Já vamos no terceiro mês de gravidez, o último do primeiro trimestre!
Terceiro mês, fim do primeiro trimestre de gravidez e início de uma nova aventura!
3º mês de gravidez
Desenvolvimento do bebé ao longo do terceiro mês
Já às 12 semanas é a altura da formação das cordas vocais que, nos primeiros meses, servirão para o bebé se expressar através do choro, posteriormente para as suas primeiras conversas (o chamado palrar) e, só um pouco mais crescidinho, para as primeiras palavras e frases (e cantorias também!).
Uma semana depois, o bebé já tem impressões digitais. Também a pele sofre alterações: cobre-se de uma espécie de penugem, designada de lanugo, que não é mais do que uma capa “mágica” que vai proteger o bebé das vibrações, do ruído e da desidratação.
Neste quarto mês de gravidez, logo na primeira semana deste mês, as 14 semanas de gravidez, o pequenito começa a explorar os músculos faciais, começando a altura das caretas e do chuchar no dedo. Também nesta semana se concretiza o desenvolvimento do cordão umbilical,
É ainda nesta altura que o cordão umbilical já está totalmente desenvolvido. Assim, o seu bebé começa a receber oxigénio e comida, nutrindo-o e permitindo que se desenvolva a todo o vapor, crescendo e ganhando peso muito rapidamente.
Durante as 15 semanas de gravidez, o bebé desenvolve a sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precedente à respiração. Além disso, é a vez de o paladar e o tato se aperfeiçoarem.
Se quiser ver em detalhe semana a semana deste terceiro mês, pode vê-las nos seguintes links:
- 12 semanas de gravidez: cordas vocais, para que vos quero?
- 13 semanas de gravidez: impressões digitais, check!
- 14 semanas de gravidez: let’s go, girl (or boy)!
- 15 semanas de gravidez: Luz, o que é isto?
Sintomas
Neste terceiro mês de gravidez, novos sintomas são acrescentados à lista dos sintomas do primeiro e segundo mês de gravidez, tais como:
- sensibilidade mamária e aumento do volume do peito;
- cólicas uterinas provocadas pela distenção do útero;
- auréolas com uma tonalidade mais escura;
- mais sono, muitooo sono;
- prisão de ventre;
- hemorroidas;
- alguns enjoos matinais, azia e aversão a alguns cheiros (sintomas normalmente que são bastante atenuados perto do final deste mês).
Náuseas e problemas com a digestão, tais como prisão de ventre e uma possível diminuição do apetite consomem a sua energia e provocam o cansaço.
Exames
Se já fez o teste de gravidez e deu positivo, não adie a consulta pré-natal com o médico assistente. Há que começar a vigilância materno-fetal assim que sabe que está grávida.
Todos os meses irá fazer vários exames (de análises de sangue e urina, principalmente) que serão repetidos várias vezes ao longo da gestação, sendo que, no mínimo, devem ser realizados, no mínimo, uma vez a cada trimestre de gravidez.
Cuidados a ter
Nas consulta pré-natais falará sobre suplementação de ácido fólico e iodo – vitaminas muito importantes para o desenvolvimento do bebé.
No que à alimentação diz respeito é fulcral que escolha refeições leves e frequentes, em detrimento de outras mais apetecíveis e com muita gordura. Deve também ingerir muitos líquidos, que além de a manter hidratada, pode também ajudar a diminuir os enjoos e o cansaço.
Se é das que adora o sofá e lhe custa mexer-se, upa… Toca a mexer! Faça caminhadas ou ou pratique algum exercício moderado ou alguma técnica de relaxamento como o yoga para grávidas. Isto fará sentir-se bem fisicamente e irá preparar os seus músculos para o peso que brevemente terão de suportar. Além disso, o exercício físico na gravidez ajuda a uma gravidez saudável e a acelerar a recuperação pós-parto.
Veja também:
- A evolução da gravidez mês a mês
- Trimestres de Gravidez: a mudança a cada 3 meses!
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Este artigo foi útil para si?