Gravidez > Crescimento > Semana a semana

21 semanas de gravidez: 2ª ecografia

21 semanas de gravidez

Está na altura de ir ver, novamente, como está o seu bebé a crescer!

Nesta semana do segundo trimestre de gravidez, o bebé continua o seu desenvolvimento e ganho de peso, claro!

21 semanas de gravidez

Às 21 semanas de gravidez, o bebé é capaz de ouvir o som da sua voz e de a reconhecer. Que comecem as cantorias e os diálogos com o pequenino. Acredite que isso faz diferença. Ele responderá à sua maneira, provavelmente com pontapés ou mexendo-se dentro da sua barriga.

A partir desta semana, o seu bebé ouve tudo o que diz. Por isso, aproveite para lhe ler um livro ou cante-lhe uma música. Quando ele nascer, verá como se acalma quando lhe lê essa mesma estória ou lhe canta essa canção.

No entanto, o principal desenvolvimento desta semana é o início de produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

A semana passada começaram a surgir as sobrancelhas, as pestanas e os fios de cabelo na cabeça. Ora bem, nesta 21ª semana as sobrancelhas e as pálpebras já estão totalmente formadas.

Aos poucos vai ficando cada vez mais desenvolvido e mais pesado também (disso não se livra).

21 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 21 semanas correspondem a cinco meses e uma semana de gravidez.

Sintomas

É bastante provável que sinta, tal como nas semanas anteriores, um grande aumento do peito (que começam a preparar-se para produzir o primeiro leite materno, tão importante para a primeira grande tarefa após o parto – a amamentação), dores no baixo ventre, na barriga e nas costas, as pernas pesadas. Não se apoquente! São dores normais e características do útero a distender-se e do seu corpo a ganhar peso para o transformar numa casinha para um pequeno bebé.

Tamanho e peso do bebé

Às 21 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 19 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de um pepino, ou seja, mede cerca de 27 cm, e pesa 360 gramas aproximadamente.

21 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

Prepare-se para se ver numa edição desajeitada de si mesma. Como já ganhou algum peso e o útero continua em crescimento, o seu centro de gravidade mudou.

Daqui em diante, a sua barriguita irá crescer cerca de um centímetro por semana. Para minimizar o aparecimento de estrias na gravidez ou até “apenas” para manter a pele hidratada, é recomendável que comece uma rotina de cuidados de corpo. Além disso, já está mais do que na altura de comprar alguns outfits apropriados para esta fase mais redondinha (roupa de grávida).

Uma outra consequência do crescimento da sua barriga e do seu bebé é as dores nas costas e no baixo ventre. Para diminuir as dores nas costas na gravidez é importante que faça trabalho de reforço de costas, através de atividades como pilates e yoga para grávidas.

É ainda comum o surgimento de corrimentos vaginais, mas desde que não tenha um odor forte nem uma cor diferente do normal. Se assim não for, não deve ser motivo de preocupação. Algumas mulheres costumam começar a inchar já por volta dos cinco meses de gravidez, sendo o exercício físico na gravidez um grande aliado contra o inchaço e a retenção de líquidos.

Neste segundo trimestre as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor oscila muito agora. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

Qual o tamanho da barriga?

Já se começa a notar bem!

21 semanas de gravidez - barriga

Peso ideal para a futura mãe

Durante a gravidez, o aconselhável é que não ganhe mais do que 13 kg (mais kg menos kg), dependendo da estrutura da mulher e do seu historial clínico.

Nesta altura do campeonato, o aumento de peso costuma ser acelerado, portanto há que ter cuidado com a alimentação.

O ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de hipertensão na gravidez e diabetes gestacional, podendo originar  depois complicações durante o parto. Mas não se preocupe que o médico fará essa análise e indicar-lhe-á se estiver acima ou abaixo do peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Saúde (consultas, exames e outras informações)

Está mesmo na hora de fazer a 2ª ecografia, a chamada ecografia morfológica, na qual poderá ver como está o bebé a desenvolver-se, qual o seu sexo e, por fim, tentar encontrar já algumas semelhanças físicas com a família. Esta ecografia é normalmente realizada entre as 20 e as 22 semanas de gravidez.

Algumas mulheres podem já sentir um certo incómodo a dormir, porque à medida que a barriga vai crescendo, vai dando menos margem de manobra para descansar confortavelmente. Existem, porém, algumas posições que podem ajudar neste tema, como deitar-se de lado, com uma almofada entre os joelhos. Dessa forma, a coluna estará direita e sente-se mais equilibrada (sim, a força da gravidade existe mesmo e só se sente a sua força quando a barriga começa a crescer!).

Além disso, as pernas podem começar a inchar e ficar pesadas, dando origem às varizes. Mas não há mal que não se cure! Evite ficar muito tempo em pé e dobrar as pernas quando se senta.

O apetite está em altas, o que pode fazê-la cair em demasiadas tentações. Um excesso é uma coisa, uma vida de excessos é outra. É importante parar para pensar que pode não ser assim tão positivo para o desenvolvimento do bebé como proveitoso para a mãe. Aprenda a escolher uma boa alimentação na gravidez, colocando de lado os alimentos proibidos na gravidez, optando por refeições leves e frequentes, ingerindo sempre muitos líquidos.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis (isto é válido para toda a gravidez).

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O bebé é capaz de ouvir o som da sua voz e de a reconhecer;
  •  O principal desenvolvimento desta semana é o dos ossos e o início de produção dos glóbulos vermelhos no sangue;
  • As sobrancelhas e as pálpebras já estão totalmente formadas;
  • Mamã, está na hora de fazer a 2ª ecografia!;
  • As pernas podem começar a inchar e pesadas, dando origem às varizes;
  • É possível, e normal, que o seu humor oscile muito agora;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com o seu corpo em geral.

Consulte a semana seguinte – 22 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *