Família > Passear > Passeios

Tavira: os melhores sítios, actividades e restaurantes para ir com crianças

tavira-pumpkin

Já conhecem a cidade e a região de Tavira no Algarve? A Família Pumpkin foi visitar este zona lindíssima do país. Veja neste artigo os melhores sítios e atividades para explorar Tavira e arredores com crianças, sugeridas pelas melhores famílias do país. 

Tem ainda alguma sugestão para incluir? Diga-nos por favor!

Pode ver também o nosso artigo com os melhores atividades para crianças no Algarve.

Agradecemos ainda o apoio da SEAT nesta viagem a Tavira e a oportunidade de experimentar o SEAT Alhambra que ficou o melhor amigo das abobrinhas por ter imenso espaço, portas de correr com botões e tejadilho. O pais também gostaram, por ter um mega porta bagagens e um mini consumo.

Tavira

Atividades com crianças em Tavira e nos arredores

Centro Histórico de Tavira: Aproveitem para explorar o centro histórico de Tavira a pé, uma cidade de cruzamento de diversos povos e culturas. O rio Gilão corre pela cidade, com vários pontes para atravessar. Durante o verão, o centro tem um ambiente muito especial, com as lojas abertas até mais tarde. Também não percam as excelentes pastelarias na zona das arcadas e ponte, ideais para descansar os pés e provar as especialidades deliciosas, como doces algarvios, folhados de Tavira e Dom Rodrigo.

Câmara Obscura na Torre de Tavira: Situada na Torre de Tavira, a Camara Obscura oferece a mais deslumbrante e privilegiada vista sobre a cidade, uma viagem de 360 graus sobre o património histórico-cultural de Tavira. Um guia oferece uma explicação sobre a cidade, feita a partir dos seus monumentos, da sua cultura e da sua história. Local: Calçada da Galeria, nº 12, Tavira

Castelo da Tavira: Localizado num dos pontos mais alto no centro da cidade, podem subir as muralhas e admirar a vista sobre a cidade.

Centro Ciência Viva de Tavira: Visita à exposição sobre água e energia, com várias atividades interativas, lúdicas e ciêntifícas para as crianças, nas tardes do verão. Será melhor ir de carro, porque fica um bocadinho fora do centro.  Local: Convento do Carmo, Tavira.

Palacio da Galeria: É o núcleo central do Museu Municipal de Tavira e acolhe exposições que abordam a História e a diversidade do património em Tavira. Durante o verão, o Palácio da Galeria tem várias atividades para famílias

Cacela Velha: A 20-30 minutos de Tavira, Cacela Velha é uma aldeia muralhada situada em cima duma rocha, com uma vista panorâmica sobre a Ria Formosa. A descrição duma família Pumpkin: é o paraíso à beira mar plantado!

Mercado da Fuzeta em Olhão: No mercado em Olhão, pode ver produtos frescas da zona, e uma grande variedade de peixes diferentes, trazidos pelos pescadores locais, para delirar as crianças! Fomos informados que também pode comer no mercado, o peixe grelhado é altamente recomendado!

A Quinta: A Quinta é uma propriedade de sequeiro do século XVII recuperada onde existe um Parque Temático Rural com uma oferta diversificada e programas repletos de experiências divertidas e educativas para toda a familia. Podem descobrir a fauna e flora, através de percursos de Caça ao Tesouro, passear de carroça de mula, fazer ateliers do pão, da amêndoa, da alfarroba e do azeite, bem como alimentar os animais e brincar na casa da árvore e no slide.

Sequa Tours: Passeios de barco na Ria Formosa e em família? Programa perfeito! A Sequa Tours oferece várias modalidades diferentes: viagens de uma hora pela lagoa, observação de pássaros e tour histórica, descoberta das aldeias pescatórias e ainda a oportunidade de personalizar uma visita familiar ao gosto de cada um!

Praias a não faltar com as crianças, perto da Tavira

A costa próxima de Tavira possui algumas das mais belas praias do Algarve. A Ria Formosa ocupa todo o litoral do concelho de Tavira, com um conjunto de canais, salinas e sapais onde a fauna e flora característica dão um enorme encanto à paisagem. Para chegar às praias é necessário passar pela Ria Formosa e chegar às barras dunares onde elas se encontram: a Ilha de Cabanas e a Ilha de Tavira.

O mar pode atingir temperaturas muito agradáveis durante o Verão e no início do Outono, podendo rondar os 26 °C nos meses mais quentes.

Praias em tavira

Praia do Barril

Acesso: para chegar a Praia de Barril, tem de estacionar o carro perto do Pedras del Rey, atravessar uma pequena ponte sobre a Ria Formosa e fazer um percurso de 1,5kms a pé, não são permitidas bicicletas nem veículos motorizados. Nos meses de verão podem apanhar um comboio até a praia. As abobrinhas adoraram essa forma gira de transporte! Para as pessoas mais activas, podem também fazer esse percurso

Equipamentos: A praia era em tempos o local onde várias famílias de pescadores se instalavam durante o Verão e o arraial foi convertido em instalações de apoio à praia e restaurantes, perfeitos para almoçar antes do regresso. A praia tem ainda um campo cheio de âncoras de embarcações da pesca do atum que dão um toque fantástico à paisagem.

A praia é muito calma, com uma inclinação tranquila para as crianças e nós apanhámos um mar maravilhoso com bandeira verde e sem ondas nenhumas.

Praia Ilha de Tavira 

Acesso: Para chegar à praia é necessário ir de barco, a partir do cais das Quatro Águas, junto da Ria Formosa, ou a partir da cidade de Tavira, onde existe um cais no rio Gilão.

Equipamentos: A praia tem um parque de campismo, apoios de praia e restaurantes – e até é possível fazer massagens numa tenda junto ao mar

Praia de Cacela Velha, também designada Praia da Fábrica 

Acesso: Para chegar à praia podem ir a pé a partir da Fábrica, pequena aldeia piscatória próxima de Cacela Velha, ou a partir da praia da Manta Rota e atravessando a vau a barra que a separa da ilha frente a Cacela Velha.

Durante os meses de verão, podem ir de barco a partir do Sítio da Fábrica onde alguns pescadores fazem travessias regulares da ria para a Praia da Fábrica.

 

Acesso: A Ilha da Culatra fica em frente a Olhão.  O acesso à ilha é de barco de Faro (apenas durante a época de Verão) e Olhão (durante todo o ano)

Equipamentos: e tem infra-estruturas básicas. A pequena povoação na ilha consiste de casas de pescadores e alojamento para férias, virados para a ria.

Praia Verde

Acesso: A Praia Verde, próximo de Castro Marim  é uma praia de areias brancas e água cristalina que se encontra abrigada por um pinhal de pinheiros mansos. O acesso pode ser feito por carro, e existe estacionamento organizado no local.

Equipamentos: A praia conta com restaurantes e bar e aluguer de toldos durante a época balnear.

Comida & Restaurantes em Tavira

Sempre que vamos de viagem pedimos sugestões às famílias Pumpkin e desta vez recebemos sugestões deliciosas. Nem todas têm atividades para entreter as crianças, mas são certamente referências gastronómicas.

Casa do Polvo – Santa Luzia

Pezinhos na Areia – Praia Verde

Noelia e Jeronimo – Cabanas de Tavira

Restaurante Fábrica do Costa – Sítio da Fábrica, Cacela Velha

Gelados Delizia Tavira – próximo mercado da Ribeira, Tavira

Pastelarias de Tavira (ex: Past. Romana junto ao ponte)

Restaurante ideal – Cabanas de Tavira.

Restaurante Fialho – Luz de Tavira

Petisqueria Águas Salgadas – Mercado Municipal Tavira

Gastronomia a não perder

Os produtos do mar são os ex-libris da gastronomia de Tavira, destacando-se os mariscos (sapateiras, conquilhas, ameijoas, ostras), o polvo, o atum e o peixe grelhado.

As especialidades serranas também são uma boa aposta, como é exemplo a Perna de borrego no tacho à Tavirense.

Em Tavira, além das incontornáveis tentações dos Dom Rodrigos, Morgadinhos, doces de massa de amendoa, e outras especialidades feitas de amêndoa, mel e doce de figo, encontram também os folhados de Tavira e os merengues.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.