1 semana de gravidez: saiba mais sobre a gravidez! - Pumpkin.pt

1 semana de gravidez: a ovulação

1 semana de gravidez- ovulação

E eis que está prestes a começar uma nova aventura...!

É nesta semana que começa a aventura da libertação dos óvulos que serão, depois, fecundados, para depois gerar um pequenino ser humano.

1 semana de gravidez

É nestes primeiros dias de gestação que o espermatozóide fecunda o óvulo, mas é só nos dias a seguir à fecundação que o óvulo se divide. A divisão pode demorar alguns dias e vai originar uma bola de células, a que se chama blastocisto.

Cinco dias depois, as células dividem-se em dois grupos: as exteriores, responsáveis pela formação da placenta; e as interiores, que vão fazer desenvolver o embrião (nas 3 semanas de gravidez). Mas, ainda antes do seu desenvolvimento (nas 2 semanas de gravidez), o embrião tem de fazer uma longa viagem de 7 dias pelas Trompas de Falópio para chegar ao destino final: o útero, onde vai ficar alojado nas próximas 40 semanas (número de semanas que dura, em média, uma gravidez).

Apesar de ainda não estar tecnicamente grávida, é nesta altura que tudo começa e que, caso o teste de gravidez dê positivo, é a data contabilizada pelo médico para calcular a data provável de parto, sendo considerada a 1.ª das restantes 40 semanas de gravidez.

Sintomas

Apesar de nos primeiros dias de gestação os sintomas de gravidez poderem passar despercebidos, a verdade é que eles existem e podem ser até confundidos com os sintomas de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Os sintomas como a diarreia e prisão de ventre, enjoos na gravidez, enxaquecas, sensibilidade nos seios, aumento da temperatura basal e aumento do apetite são alguns dos mais comuns.

É também nestas primeiras semanas que as hormonas chegam em força. Respire fundo e procure relaxar. Estas hormonas podem fazê-la ter algumas variações de humor que, normalmente, se vão refletir tanto na sua vida, como na vida do seu companheiro. Pode sentir-se mais irritadiça e nervosa, e ora triste, ora feliz. Mas tudo isto é normal, não se preocupe! É aqui que os companheiros/as entram: miminhos, muita calma e compreensão são as palavras-chave para acalmar as centenas de hormonas que andam por aí loucas e perdidas no seu corpo. Por outras palavras, “relaxa, respira e não pira”.

Tamanho e peso do bebé

O bebé, apesar de estar ainda numa fase embrionária, é do tamanho de uma semente de papoila – consegue imaginar?

1 semana de gravidez - tamanho do bebé

Como só agora a gravidez vai começar, o peso do bebé ainda não pode ser calculado, mas, dentro de sete semanas (por volta das 8 semanas de gravidez), já poderá ter uma noção de quanto pesa o seu bebé.

Mudanças no seu corpo

É possível que, mesmo antes de saber que está grávida, comece a sentir algumas mudanças no seu corpo, para além das variações de humor. Algumas mulheres que passam por isso e não conseguem explicar a razão pela qual se sentem diferentes, mas há ali algo, no seu interior, que as faz sentir especiais, diferentes.

Apesar de ainda não existirem mudanças físicas visíveis, é normal que comece a senti-las dentro de duas ou três semanas, sensivelmente.

Além disso, é normal que, quando for fazer o teste de gravidez, sinta alguns receios – mais ainda se o resultado do teste for positivo (“Será que vou ser boa mãe?”, “E agora, o que é que eu faço?”, “Como vai o meu marido/mulher reagir?” são algumas das perguntas que lhe podem vir à cabeça). Mais uma vez, a palavra-chave é relaxar. Uma coisa de cada vez.

Depois de processar toda a informação, e com muita calma, conte ao seu companheiro/a e verá que tudo corre bem. O que é preciso é que esteja tranquila e que tudo flua com naturalidade daqui para a frente!

Informações-chave desta semana de gravidez:

  • Acontece a ovulação;
  • Começam a notar-se algumas mudanças no corpo da mulher, não fisicamente, mas principalmente a nível emocional – pode sentir algumas variações de humor e outros sintomas muito similares aos da TPM;
  • Vai começar agora a aventura de uma possível gravidez.

Consulte a semana seguinte – 2 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.

Temas da Semana:

Veja também:

  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *