Gravidez > Crescimento > Semana a semana

7 semanas de gravidez: viva os pulmões!

7 semanas de gravidez

Nesta semana o desenvolvimento continua ao rubro. Conheça todos os pormenores.

Continuam os grandes desenvolvimentos do pequenino habitante do seu ventre!

7 semanas de gravidez

Na teoria, o seu bebé é ainda um embrião, uma vez que ainda tem partes de algo semelhante a uma pequena cauda – cauda essa que vai desaparecer nas próximas semanas. Esta é a única coisa que vai diminuir, tudo o resto vai continuar em formação e tornando o seu bebé um pequenino ser humano “com tudo a que tem direito”!

As pálpebras começam a formar-se e já se começa a notar a forma do nariz.

O coração e o cérebro continuam em desenvolvimento, estando cada a sua formação cada vez mais complexa. Também as mãos, os músculos, o sistema nervoso e a medula espinal (o alongamento do sistema nervoso central e continuação do bulbo. A medula espinal está situada no interior da coluna vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal -desde o crânio à primeira ou segunda vértebra lombar) se formam.

Mas, o grande acontecimento desta semana é a formação de um dos órgãos fundamentais: os pulmões! Com ele, as células cerebrais e os neurónios multiplicam-se a todo o vapor!

7 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 7 semanas de gravidez correspondem a um mês e três semanas (yey, já vamos em quase dois meses!).

Sintomas

Nesta semana, os principais sintomas são:

  • muito sono;
  • muitos enjoos;
  • aversão a alguns cheiros, incluindo perfumes e até cheiros característicos de algumas pessoas.

Para este último ponto, aconselhamos a evitar perfumes pela manhã, uma pasta dentífrica com um cheiro muito forte. Comer algumas bolachas de água e sal, ou maçãs  ajudam a combater os enjoos e a azia na gravidez.

Normalmente, estes sintomas melhoram muito depois das 12 semanas de gravidez. Calma, mamã! Já não falta tudo!

Tamanho e peso do bebé

O bebé, apesar de estar ainda numa fase embrionária, tem está do tamanho de um arando.

7 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Apesar de já estar na 7.ª semana de gravidez, o seu bebé tem cinco semanas.

Como ainda há pouco tempo a gravidez começou, o peso do bebé ainda não pode ser calculado, mas dentro de uma semana (por volta das 8 semanas de gravidez) já poderá ter uma noção de quanto pesa o seu bebé.

Mudanças no seu corpo

Algumas mulheres podem já notar alguma alteração na barriguinha, devido ao inchaço. Também as auréolas das maminhas podem ficar com uma tonalidade mais escura. É, nestas próximas semanas, que todos os sintomas sentidos até aqui se começam a intensificar. Isto deve-se à presença em grande quantidade da hormona Beta hcG no corpo da mulher.

Algumas mulheres começam a sentir desejos nesta altura, já outras ganham aversão a um infinito número de comidas – tudo lhes parece “cair mal”. Por esse motivo, nestes primeiros 3 meses algumas destas mulheres em vez de ganharem peso, perdem-no.

Se verificar que está com dificuldade em ganhar peso, aconselhamos a que visite o seu médico, porque pode precisar de umas vitaminas com “super-poderes” para ajudá-la a ganhar peso e não ficar subnutrida.

A cada semana que passa, o seu útero cresce a olhos vistos para acomodar o bebé que aí vem. Se antes da gravidez, o útero era similar a um punho fechado, agora é do tamanho de uma papaia pequena. À medida que for crescendo, é possível que sinta algumas cólicas e pontadas. Não se preocupe, é apenas o seu corpo a construir uma casinha (arranjar espaço) para o novo habitante.

Consultas e exames

Nesta 7.ª semana, os níveis da hormona beta hCG já são suficientemente altos para que a gravidez seja detetada num qualquer teste de gravidez.

Caso já tenha feito o teste e este tenha dado o resultado positivo, agende uma consulta com um obstetra rapidamente para começar a vigilância pré-natal.

Nessa consulta irão abordar, entre outros temas, a suplementação de ácido fólico e iodo – vitaminas muito importantes para o desenvolvimento do bebé.

Relativamente à alimentação, é muito importante que, nesta fase inicial, opte por refeições leves e frequentes, juntamente com a ingestão de muitos líquidos, o que pode ajudar a minimizar os enjoos e o cansaço.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • As pálpebras do bebé começam agora a formar-se;
  • Já se começa a notar a forma do seu pequeno nariz;
  • As mãos, os músculos, o sistema nervoso e a medula espinal estão também em desenvolvimento;
  • Começa a formação dos pulmões;
  • Algumas mulheres podem já notar alguma alteração na barriguinha, por causa do inchaço;
  • As auréolas podem ficar mais escuras;
  • Está na altura de rever a sua alimentação e fazer algumas mudanças na sua rotina – opte por refeições leves e frequentes, juntamente com a ingestão de muitos líquidos;
  • Se ainda não marcou a consulta pré-natal, está na altura de o fazer.

Consulte a semana seguinte – 8 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Exames Pré-Natal: Para que serve o Harmony, amniocentese e outros testes?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *