Gravidez > Crescimento > Semana a semana

20 semanas de gravidez: os movimentos do bebé

20 semanas de gravidez

Um pequeno campeão que cresce a olhos vistos!

Até agora o bebé já se desenvolveu muito, mas ainda falta muito para estar totalmente formado. Nestas 20 semanas de gravidez, o pequenino desenvolve novas apetências e continuar a crescer a todo o gás! 

20 semanas de gravidez

O bebé está agora numa fase bem mais ativa!

Como os seus músculos estão a ficar mais fortes, ele mexe mais os braços e as pernas. É por  isso que, por volta das 20 semanas de gravidez, pode começar a senti-lo. Primeiro, parecem umas borboletas, depois os movimentos do pequenino vão-se tornando cada vez mais óbvios e fortes. Não tarda estará a dar pontapés com toda a força (força, mamã!) – sabemos que nem sempre é fácil, mas também sabemos quão maravilhoso é começar a sentir o bebé. Por esse motivo, quando a pequena “bananinha” começar a querer mostrar o ar da sua graça, mostre-lhe que está ali e a senti-lo, acariciando a sua barriguita.

Os órgãos internos estão a desenvolver-se rapidamente, mas os pulmões ainda não funcionam sozinhos, por exemplo. Nesta altura da gravidez, o bebé começa a engolir líquido do saco amniótico, o que vai fazê-lo treinar o seu sistema digestivo para fazer os seus “cocós” quando estiver cá fora com toda a família.

20 semanas de gravidez são quantos meses?

Se contabilizarmos cada mês como tendo 4 semanas, 20 semanas de gravidez correspondem ao quinto mês de gravidez.

Sintomas das 20 semanas de gravidez:

  • Cansaço;
  • Azia;
  • Sensação da bexiga estar sempre cheia – isto acontece, porque o bebé está a crescer a olhos vistos e a tornar a bexiga cada vez mais pequenina;
  • Pernas pesadas;
  • Falta de ar ou cansaço extra ao fazer algumas atividades do dia-a-dia que exijam mais do seu corpo;

Tamanho, peso e imagem do bebé

Às 20 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 18 semanas de idade (a ovulação e fecundação conta para o cálculo da data provável do parto) o seu bebé já é do tamanho de uma banana, ou seja, tem entre 16 e 25 cm de comprimento, e pesa entre 250 e 350 gramas – tal como as mães, tudo depende do bebé, uns podem ser mais pequeninos e leves e outros maiores e mais pesaditos.

20 semanas de gravidez - tamanho bebé

Mas não se deixe enganar pelo tamanho. O seu bebé está agora no auge do seu desenvolvimento.

Consultas e exames

Nas 20 semanas de gravidez é, habitualmente, a semana na qual é realizada a segunda das três ecografias de gravidez, chamada de morfológica. É através dela que poderá verificar se está tudo bem com o desenvolvimento do seu bebé e avaliar o estado da placenta e do cordão umbilical, além de poder fazer o rastreio da pré-eclâmpsia (uma complicação na gravidez que é diagnosticada nesta semana de gravidez ou após o parto e que consiste num incorreto desenvolvimento dos vasos sanguíneos da placenta).

É ainda nesta ecografia que poderá ver melhor o seu bebé, sendo possível ver o rosto, as mãos, os pés e os seus dedos. Mas, também aqui é mais fácil ver qual o sexo do bebé.

Será entre esta e as 22 semanas de gravidez que vai ter a sua segunda ecografia.

Mudanças no seu corpo

O seu útero dá já pelo seu umbigo e, a partir deste momento, vai continuar a crescer a uma maior velocidade – cerca de um centímetro por semana. Começa agora a sentir os primeiros movimentos do bebé, sejam eles uma mudança de posição ou os primeiros pontapés.

Como o seu corpo começa a bombear uma maior quantidade de sangue, o seu ritmo cardíaco vai aumentar. Juntamente com esse acréscimo de bpm (batimentos cardíacos por minuto), irá sentir que fica mais cansada ao subir uns degraus. É normal e tem tendência a piorar à medida que o bebé cresce no seu útero. Portanto, é normal sentir-se ofegante, mas aconselhamos a que converse com o seu obstetra sobre isso.

Neste 5º mês de gravidez, vai sentir-se com mais sono (sim, outra vez! Tal como no início da gravidez.). Deve aproveitar para descansar e relaxar sempre que puder!

É a altura ideal para começar a utilizar meias de compressão, evitar as roupas apertadas e descansar as pernas com algum intervalo. Tudo isto com um propósito: o de evitar a sensação de pernas pesadas e o aparecimento das varizes. Estes são alguns dos prós do aumento (necessário) do peso da barriga.

Se ainda não tem o umbigo totalmente para fora, é normal que agora ele decida começar a sair. Mas, mais uma vez, é algo que vai rapidamente ao lugar no após o parto.

Qual o tamanho da barriga?

20 semanas de gravidez

Peso ideal para a futura mãe

Às 20 semanas de gravidez, é possível que já tenha ganhado entre 4 a 6 kg desde que começou esta jornada, mas é normal que continue a aumentar. O ideal é que não aumente mais do que 12 a 15 quilos do seu peso antes de engravidar. Mas atenção que este valor é apenas uma estimativa. Tudo depende do peso registado antes de gravidez, da sua altura, da semana de gravidez em que se encontre e, como sabemos, todos estes fatores variam de mulher para mulher.

Se, por algum motivo médico, tiver de ter cuidado com o aumento de peso, consuma preferencialmente carnes magras e peixe e muita fibra, como frutas, vegetais, pão, massa e arroz integrais. Além disso, é muito importante que se hidrate muito – é recomendável a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia.

Por esse motivo, é tão importante que a alimentação na gravidez seja variada e equilibrada, com um pouco de todos os alimentos da roda de alimentos. Mas, não se esqueça que é importante que chegue ao bebé novos sabores, para estimular o seu olfato e o paladar.

É importante que já tenha introduzido, entre as 17 ou 18 semanas de gravidez, na sua rotina alimentar alguns alimentos com flúor (peixes, frutas e vegetais), uma vez que este é importante para a formação dos dentinhos de leite do seu bebé. Em caso de dúvidas fale com o seu médico acerca deste tema.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • Apesar do líquido amniótico distorcer um pouco os sons, às 20 semanas de gravidez o seu bebé já ouve a sua voz, o seu coração e as outras coisas que vão acontecendo à sua volta, vê e sente as suas emoções;
  • Começa a aperceber-se da luz “lá de fora”, mas ainda não sabe porque há horas com mais luz e outras com menos;
  • Os seus braços, pernas, mãos e dedos estão totalmente formados. Entramos na fase de ganho de peso para que continue o seu crescimento saudável;
  • O bebé já abre a boca e respira;
  • A barriga já é bem visível “a olho nu”;
  • O crescimento do bebé pressiona a bexiga e faz com que a sua mãe vá à casa de banho com mais regularidade.

Consulte a semana seguinte – 21 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *