Gravidez > Crescimento > Semana a semana

10 semanas de gravidez: reação aos miminhos dos pais!

10 semanas de gravidez

Quase, quase no final do primeiro trimestre de gravidez!

Com o passar das semanas, o seu bebé cresce cada vez mais e os novos desenvolvimentos do seu corpo mostram-lhe a magia que é ter um pequenino ser humano a crescer dentro de si.

10 semanas de gravidez

Como o sistema nervoso do seu bebé, que é o que o faz reagir a fatores externos, está a cada dia que passa mais desenvolvido, é possível que comece a reagir às “festinhas” do pai e da mãe, fazendo pequenos movimentos, dando uns pontapés ou andando aos  “pintotes” dentro da barriguinha da sua mãe. Contudo, como ainda é muito pequenino, a mamã ainda não consegue sentir os seus movimentos! Apesar de ser ainda do tamanho de uma pequena ameixa seca, já não é um embrião, visto já ter os principais órgãos no seu pequeno corpo.

Começa agora a tomar as proporções de um bebé (tal como o idealiza na sua cabeça) – a sua cabeça está agora mais proporcional relativamente ao resto do corpo, ao contrário do que acontecia na semana anterior (9 semanas de gravidez).

Às 10 semanas de gravidez, o seu bebé já tem a coluna “desenhada”, sendo possível observá-la na ecografia. Também os seus rins já estão a funcionar, sendo que o líquido amniótico que o seu filho/a agora engole é filtrado por este órgão para treinar o seu funcionamento, de forma a garantir que tudo está a 100 por cento quando o vosso bebé vier conhecer-vos.

As unhas começam também a surgir nesta semana. Os órgãos genitais estão em processo de “acabamento” e, em breve, poderá confirmar o sexo do pequeno.

10 semanas são quantos meses?

Se contabilizarmos 4 semanas como um mês, 10 semanas de gravidez correspondem a dois meses e meio. O primeiro trimestre está quase a terminar!

Sintomas

Nesta semana, os principais sintomas são:

  • excesso de sono;
  • enjoos, azia e aversão a alguns cheiros;
  • acumulação de saliva na boca;
  • dores nas costas.

Normalmente, os enjoos na gravidez, o excesso de sono, a azia e a intolerância a alguns cheiros são sintomas que costumam melhorar no segundo trimestre da gravidez, após as 12 semanas de gravidez.

Tamanho e peso do bebé

Às 10 semanas de gravidez, apesar de o bebé ter 8 semanas semanas de idade (isto porque a ovulação e fecundação conta para o cálculo da data prevista do parto), já é do tamanho de uma ameixa preta desidratada, ou seja, mede entre 3 e 4 cm, pesando cerca de 4 gramas.10 semanas de gravidez - O tamanho do seu bebé esta semana

Mudanças no seu corpo

Com o aproximar do final do primeiro trimestre da gravidez, as mulheres grávidas começam a notar que a sua cintura está, aos poucos, a ficar mais larga e a barriguinha começa a arredondar – pode ser mais visível nas mulheres que vão na segunda ou terceira gravidez.

As principais mudanças do seu corpo são:

  • excesso salivar, que se deve à grande acidez do estômago ou devido aos constantes vómitos nesta primeira fase da gravidez (atenção: se vomitar com muita regularidade, deve consultar o médico, pois pode tratar-se de uma condição chamada Hiperemese Gravídica);
  • começa a sentir a cintura mais larga;
  • dores e tensão mamária, juntamente com o aumento de volume do peito;
  • auréolas com uma tonalidade mais escura;
  • algumas dores de cabeça e de costas;
  • pode começar a fantasia dos desejos para as mamãs e a aventura para os pais encontrarem locais para ir comprar alguma comida especial que apeteça à futura-mamã;
  • aversão a um infinito número de comidas – tudo lhes parece “cair mal”. Por esse motivo, nestes primeiros 3 meses algumas destas mulheres em vez de ganharem peso, perdem-no.

No caso de verificar que está com dificuldade em ganhar peso, aconselhamos a visitar o seu médico para ver se existe a necessidade de ter uma ajudinha extra nesta época tão importante da sua vida.

Relativamente às dores nas costas é um sintoma perfeitamente normal para esta altura do campeonato. Faz parte do processo de estiramento dos ligamentos do útero, uma ínfima parte de toda a transformação que o corpo da mulher vai sentir nos próximos meses.

A cada semana que passa, o útero cresce para ir acomodando o bebé à medida que também ele vai crescendo. À medida que o útero ganha outras proporções, é possível que senta algumas cólicas e pontadas no baixo ventre. Não se preocupe, é apenas o seu corpo a adaptar o seu espaço para o novo residente.

Consultas e exames

Às 10 semanas de gravidez, é bastante provável que já tenha feito o teste de gravidez. Se o fez e deu positivo não fique a adiar a consulta com o obstetra. É importante começar a vigilância pré-natal o quanto antes. Se não o fez, coragem!

Na primeira consulta pré-natal irão ser prescritas várias análises clínicas, como a que lhe permite saber se é ou não imune à toxoplasmose e ver se os outros parâmetros estão de acordo com o suposto. Irá ainda ser falado a suplementação de ácido fólico e iodo – vitaminas muito importantes para o desenvolvimento do bebé.

Relativamente à alimentação, é muito importante que, nesta fase inicial, opte por refeições leves e frequentes, juntamente com a ingestão de muitos líquidos, o que pode ajudar a minimizar os enjoos e o cansaço.

Se tem uma vida sedentária, está na hora de mudar! Faça caminhadas e mais algum tipo de exercício moderado ou pratique algum exercício moderado ou alguma técnica de relaxamento como o yoga para grávidas. Deve sentir-se bem fisicamente e preparar os seus músculos para o peso que brevemente terão de suportar.

exercício físico na gravidez ajuda a manter a gravidez saudável e a acelerar a recuperação pós-parto.

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • O bebé começa a reagir aos miminhos dos pais, mexendo-se vigorosamente no seu forninho;
  • Já tem a coluna “desenhada”, sendo possível observá-la na ecografia;
  • O pequenino já tem os rins a funcionar, apesar de estarem ainda em formação;
  • Começam a surgir as unhas;
  • Os órgãos genitais estão em processo de “acabamento”;
  • A mamã pode experienciar algumas dores de costas e excesso salivar nesta semana;
  • Agora é a hora de rever a sua alimentação e adotar algum exercício físico;
  • Se ainda não marcou a consulta pré-natal, está mais do que na altura de o fazer.

Consulte a semana seguinte – 11 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *