Gravidez > Crescimento > Semana a semana

12 semanas de gravidez: cordas vocais, para que vos quero?

12 semanas de gravidez

A uma semana do final do "temível e doloroso" primeiro trimestre!

Uma semana com mais desenvolvimentos e novidades!

12 semanas de gravidez

A maior parte dos órgãos internos já estão formados, estando, no entanto e a partir desta semana, em constante aperfeiçoamento e crescimento, até ter todo o seu corpo formado e a aparência do bebé que vai conhecer no momento do parto.

O rosto do bebé está a mudar. Os seus olhinhos que estavam bem afastados, estão agora numa posição mais próxima e as orelhas também estão praticamente na posição definitiva. As unhas, que se formaram às 10 semanas de gravidez, dos pés e das mãos ganham uma maior definição, passando a ser mais fácil de percebê-las como elas serão no futuro.

Mas, durante esta semana também existem novas formações e acontecimentos:

  • formam-se as cordas vocais usadas para emitir o som do choro do bebé e, posteriormente, as suas primeiras conversas através de sons (o chamado palrar) e as primeiras palavras;
  • os rins  começam a funcionar;
  • o cérebro continua em pleno desenvolvimento.

Chegou o momento da maturação dos tecidos e órgãos que já se formaram.

12 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 12 semanas correspondem a três meses de gravidez. Está a semana do final do primeiro trimestre!

Sintomas

Nesta semana, os principais sintomas são basicamente os mesmos da semana anterior (11 semanas de gravidez):

  • sono, sono e mais sono;
  • alguns enjoos, azia e aversão a alguns cheiros;
  • dores nas costas e baixo ventre.

Normalmente, os enjoos na gravidez, os vómitos, o sono excessivo e a intolerância a alguns cheiros são sintomas que costumam desaparecer ou melhorar no segundo trimestre da gravidez, após as 12 semanas de gravidez. Ou seja, apenas tem de aguentar forte e firme esta e outra semaninha.

Tamanho e peso do bebé

Às 12 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 10 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de uma ameixa, ou seja, mede entre 5 e 7 cm, e pesa entre 8 e 14 gramas.12 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

Está na última semana do 1.º trimestre e, portanto, o risco de aborto espontâneo diminui drasticamente, podendo, por isso, ficar mais tranquila. Contudo, tranquilidade não significa que deve descurar dos cuidados.

A sua rotina sexual pode ter sofrido algumas alterações, mas caso tenha uma gestação normal e sem qualquer problemas de maior, pode perfeitamente ter sexo na gravidez!

Com o final do primeiro trimestre da gravidez aí à porta, as gestantes podem começam a ver a sua barriguinha a ficar mais redondinha e a sua cintura a ficar mais larga. Está na altura de verificar e definir os 10 mandamentos de uma grávida no primeiro trimestre de gravidez.

As principais mudanças do seu corpo são:

  • Mudanças no aspeto da face

Algumas mulheres ficam com mais acne, outras com uma tez mais iluminada. Tal acontece devido ao aumento do volume de fluxo sanguíneo que produz mais glândulas sebáceas e que são as responsáveis por dar à sua pele um aspeto mais saudável, bonito e iluminado. Mas, também essas glândulas podem produzir um excesso de oleosidade, originando acne.

  • Alterações nas unhas e no cabelo

As unhas ficam mais fracas e pode começar também a sentir o cabelo mais quebradiço.

  • Cólicas ou pontadas no baixo ventre

A cada semana que passa, o útero cresce para ir acomodando o bebé à medida que também ele vai crescendo. À medida que o útero ganha outras proporções, é possível que senta algumas cólicas e pontadas no baixo ventre. Não se preocupe, é apenas o seu corpo a adaptar-se a esta nova realidade de ter um bebé a crescer dentro de si.

  • Aumento do volume da circulação sanguínea.
  • Dores de costas.
  • Os famosos desejos.
  • Diminuição dos enjoos e do cansaço, logo mais energia (ALELUIA!).

Consultas e exames

Se ainda não fez a primeira ecografia, está na altura perfeita, visto que a primeira ecografia deve ser realizada entre as 11 e as 14 semanas de gravidez. Para além de poder ver (finalmente) o seu bebé e ouvir o seu coraçãozinho (similar ao galopar de um cavalo), esta ecografia permite verificar se o bebé se está a desenvolver de acordo com a sua idade gestacional, mas em especial para analisar de se se trata de uma gravidez normal (de um único bebé) ou gemelar (de dois ou mais bebés), ou até extrauterina (o que impede que a mesma continue, pois, além de acarretar riscos para a mãe e bebé, é uma gravidez que nunca chegará a termo, uma vez que o bebé não tem condições para se desenvolver fora do útero).

Se é daquelas mamãs que só lhe apetece ficar deitadinha no sofá, toca a levantar! Está na hora de mudar! Experimente fazer caminhadas ou pratique algum exercício moderado ou alguma técnica de relaxamento como a meditação e o yoga para grávidas. Deve sentir-se bem fisicamente e, acredite, estes exercícios irão preparar o seu corpo para o peso que brevemente terá de suportar. Além disso, o exercício físico na gravidez ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação pós-parto.

Não podemos deixar de ressalvar a importância de optar por refeições leves e frequentes e beber muitos líquidos. Acredita-se que, se o fizer, pode ter uma fonte extra de energia e minimiza os “efeitos secundários” de estar grávida (aqueles menos bons que, apesar de atenuados, ainda existem).

Ainda no que toca à saúde, é ainda essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas. É, por isso, uma boa altura para marcar uma consulta no dentista. Sangrar da gengiva enquanto faz a sua higiene oral passa a ser uma nova “rotina”, mas para tudo há uma solução. Converse com o seu dentista e opte por uma escova de dentes macia e evite esfregar os dentes com movimentos bruscos e repentinos..

Se passar parte da gravidez na altura da gripe, e se esta 12ª semana se situar entre outubro e março, é aconselhável tomar a vacina contra a gripe para se proteger da gripe na gravidez, de acordo com recomendações da Direção Geral de Saúde.

Agora que alguns dos sintomas começam a dar tréguas, pense no enxoval do bebé (pode começar a fazer uma lista de presentes que pode receber mais adiante quando fizer o chá de bebé e em algumas dicas para preparar o quarto do pequeno).

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • Formam-se as cordas vocais;
  • Os rins do seu bebé começam a funcionar;
  • Chegou o momento da maturação dos tecidos e órgãos que já se formaram;
  • Para as mamãs, o risco de aborto espontâneo diminui drasticamente;
  • É essencial que a futura-mamã tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas;
  • Entre a 11ª e 14ª semana de gestação é realizada a primeira ecografia.

Consulte a semana seguinte – 13 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Exames Pré-Natal: Para que serve o Harmony, amniocentese e outros testes?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *