Família > Passear > Passeios

Vamos passear em Lisboa!

Vamos passear Lisboa

A Little Lisbon fará uma pequena crónica mensal na Pumpkin, conheça as suas reflexões sobre as atividades que a Little Lisbon faz.

Lisboa é um livro de História a céu aberto, e são tantas a histórias para contar! No nosso dia-a-dia de trabalho é isso que fazemos: mostrar e explicar às famílias a história, o património e as expressões culturais da cidade. Portugueses ou estrangeiros, lisboetas, famílias que vêm do Norte, do Sul ou das Ilhas de Portugal… Todos são bem-vindos para conhecer Lisboa de uma forma especial, familiar, divertida e acessível! É um trabalho árduo mas muito recompensador!

Iniciamos assim esta pequena crónica mensal, neste canto da Pumpkin, para partilhar algumas reflexões que estão na base da atividade da Little Lisbon: falaremos sobre turismo em família, sobre educação patrimononial, sobre o nosso desafio diário de trabalhar com as famílias em contexto de turismo e lazer e, claro, deixaremos algumas dicas e sugestões de passeios e programas especiais para desfrutar da nossa cidade e do tanto que Lisboa tem para oferecer.

E não só Lisboa tem uma oferta cada vez mais vasta e diversificada, em termos de programas culturais e educativos, como as famílias – e em particular os pais – estão cada vez mais motivados (ou por vezes até pressionados) a tirar partido destas atividades. Porque ficar em casa, se podemos ir a um Museu? Como ficar a ver televisão ou a jogar no tablet, se há painéis com tecnologias modernas e interativas num Centro Interpretativo “perto de si”? Porquê dormir até mais tarde, se podemos ir passear à Mouraria ou visitar o Castelo de São Jorge?

Apesar da ideia-feita de que os pais estão hoje demasiado ocupados para passar tempo com os seus filhos e que as famílias têm pouco tempo para relaxar, brincar, comunicar ou até ter refeições em conjunto, a verdade é que muitos estudos sugerem que os pais estão atualmente mais envolvidos com o tempo de lazer dos seus filhos, do que estiveram as gerações anteriores. E ainda bem!

As férias em família, um fim-de-semana fora, ou simplesmente uma tarde a passear, são de facto uma oportunidade para a criação, o desenvolvimento e a manutenção de relações interpessoais saudáveis entre todos os membros da família (o tal fortalecimento dos laços familiares…), longe das “distrações“ da vida quotidiana. Permitem desenvolver interesses coletivos e uma identidade familiar. São também momentos mais simbólicos, que criam memórias que perduram no tempo, passadas de geração em geração. Em resumo, são momentos mais especiais quando comparados com os períodos dedicados ao lazer no dia-a-dia – não que estes momentos sejam menos importantes, mas são mais comuns, “normais” – e desenvolvem por isso outros benefícios ou vantagens.

E hoje a dica que deixamos é mesmo essa: não fiquem em casa! Vão passear com os vossos filhos, levem-nos a conhecer aquele monumento cuja fotografia aparecia no livro de Estudo do Meio, visitem aquele Museu que explica tudo o que não ficou bem entendido naquele documentário que viram no outro dia na televisão, façam as compras da semana, em família, num mercado de bairro…  Vão ver que não se esquecem da experiência. O pais e, principalmente, eles, os miúdos!

Bons passeios em Lisboa!

Mariana (Little Lisbon – Lisbon For Kids)