Quase, quase no final do primeiro trimestre de gravidez!
Esta semana é a semana em que verá o seu bebé pela primeira vez.
11 semanas de gravidez
Os olhos e orelhas do seu bebé já estão formados e podem ser observadas durante a primeira ecografia (que acontece entre as 11 e as 14 semanas de gravidez). No entanto, apesar de as orelhas já estarem no local correto, ainda não estão a funcionar, uma vez que as ligações internas entre o ouvido e o cérebro estão ainda em formação.
Já os olhos têm agora pequenas pálpebras que estão constantemente a abrir e a fechar, apesar do bebé ainda não conseguir percecionar a luz, porque, uma vez mais, o nervo ótico está também ainda em fase de desenvolvimento. Tal e qual como faz com os olhos, o bebé abre e fecha a boca repetidamente, movimentos estes a que pode assistir na altura da primeira ecografia.
Sabia que às 11 semanas de gestação, o seu bebé já tem dentes do tamanho de um pequeno botão dentro das gengivas? É verdade. Quando chegar a altura certa eles irão dar o ar da sua graça e transformar o seu bebé desdentado num bebé com os dentinhos, passando progressivamente a ter a dentição completa.
Também o seu pequeno nariz está já totalmente formado, mas ainda tem uma pequena pele que sela os orifícios nasais.
11 semanas são quantos meses?
Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 11 semanas de gravidez correspondem a dois meses e três semanas. O final do primeiro trimestre está já ao virar da esquina!
Sintomas
Nesta semana, os principais sintomas são basicamente os mesmos da semana anterior (10 semanas de gravidez):
- excesso de sono;
- enjoos, azia e aversão a alguns cheiros;
- acumulação de saliva na boca;
- dores nas costas.
Normalmente, os enjoos na gravidez, o excesso de sono, a azia e a intolerância a alguns cheiros são sintomas que costumam melhorar no segundo trimestre da gravidez, após as 12 semanas de gravidez, o que significa que falta apenas uma semana.
Tamanho e peso do bebé
Às 11 semanas de gravidez, apesar do bebé ter 9 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação contam para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de um figo, ou seja, mede entre 4 e 5 cm, e pesa entre 7 e 13 gramas.
Mudanças no seu corpo
Com o final do primeiro trimestre da gravidez aí à porta, as gestantes podem começam a ver a sua barriguinha a ficar mais redondinha e a sua cintura a ficar mais larga.
As principais mudanças do seu corpo são:
- mudanças no aspeto da face – algumas mulheres ficam com mais acne, outras com uma tez mais iluminada;
- alterações nas unhas e no cabelo – as unhas ficam mais fracas e pode começar também a sentir o cabelo mais quebradiço;
- aumento de volume da circulação sanguínea;
- aumento de produção da saliva, que se deve à grande acidez do estômago ou devido aos constantes vómitos nesta primeira fase da gravidez (atenção: se vomitar com muita regularidade, deve consultar o médico, pois pode tratar-se de uma condição chamada Hiperemese Gravídica);
- começa a sentir a sua cintura a ficar mais larga;
- algumas dores de costas;
- os famosos desejos;
- aversão a um algumas comidas e cheiros. Por esse motivo, nestes 3 primeiros meses algumas mulheres em vez de ganharem peso, perdem-no.
No caso de verificar que está com dificuldade em ganhar peso, aconselhamo-la a visitar o seu médico para ver se existe a necessidade de ter uma ajudinha extra. Mas, convém ressalvar que, com o avançar da gravidez, os enjoos e os maus estares gerais começam a diminuir e, portanto, começa a ser mais fácil ganhar os quilos que precisa.
Relativamente às dores nas costas é um sintoma perfeitamente normal para esta altura do campeonato. Faz parte do processo de estiramento dos ligamentos do útero, uma ínfima parte de toda a transformação pela qual o seu corpo vai passar nos próximos meses.
A cada semana que passa, o útero cresce para ir acomodando o bebé à medida que também ele vai crescendo. À medida que o útero ganha outras proporções, é possível que senta algumas cólicas e pontadas no baixo ventre. Não se preocupe, é apenas o seu corpo a adaptar-se para acomodar o seu pequenino.
Consultas e exames
Depois de realizada a primeira consulta, é chegada a altura da primeira ecografia. A maioria das futuras-mamãs ficam muito ansiosas para ver o seu bebé pela primeira vez e ouvir o seu coraçãozinho (similar ao galopar de um cavalo) e não havia de ser para menos, pois é realmente um momento mágico!
Não se assuste se o médico não conseguir encontrar os batimentos cardíacos do bebé nesta fase da gravidez. Muitos médicos nem se focam nisso, porque sabem que pode ser difícil e não querem causar qualquer tipo de preocupação à futura-mamã.
No que toca à alimentação, voltamos a frisar que é muito importante escolher refeições leves e fazê-las frequentemente, bem como beber muitos líquidos. Acredita-se que estes dois juntos podem ajudar a minimizar os enjoos e o cansaço característicos da gravidez.
Se tem uma vida sedentária, está na hora de mudar! Faça caminhadas e mais algum tipo de exercício moderado ou pratique algum exercício moderado ou alguma técnica de relaxamento como o yoga para grávidas. Deve sentir-se bem fisicamente e preparar os seus músculos para o peso que brevemente terão de suportar.
O exercício físico na gravidez ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação pós-parto.
Agora que alguns dos sintomas começam a dar tréguas, pense no enxoval do bebé (pode começar a fazer uma lista de presentes que pode receber mais adiante quando fizer o chá de bebé e em algumas dicas para preparar o quarto do pequeno).
Informações-chave desta semana de gravidez:
- Os olhos e orelhas do seu bebé já estão formados;
- Os olhos têm agora pequenas pálpebras;
- O pequenino abre e fecha a boca repetidamente, movimento que pode ser visto na primeira ecografia;
- O seu bebé já tem dentes do tamanho de um pequeno botão dentro das gengivas;
- O seu pequeno nariz está já totalmente formado;
- A mamã pode experienciar algumas dores de costas e excesso salivar nesta semana;
- Entre a 11ª e 14ª semana de gestação é realizada a primeira ecografia.
Consulte a semana seguinte – 12 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.
Temas da Semana:
Veja também:
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Maravilhoso!!
É de facto uma das coisas mais maravilhosas 🙂
Obrigada pelo feedback, Vitória!
Saudações abobrinhas