Gravidez > Crescimento > Mês a mês

6º mês de gravidez

6º mês de gravidez - Ikonstanski Flickr

Foto: Ikonstanski (Flickr)

Já vamos no sexto mês de gravidez... já só faltam três!

A três meses do momento por que tanto anseiam!

6º mês de gravidez

Desenvolvimento do bebé ao longo do sexto mês

Neste sexto mês de gravidez, logo na primeira semana, às 24 semanas de gravidez, o bebé demonstra ser um grande sonecas. Passa grande parto do dia a dormir – sim, é por esse motivo que poderá não sentir muita agitação na sua barriga. Mas quando se mexe, se vira, se espreguiça, dá cambalhotas, boceja, ri, chucha no dedo, poderá senti-lo.

Os exames do cérebro de fetos nesta fase às 25 semanas de gravidez mostram que os bebés respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça, o que, segundo os especialistas, indica que o nervo ótimo já está em funcionamento.

Mais tarde, às 26 semanas, chega a altura em que começa a triplicar o peso até à data do seu nascimentoacumulando gordura para se adaptar à temperatura cá fora quando chegar a hora do parto,

Apesar dos pulmões estarem ainda em formação, às 27 semanas de gravidez, já estão habilitados a funcionar com ajuda médica, se por acaso o maroto decidir nascer antes da data prevista do parto.

Se quiser ver em detalhe semana a semana deste sexto mês, pode vê-las nos seguintes links:

Sintomas

Neste sexto mês de gravidez, os sintomas que mais nota são:

  • Aumento do peito, que começa a preparar-se para produzir o primeiro leite materno;
  • Os olhos também podem estar a incomodá-la e mais sensíveis à luz;
  • Dor ou sensação de dormência nas mãos, pulsos e dedos;
  • as variações de humor estão em altas de novo (com muita calma e amor, papás!);
  • dores pélvicas (uma espécie de cólicas uterinas, que são provocadas pela distensão do útero), dores de barriga e dores nas costas;
  • pernas pesadas (cada vez mais visível à medida que a gravidez vai avançando);
  • contrações de treinamento;
  • bexiga bem apertadinha (afinal a abobrinha cresce de semana para semana).

Exames

Neste segundo trimestre de gravidez, continuará a ter consultas pré-natal mensais, seguido sempre de algumas análises de sangue para certificar-se que está tudo de acordo com o previsto e que a gravidez está a decorrer de forma saudável. Por volta das 20 semanas de gravidez, é também realizado um exame para ver se a mãe tem diabetes gestacional.

Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis (válido para toda a gravidez).

Cuidados a ter

A barriga começa a ficar cada vez maior e, por esse motivo, é imprescindível uma boa hidratação, não só com líquidos, como cremes para espalhar na pele com vista a hidratá-la. Outra das consequências do crescimento da barriga são as dores nas costas e no baixo ventre. Com vista a diminui-las é recomendável fazer trabalho de reforço de costas, através de atividades como pilates ou yoga para grávidas, por exemplo.

Agora que está no auge do aumento de peso é extremamente importante que continue a ter uma alimentação na gravidez saudável, onde as frutas, os legumes e vários snacks (saudáveis) ao longo do dia não podem faltar.

É bastante provável que a sua pressão arterial esteja mais alta do que o habitual, o que é normal. Contudo, fique alerta, pois se aumentar muito de peso, tiver a vista embaciada e os pés e mãos incharem repentinamente, pode estar perante um quadro de pré-eclâmpsia e nesse caso deverá deslocar-se de imediato à urgência hospitalar.

Se tiver dúvidas ou achar que está a ter muitas contrações, aconselhamo-la a fazer uma visita ao seu médico assistente para verificar se não terá de ficar em repouso absoluto para que o pequenote não decida sair do ninho antes do seu corpo estar preparado (o que normalmente acontece por volta das 37 semanas de gravidez).

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *