Gravidez > Crescimento > Semana a semana

17 semanas de gravidez: acumular gordurinha e crescer é o lema!

15 semanas de gravidez

Começa agora o reservatório de acumulação de gordura.

Nesta semana do segundo trimestre, o bebé continua o seu desenvolvimento e ganho de peso, claro!

17 semanas de gravidez

A partir de agora, a formação do seu bebé passa a ser mais lenta, mas o seu peso começa a aumentar cada vez mais de semana para semana!

Esta semana, o bebé começa a acumular gordura corporal, muito importante para manter o seu corpo quentinho. Às 17 semanas de gravidez, os seus pulmões estão já formados e já tem traqueia, brônquios, mas como ainda lhe faltam os alvéolos, os pulmões ainda não funcionam.

Também os seus olhos começam a olhar para a frente, em vez de para os lados (como faziam até agora).

Nesta altura o bebé mexe-se sem parar, e, apesar de poder não sentir, não vai tardar muito para sentir as suas voltinhas, pontapés e “esticanços” na barriguinha. Vai ficando cada vez mais óbvio à medida que a gravidez avança e o seu bebé cresce.

17 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 17 semanas de gravidez correspondem a quatro meses e um semana.

Sintomas

Nesta semana, bem como na anterior, os principais sintomas são o aumento das mamas (para começar a preparar-se para produzir o primeiro leite materno, tão importante para a primeira grande tarefa após o parto – a amamentação), dores no baixo ventre, na barriga e nas costas. São dores normais e características do útero a distender-se e do seu corpo a ganhar peso para poder acolher, alimentar e transportar o seu bebé.

Tamanho e peso do bebé

Às 17 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 15 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de uma manga, ou seja, mede cerca de 13 cm, e pesa 140 gramas, aproximadamente.

17 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

A barriga continua a crescer. Em algumas mulheres, a gravidez pode já ser visível, mas noutras ainda não. A partir de agora, e tal como o bebé, a sua barriga vai crescer rapidamente. Não tarda já vai poder exibi-la orgulhosamente.

Mas, é precisamente por essa barriguinha começar a querer dizer olá que se torna fundamental o cuidado com a pele. Com vista a evitar ou minimizar o aparecimento de estrias na gravidez ou até “apenas” para manter a pele hidratada, deve começar a estabelecer uma rotina de aplicação de cremes gordos.

O bebé, já bem mais crescido do que há umas semanas, mexe-se muito, mas, nesta fase, nem todas as mulheres conseguem perceber se era o bebé a mexer ou se era um qualquer outro fenómeno digestivo.

Uma outra consequência do crescimento da sua barriga e do seu bebé é as dores nas costas e no baixo ventre. Para diminuir as dores nas costas é importante que faça trabalho de reforço de costas, ou atividades como pilates e yoga para grávidas.

Neste segundo trimestre de gravidez as hormonas estão ao rubro, razão pela qual o seu humor oscile muito agora entre a tristeza e a alegria, e passe por momentos em que sinta receio do que o futuro lhe reserva ou uma excitação imensa por se aperceber que dentro de 25 semanas (ou um pouco antes, quiçá) vai ter o seu bebé nos seus braços. A enorme quantidade de hormonas também poderá resultar numa maior dificuldade de concentração e organização – lá está, é como se diz: “É o cérebro de grávida”.

No worries. É normal! Aproveite a gravidez sem stress!

Qual o tamanho da barriga?

Às 17 semanas de gravidez, é provável que a sua barriga esteja um pouco mais arredondada. Pode ser (e é, com certeza!) visível para si, mas as outras pessoas podem não notar.

17 semanas de gravidez - barriga

Peso ideal para a futura mãe

Nestes primeiros quatro meses, é recomendável que o aumento de peso seja de 2,5 a 5 quilos. Durante a gravidez, o aconselhável é que não ganhe mais do que 13 kg (mais kg menos kg), dependendo da estrutura da mulher e do seu historial clínico.

No entanto, é importante ter em conta que o ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de hipertensão na gravidez e diabetes gestacional, podendo originar  depois complicações durante o parto.

Mas não se preocupe que o médico fará essa análise e indicar-lhe-á se estiver acima ou abaixo do peso ideal para a fase da gravidez em que se encontra.

Saúde (consultas, exames e outras informações)

Esta é a semana ideal para realizar um exame pré-natal, a amniocentese, um exame que é realizado para analisar os genes do bebé e detetar possíveis os cromossomas responsáveis por malformações congénitas, como a Síndrome de Down, por exemplo.

Algumas mulheres preferem evitar o sexo na gravidez, devido a algumas ideias pré-concebidas que não se adequam à realidade (um dos mitos na gravidez). Já outras, sentindo-se lindas e felizes, notam um aumento da líbido. Independentemente de qual for o seu caso, saiba que se a gravidez for saudável e se não houver contraindicações médicas, o sexo na gravidez não só é saudável para a mãe e para o seu bem-estar, como para o feto, uma vez que este sente a felicidade da mãe.

O apetite que voltou há umas semanas podem fazê-la cair em demasiadas tentações. Mas um excesso é uma coisa, uma vida de excessos é outra e pode não ser assim tão positivo para o desenvolvimento do bebé como proveitoso para a mãe. Aprenda a escolher uma boa alimentação na gravidez, colocando de lado os alimentos proibidos na gravidez e faça refeições leves e frequentes, ingerindo sempre muitos líquidos.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O bebé começa a acumular gordura corporal;
  • Os pulmões estão já quase formados e já tem traqueia, brônquios, mas como ainda lhe faltam os alvéolos, os pulmões ainda não funcionam;
  • O bebé mexe-se sem parar na sua casinha;
  • É possível, e normal, que o seu humor oscile muito agora;
  • Chegou a altura ideal para realizar a amniocentese;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas;
  • É esperado que tenha aumentado 2,5 a 5 kg desde o início da gravidez.

Consulte a semana seguinte – 18 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *