Gravidez > Crescimento > Semana a semana

9 semanas de gravidez: orelhinhas, olá!

9 semanas de gravidez

A cada semana que passa, o seu bebé (e barriguinha) crescem mais um pedaçinho.

A partir de agora, crescimento ao rubro!

9 semanas de gravidez

O bebé já tem braços, pernas, olhos, alguns órgãos e até os genitais e estes já se notam, apesar de ainda não estarem ainda totalmente formados. No entanto, os genitais ainda não são visíveis na ecografia. O que é visível é a orelha (totalmente formada por fora) e, no fim desta semana, também por dentro.

Ainda se pode notar uma certa desproporcionalidade no corpo do bebé – a cabeça ainda é bastante maior que o corpo, mas isso mudará daqui em diante. Agora que já tem a estrutura básica do corpo, irá notar um desenvolvimento muito mais acelerado, não só em termos de desenvolvimento dos órgãos, como também a nível de peso – vai, a partir de agora, começar a ganhar peso rapidamente até estar, finalmente, nos seus braços.

9 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 9 semanas de gravidez correspondem a dois meses e uma semana.

Sintomas

Nesta semana, os principais sintomas são:

  • sono, sono e mais sono;
  • enjoos, azia e aversão a alguns cheiros;
  • variações de humor como se fosse uma montanha russa, que ora está no pico lá de cima, ora no cume cá de baixo.

Para combater os enjoos e a azia na gravidez, aconselhamos a que tenha refeições leves e que coma maçãs vermelhas e bolachas de água e sal.

Normalmente, estes sintomas melhoram muito depois das 12 semanas de gravidez. Já está quase!

Tamanho e peso do bebé

Às 9 semanas de gravidez, apesar de o bebé ter 7 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação conta para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de uma azeitona, ou seja, tem entre 2 e 2.5 cm, e pesa cerca de 2 gramas.9 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana (7)

Mudanças no seu corpo

Algumas mulheres podem já notar alguma alteração na barriguinha, devido ao inchaço, sendo mais visível ainda nas mulheres que vão na segunda ou terceira gravidez.

As principais mudanças do seu corpo até agora são:

  • dores e tensão mamária, juntamente com o aumento de volume do peito;
  • auréolas com uma tonalidade mais escura;
  • algumas dores de cabeça e de costas;
  • pode começar a fantasia dos desejos para as mamãs e a aventura para os pais encontrarem locais para ir comprar alguma comida especial que apeteça à futura-mamã;
  • aversão a um infinito número de comidas – tudo lhes parece “cair mal”. Por esse motivo, nestes primeiros 3 meses algumas destas mulheres em vez de ganharem peso, perdem-no.

No caso de se aperceber que está com dificuldade em ganhar peso, aconselhamos a visitar o seu médico para ver se existe a necessidade de ter uma ajudinha extra para ganhar peso nesta altura tão importante da sua vida.

A cada semana que passa, o seu útero cresce a olhos vistos para acomodar o bebé que aí vem. Se antes da gravidez, o útero era similar a um punho fechado, agora é do tamanho de uma papaia pequena. À medida que vai crescendo, pode sentir algumas cólicas e pontadas. Não se preocupe, é apenas o seu corpo a construir uma casinha para o novo habitante.

Consultas e exames

A esta altura é bastante provável que já tenha feito o teste de gravidez. Se o fez e deu positivo não fique a adiar a consulta com o obstetra. É importante começar a vigilância pré-natal o quanto antes.

Nessa consulta irão ser prescritas várias análises clínicas, como a que lhe permite saber se é ou não imune à toxoplasmose e ver se os outros parâmetros estão de acordo com o suposto. Irá ainda ser falado a suplementação de ácido fólico e iodo – vitaminas muito importantes para o desenvolvimento do bebé.

Relativamente à alimentação, é muito importante que, nesta fase inicial, opte por refeições leves e frequentes, juntamente com a ingestão de muitos líquidos, o que pode ajudar a minimizar os enjoos e o cansaço.

Se tem uma vida sedentária, está na hora de mudar! Faça caminhadas e mais algum tipo de exercício moderado ou pratique algum exercício moderado ou alguma técnica de relaxamento como o yoga (veja o nosso artigo de yoga para grávidas). Deve sentir-se bem fisicamente e preparar os seus músculos para o peso que brevemente terão de suportar.

exercício físico na gravidez ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação pós-parto.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • Já tem braços, pernas, olhos, alguns órgãos e até genitais – mas ainda estão em formação;
  • Esta semana terá as orelhinhas totalmente formadas;
  • Desta semana em diante, o bebé começa a ganhar peso a ritmo bastante mais rápido do que até aqui;
  • Algumas mulheres podem já notar alguma alteração na barriguinha, por causa do inchaço;
  • Reveja a sua alimentação e rotina de exercício físico;
  • Se ainda não marcou a consulta pré-natal, está na altura de o fazer.

Consulte a semana seguinte – 10 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Exames Pré-Natal: Para que serve o Harmony, amniocentese e outros testes?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *