Pode já saber se está grávida. Os sintomas manifestam-se cada vez mais intensos e o seu bebé desenvolve-se à velocidade da luz!
Começam os pequeninos grandes desenvolvimentos do pequenino habitante do seu ventre!
6 semanas de gravidez
O coração do bebé continua a desenvolver-se e a bombear sangue para o resto do seu corpo. Dividido em dois, o pequeno coração já faz 150 batimentos por minuto (bpm), quase o dobro do de um adulto. Incrível como um ser tão pequenino consegue bombear tanto sangue, não é?
As células do embrião dividem-se sem parar, e ele já começa a tomar a forma de um bebé – os olhos e as narinas começam a formar-se, bem como as orelhas e os braços e pernas com os seus pequenos dedinhos.
Também nesta etapa os genitais começam a desenvolver-se. A coluna, o cérebro, as veias e o coração estão em constante desenvolvimento. O estômago, os rins, fígado, pulmões e baço ainda são muito pequeninos, mas já existem para que se possam desenvolver a uma maior velocidade nas próximas semanas.
No final da semana, terá o tamanho de um feijãozinho, uma pequena ervilha.
6 semanas são quantos meses? Um mês e duas semaninhas (yey, já vamos em um mês e meio de bebé!).
Sintomas
Pode ainda não saber se está ou não grávida e os sintomas da gravidez, tal como na 2.ª, na 3.ª, na 4.ª e 5.ª semana são semelhantes com os de TPM. Pode sentir sensibilidade mamária e aumento do volume do peito, constantes variações de humor, um grande cansaço, enjoos (matinais ou não), aversão a alguns cheiros e azia.
Há probabilidade de, como na semana passada, sentir dores de cabeça, acrescido de prisão de ventre, excesso de saliva e acidez no estômago. Pode começar ainda a sentir mais vontade de fazer xixi e uma vontade incontrolável de assaltar o frigorífico de noite.
No entanto, estes sintomas deixarão de ser preocupantes quando perceber que é apenas o seu corpo a trabalhar para construir uma casinha para acolher o novo habitante da sua barriguinha.
Tamanho e peso do bebé
O bebé, apesar de estar ainda numa fase embrionária, tem está do tamanho de uma ervilha.
Apesar de já estar na 6.ª semana de gravidez, o seu bebé tem quatro semanas.
Como ainda há pouco tempo a gravidez começou, o peso do bebé ainda não pode ser calculado, mas dentro de 2 semanas (por volta das 8 semanas de gravidez) já poderá ter uma noção de quanto pesa o seu bebé.
Mudanças no seu corpo
Durante a gravidez, o corpo vai-se alterando a nível da estrutura óssea e da ordem interna dos órgãos. Além disso, o ritmo da respiração, o metabolismo, a circulação sanguínea, o funcionamento de órgãos como o fígado e intestino também sofrem alterações. Também a pele sofre/beneficia com os milhares de hormonas que correm pelo seu sangue – pode ficar com uma tez mais brilhante e lisa ou, pelo contrário, começar a ficar com algumas borbulhinhas ou manchas. Tudo depende da mulher e da gravidez.
Ao longo desta semana, pode ainda sentir prisão de ventre, excesso de saliva e acidez no estômago (a “maldita” responsável pela azia na gravidez).
O sono e os enjoos na gravidez chegaram em força e podem até modificar a sua rotina, principalmente no trabalho. Tente descansar o máximo que puder em casa. Se os enjoos forem muito fortes e provocarem muitos vómitos durante o dia, deve deslocar-se ao seu médico obstetra a fim de resolver a questão – até porque se continuar com vómitos muito frequentes pode ficar desidratada e tratar-se até de uma complicação que necessita de acompanhamento médico permanente, a Hiperemese Gravídica.
Consultas e exames
Nesta 6.ª semana, os níveis da hormona beta hCG pode ser já alto o suficiente para que seja detetado no teste de gravidez de farmácia.
Se já fez o teste e este deu positivo, agende uma consulta com o médico o mais depressa possível para começar a ser seguida nas consultas pré-natal.
Nessa consulta irão abordar, entre outros temas, a suplementação de ácido fólico e iodo, vitaminas muito importantes para o desenvolvimento do bebé.
Relativamente à alimentação, é muito importante que, nesta fase inicial, opte por refeições leves e frequentes, por beber muitos líquidos, o que pode ajudar a minimizar os enjoos e o cansaço.
Informações-chave desta semana de gravidez:
- O coração do bebé continua a desenvolver-se e a bombear sangue para o resto do seu corpo, a um ritmo de 150 bpm;
- Os olhos, as narinas, os braços, pernas e dedos começam agora a sua formação;
- Começa o desenvolvimento dos genitais, que determinará o sexo do bebé (virá aí um menino ou menina?);
- A gravidez começa a influenciar a sua estrutura óssea e o posicionamento e normal funcionamento dos seus órgãos, como o fígado e intestino;
- A pele pode também começar a sofrer alterações;
- Está na altura de rever a sua alimentação e fazer algumas mudanças na sua rotina;
- Se ainda não marcou a consulta pré-natal, está na altura de o fazer.
Consulte a semana seguinte – 7 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.
Temas da Semana:
- Enjoos na gravidez: como os prevenir e tratar?
- Azia na gravidez: O que é, porque surge e como tratar
Veja também:
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Este artigo foi útil para si?