2 semanas de gravidez: saiba mais sobre a gravidez! - Pumpkin.pt

2 semanas de gravidez: a fecundação

2 semanas de gravidez

Vamos lá a ver quem corre mais rápido!

É nesta semana que começa a fecundação dos óvulos que, depois, geram um pequenino ser humano.

2 semanas de gravidez

Entre o 12.º e o 18.º dia do ciclo menstrual dá-se a ovulação, ou seja, a altura em que o óvulo amadurece e se prepara para receber um visitante (o espermatozóide). O óvulo cresce, amadurece e começa a sua viagem pelas Trompas de Falópio, onde fica até que cheguem os espermatozóides. Mas, só lá fica durante 24 horas aproximadamente, pelo que o espermatozóide mais rápido será o que vai fecundar o óvulo e gerar o embrião.

Logo depois de penetrar a barreira e entrar no óvulo, eis que o óvulo modifica a sua superfície, impedindo que os outros espermatozóides resistentes à viagem o penetrem. De seguida, nas 3 semanas de gravidez, os núcleos fundem-se e dão origem a um zigoto, uma nova combinação de DNA do pai e da mãe, gerando assim um terceiro pequenino ser humano, o vosso bebé!

Contudo, destas duas células – o óvulo e o espermatozóide -, outras aparecem e multiplicam-se quase que à velocidade da luz. Se forem libertados dois ou mais óvulos e esses também forem fecundados, há uma grande probabilidade de ter gémeos, trigémeos e por aí a fora!

Sintomas

Tal como na 1 semana de gravidez, na 2 e na 3 é comum que os sintomas de gravidez se confundam com os sinais da TPM. Além disso, o aumento da sensibilidade mamária, as mudanças de humor e outros fatores podem indicar também uma proximidade com a próxima menstruação.

Caso esteja grávida, vai perceber que o motivo desses sintomas não é a menstruação, mas sim o anunciar de uma gravidez.

Apesar de poder já estar grávida. ainda não é possível confirmá-lo através do teste de gravidez de sangue, visto o resultado ser apenas fiável passadas 2 semanas e alguns dias.

Tamanho e peso do bebé

O bebé, apesar de estar ainda numa fase embrionária, é do tamanho de uma semente de sésamo. Já imaginou a sua sementinha?

2 semanas de gravidez - - O tamanho do seu bebé esta semana (2)

Como só agora a gravidez vai começar, o peso do bebé ainda não pode ser calculado, mas dentro de seis semanas (por volta das 8 semanas de gravidez) já poderá ter uma noção de quanto pesa o seu bebé.

Mudanças no seu corpo

Desde os primeiros dias de menstruação que o seu corpo se prepara para fornecer um espacinho para o futuro novo habitante, garantindo que nada falta para a sua “cómoda” instalação.

O volume do seu sangue duplica para que comece a fornecer também oxigénio ao bebé. Além disso, é possível que, no decorrer desta semana, sinta algumas picadas num ou nos dois lados do abdómen, facilmente confundível com dores nos ovários. Também os níveis de estrogénio presentes no sangue aumentam e as paredes do útero ficam mais grossas para aninhar o embrião, tentando que tudo corra bem para que, daqui a uma semana, a gravidez seja certa.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O espermatozóide fecunda o óvulo;
  • Com a fecundação, nasce um embrião;
  • Começam a notar-se algumas mudanças no corpo da mulher, fisicamente e emocionais – sintomas parecidos aos da TPM e da chegada da menstruação;
  • O volume do seu sangue duplica para dar oxigénio também ao bebé;
  • Os níveis de estrogénio no sangue aumentam e as paredes do útero engrossam para aninhar o embrião;
  • Vai começar agora a aventura de uma possível gravidez.

Consulte a semana seguinte – 3 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *