Pressão arterial da mulher antes da conceção pode revelar o sexo do bebé - Pumpkin.pt

Pressão arterial da mulher antes da conceção pode revelar o sexo do bebé

sexo do bebé

Um estudo publicado recentemente na China descobriu que a pressão sanguínea da mãe antes da conceção pode influenciar o sexo do futuro filho.

“Qual será o sexo do bebé?” é o que vem à cabeça de muitos pais assim que descobrem que vem aí um novo membro da família. Mas, nem sempre é fácil obter resposta para essa pergunta, nem – até agora – era possível prever o sexo do bebé, sem ter que recorrer às ecografias.

Sexo do bebé

Ainda assim, existem muitos mitos sobre este tema. Há quem diga que se a barriga da mulher grávida estiver alta, o bebé que aí vem é do sexo feminino. Por outro lado, se a barriga for “empinada” as crenças ditam que é um menino.

Contudo, não há provas científicas de que estes ditos populares correspondam à realidade. Até hoje em dia, não havia forma de prever o sexo do pequenino ser humano que as mulheres geram no seu ventre ainda antes de o fazer.

Até hoje sim, porque, de acordo com site de notícias Medical News Today, estão já a ser realizadas várias investigações sobre a forma de prever o sexo das crias de alguns animais objetos de estudo. Nesses, as fémeas com melhor condição física demonstraram ser as mais propensas a conceber crias do sexo masculino.

Alguns investigadores acreditam que no ser humano o processo é semelhante. No entanto, em vez de ser verificado somente pela atividade física, o sexo do bebé poderá também ser previsto com base no tipo de alimentação da gestante. As mulheres com as dietas mais equilibradas têm uma maior tendência a ter mais rapazes, contrariamente às mulheres com uma dieta pouco cuidada cuja tendência será para terem meninas. Ainda assim, também esta teoria gera muita controvérsia, não alcançando unanimidade quanto à sua veracidade.

Pressão sanguínea e Sexo do bebé: existirá uma relação entre os dois?

menino ou menina

Um outro estudo, publicado no American Journal of Hypertension, optou por outro caminho, sendo a investigação sobre a possível relação entre a pressão arterial da mulher antes da conceção do feto e o sexo do futuro bebé.

O endrocrinologista Ravi Retnakaran do Hospital Mount Sinai, em Toronto, no Canadá, e um investigador do Instituto de Pesquisa Lunendfeld-Tanenbaum uniram esforços para criar uma equipa de investigadores com vista a estudar esta possível relação. Para isso, contaram com a participação de cerca de 1400 mulheres chinesas que se submeteram a algumas análises e exames, como as do colesterol, pressão arterial, nível de glicose no sangue e o número de triglicéridos presentes no corpo. Os exames foram realizados aproximadamente 26 semanas antes de engravidarem.

Destas gestações verificou-se o nascimento de cerca de 740 rapazes e 670 raparigas. Quando os resultados dos exames e dos fatores foram comparados (idade, tabagismo, circunferência da cintura, índice de massa corporal, triglicéridos, os dois tipos de colesterol – LDL e o HDL – e glicose), os cientistas constataram que a pressão arterial sistólica média antes da gravidez foi maior nas mulheres que engravidaram de um menino do que nas que engravidaram de meninas.

Assim sendo, o estudo “sugere que a pressão arterial de uma mulher antes da gravidez é um fator não reconhecido e que está associado com a probabilidade de ter um menino ou uma menina”, explica o endrocrinologista Ravi Retnakaran, acrescentando que “esse novo insight pode ter implicações, tanto no planeamento reprodutivo, como na nossa compreensão dos mecanismos fundamentais subjacentes à relação sexual dos humanos”.

As conclusões podem parecer estranhas, mas este foi apenas um de muitos passos que precisam ser dados para atestar a veracidade deste pressuposto. Há ainda muita pesquisa a realizar. Quem o diz é a equipa chinesa que liderou o estudo.

Mas, como diz o ditado popular português “Mais vale prevenir…”. Portanto, pelo sim, pelo não, verifique a pressão arterial antes de “começar os treinos”!

Formas de saber o sexo do bebé

  • Ecografias de gravidez

Um dos métodos mais seguros para saber o sexo do bebé é a ecografia, exame pré-natal realizado pelo menos três vezes durante a gestação. Na primeira ecografia, feita entre as 10 e as 14 semanas de gravidez, é provável que consiga saber o sexo do bebé. No entanto, é mais provável que isso aconteça na segunda ecografia de gravidez, entre as 20 e as 22 semanas de gravidez, mas está sempre dependente do pequeno e da sua posição.

  • Exame de sangue

É ainda possível descobrir o sexo do bebé através de um exame sanguíneo na mãe, realizado a partir das 8 semanas de gravidez e basicamente o que faz é procurar no sangue da mãe indícios do cromossoma Y, demorando o resultado a ficar pronto cerca de 5 dias.

  • Teste de urina

Tal e qual como faz para o teste de gravidez, poderá fazer um teste de urina para saber o sexo do seu bebé a partir da 10ª semana. No entanto, convém alertar que a sua interpretação nem sempre é fácil, uma vez que a mesma é feita através da análise da cor da urina.

  • Tabela chinesa

Existe ainda uma outra forma de descobrir o sexo do bebé que é a tabela chinesa. Esta tabela funciona da seguinte maneira:

1) A mulher deve, em primeiro lugar, descobrir a sua idade lunar, que é a idade quando engravidou + 1, desde que não tenha nascido em janeiro ou fevereiro.

Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 11/06/82, em 2012 completa 30 anos. Então, se ela engravidar nesse ano, sua idade lunar será 31.
Quem nasceu em janeiro ou fevereiro não precisa acrescentar +1 à sua idade, pois a sua idade lunar é a mesma idade em que engravidou. Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 29/01/85, em 2012 completa 27 anos. Se ela engravidar neste ano, sua idade lunar será 27, pois não necessita somar nada.

2) Depois, basta saber o mês em que engravidou e verificar na tabela abaixo. Os quadrados azuis representam os meninos e os quadrados cor de rosa representam as meninas.

sexo do bebé - tabela chinesa

Apesar do método afirmar ser 99% eficaz, um estudo realizado sobre esta concluiu que a tabela chinesa acertará apenas 50% das vezes (aqui na Pumpkin testámos e verificámos que, de facto, acertou em metade das abobrinhas).

Atenção que isto é apenas uma estimativa, sendo que só saberá o sexo do bebé na ecografia.

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<