1º mês de gravidez: sintomas, cuidados e exames - Pumpkin.pt

1º mês de gravidez: sintomas, cuidados e exames

1º mês de gravidez

O primeiro de muitos!

Estas são as semanas que ditam uma gravidez, visto serem as semanas em que se dá a ovulação, a fecundação e a implantação do feto no útero.

1º mês de gravidez

Desenvolvimento do bebé ao longo do primeiro mês

Na primeira semana de gravidez, o espermatozoide fecunda o óvulo, mas é só nos dias a seguir à fecundação é que o óvulo se divide (nas 2semana de gravidez). A divisão pode demorar alguns dias e vai originar uma bola de células, a que se chama blastocisto.

É durante este mês que as células se dividem em dois grupos:

  • as exteriores, que formam a placenta;

Mas, ainda antes do desenvolvimento do pequenito, o embrião tem de fazer uma longa viagem de 7 dias pelas Trompas de Falópio para chegar ao destino final: o útero, local onde vai ficar alojado nas próximas 40 semanas (número de semanas que dura, em média, uma gravidez – o nascimento pode ocorrer entre os 37 e as 42 semanas de gravidez).

No final do primeiro mês de gestação, ou seja, às 4 semanas de gravidezcomeça a formar-se o tecido da placenta.

A partir da primeira semana, das 5 semanas de gravidez, o feijãozinho começa a sua aventura no seu próprio desenvolvimento.

Às 6 semanas de gravidez, o coração do bebé continua a desenvolver-se e a bombear sangue para o resto do seu corpo. Dividido em dois, o pequeno coração já faz 150 batimentos por minuto (bpm), quase o dobro do de um adulto.

Na semana seguinte, 7 semanas de gravidez, dá-se a formação de um dos órgãos fundamentais: os pulmões! Com ele, as células cerebrais e os neurónios multiplicam-se a todo o vapor!

Neste mês falamos até à 7ª semana de gestação, uma vez que as três primeiras são o que originam ou não uma possível gravidez!

Se quiser ver em detalhe semana a semana deste primeiro mês, pode vê-las nos seguintes links:

Sintomas no primeiro mês de gravidez

Neste primeiro mês de gravidez é bastante comum que os sintomas sejam bastante semelhantes (senão os mesmos) que os do TPM, tais como:

  • sensibilidade mamária;
  • cólicas uterinas;
  • variações de humor;
  • cansaço extremo;
  • dores de cabeça;
  • alguns enjoos matinais aversão a alguns cheiros (sintomas que se manifestam mais perto do segundo mês de gravidez).

Se bem que o primeiro indicativo de uma gravidez é mesmo a menstruação atrasada, o que acontece mais tarde.

Exames no primeiro mês de gravidez

A partir do momento em que faz o teste de gravidez e se depara com o resultado positivo, há que começar logo a tratar de si e marcar a primeira consulta pré-natal, a fim de verificar de quantas semanas está e de realizar alguns exames:

  • exames de sangue, para determinar o tipo de sangue da mãe e o do pai para testar a sua compatibilidade, detetar possíveis infeções (como sífilis, HIV, hepatites A, B e C), verificar se a grávida tem ou não anemia na gravidez, verificar os níveis de açúcar no sangue e definir se a paciente corre ou não o risco de contrair doenças como rubéola e toxoplasmose na gravidez.
  • Também é feita uma pesquisa de trombofilias congénitas, com o objetivos de prevenir o trabalho de parto prematuro e verificar se há historial para que tenha doenças hipertensivas, como pré-eclâmpsia e síndrome HELLP, doenças estas que podem provocar complicações no parto tanto para a mãe como para o bebé, podendo inclusive provocar morte materno-fetal.

Estes exames serão repetidos várias vezes ao longo da gestação, mas que devem ser realizados, no mínimo, uma vez por cada trimestre de gravidez.

Cuidados no primeiro trimestre de gravidez

Neste primeiro mês de gravidez, é importante que, acima de tudo, comece  a toma de ácido fólico e veja que tipo de suplementação e alterações deverão ser feitas – sempre tendo em conta os conselhos do médico assistente.

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

2 comentários em “1º mês de gravidez: sintomas, cuidados e exames

  1. Sílvia Gonçalves Julho 21, 2019

    Ameiii o blog.
    Serei mãe pela primeira vez, não tenho experiência nenhuma do que comprar. No entanto, gostaria que dessem-me algumas dicas.

    1. Dani Gonçalves Novembro 19, 2019

      Olá, Sílvia!
      Espreite estes dois artigos que lhe podem ser muito úteis: o Enxoval de Bebé e o 10 coisas de que os bebés não precisam.

      Felicidades e saudações abobrinhas 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *