e seco, de plástico ou vidro (pode adquiri-lo na farmácia);
  2. Ao contrário do teste de gravidez, não deve ser usada a primeira urina do dia;
  3. Diminuir a ingestão de líquidos 2 horas antes de recolher a amostra;
  4. O teste deve ser feito imediatamente depois da recolha da urina.

Exemplos no mercado e preços

  • Clear blue, dependendo do local onde for comprado pode custa entre 15€ e 30€;

Estes são apenas alguns dos muitos que pode encontrar no mercado português ou online.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *