Família > Passear > Passeios

O que visitar na Figueira da Foz com crianças

o que fazer com crianças na figueira da foz

Fotografia: FlixBus

Banhada pelo mar e terra de pescadores, a Figueira da Foz é alegre, cheia de vida e animação.

Ainda não sabe que visitar na Figueira da Foz com crianças? Nós dizemos-lhe!

São as praias de areia dourada, o movimento dos barcos na Marina, as pranchas de surf a rasgar as ondas e os peixes a chegarem ao mercado. Mas o que fazer na Figueira da Foz com crianças?

Venham conhecer em família esta cidade e não percam uma visita aos vários passos da história e cultura.

E se a Figueira tem ainda mais lugares que vos encantam, contem-nos tudo!

Património e Museus

Núcleo Museológico do Mar

Núcleo Museológico do Mar Figueira da Foz

Um mar de razões convida o visitante à descoberta e à interpretação múltipla das afinidades do Homem com a realidade marítima, ao testemunho da corajosa e árdua gesta que constituiu a pesca do bacalhau e outras atividades, recursos naturais e tradições socioculturais. Sob a dependência orgânica do Museu Municipal Santos Rocha, o Núcleo Museológico do Mar encontra-se estruturado em 3 grandes áreas temáticas: Atividade piscatória do concelho da Figueira da Foz; A pesca do bacalhau; Gentes do Mar, a Arte e a Fé.

Onde: Rua Governador Soares Nogueira, 32, 3080-296 Buarcos

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Núcleo Museológico do Sal

Núcleo Museológico do Sal Figueira da Foz

Apresenta cinco grandes temas: O que é o Sal; O Sal na Natureza; História do Sal em Portugal; A Tecnologia do Sal na Figueira da Foz e O Ciclo de Produção; e As Salinas e a Conservação da Natureza.

Onde: Armazéns de Lavos, Salina Municipal do Corredor da Cobra, 3090-451 Lavos.

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Museu Municipal Dr. Santos Rocha

Museu Municipal Santos Rocha
Fotografia: Município da Figueira da Foz

Fundado em 1894, recebeu o nome de um dos seus maiores colaboradores, o Dr. Santos Rocha, que dedicou parte da sua vida ao estudo da arqueologia na Figueira da Foz e que viria a ser o seu primeiro diretor.

Alberga várias coleções importantes, das quais se destacam: Escultura Contemporânea, Escultura Religiosa, Numismática, Arte Indo-Portuguesa, Africana, Oriental, Arqueologia e Epigrafia, Cerâmica e Vidro, Pintura, Armas, Escultura Moderna, Trajes e Adornos Pessoais e Etnografia Brasileira e Timorense.

Onde: Rua Calouste Gulbenkian, 3080-084 Figueira da Foz.

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Palácio Sotto- Mayor

Palácio Sotto Mayor
Fotografia: mapio.net

Luxuosa vivenda de estilo francês, projetada por Gaston Landeck, foi mandada edificar por Joaquim Sotto-Mayor, no início do séc. XX. O edifício apresenta uma fachada sumptuosa, integrando-se em amplo espaço verde.

A decoração interior reflete o trabalho de alguns dos melhores artistas da época, destacando-se Dórdio Gomes, Joaquim Lopes e António Ramalho, podendo ainda referenciar-se algumas peças de mobiliário.

Para além da residência e seus vastos jardins, o conjunto edificado possui ainda um belo edifício das antigas cavalariças e cocheiras, que foi adaptado a centro de negócios e seminários, contando ainda com uma magnífica torre-mirante no lado poente dos jardins, ao estilo manuelino.

Onde:Rua Joaquim Sotto – Mayor, 3081-901 Figueira da Foz

Mais informações: Município da Figueira da Foz 

Forte e Capela de Santa Catarina

Forte e Capela de Santa Catarina
Fotografia Figueira.tv

Fazia parte de um grupo de fortificações de Defesa, conjuntamente com o Forte de Buarcos e o Fortim de Palheiros.  Data provavelmente dos finais do século XVI. Tem uma forma triangular, estando a Capela dedicada a Santa Catarina, as pequenas Casernas e o Farol no pátio interior.

O Forte foi ocupado pelos Franceses durante a I Invasão. Aqui, os Franceses sofreram um pesado ataque dirigido por estudantes de Coimbra e populares comandados por Bernardo António Zagalo, que acabaram por ocupá-lo em 27 de Junho de 1808. Trinta e três dias depois desembarcavam na Figueira as tropas comandadas por Sir Arthur Wellesley.

Onde: Figueira da Foz

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Parques e Jardins

Parque das Abadias

Parque das Abadias Figueira da Foz

É o maior e o mais bem desenhado espaço verde da Figueira da Foz. Aproveitando as margens de uma linha de água foi construído um vasto espaço ajardinado e arborizado com esplanadas, circuito de manutenção, zonas de lazer e alguns equipamentos desportivos.

A zona urbanizada que o ladeia tem bom desenho arquitetónico. No topo mais próximo do mar, o Museu Municipal e o Centro de artes e Espetáculos.

Onde: Avenida Doutor Manuel Gaspar de Lemos, 3080-184 Figueira da Foz.

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Parque Florestal da Serra da Boa Viagem

Parque da Serra da Boa Viagem
Fotografia: WordPress.com

O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem conta com variados equipamentos de usufruto público, associados às atividades desportivas, de recreio informal e de informação ambiental (Parques Infantis, Parques de Merendas, Restaurante), constituindo-se uma área com enorme valor ecológico para aqueles que procuram um espaço verde, com bonitas paisagens, para passear, praticar diversos desportos ao ar livre, correr, andar de bicicleta, observar a flora e descobrir a fauna.

Onde: 3080-357 Figueira da Foz

Mais informações: Município da Figueira da Foz

Na Hora da Diversão

Parque Luso- Aventura

Parque Luso- Aventura Figueira da Foz

O Parque Aventura da Figueira da Foz, na Serra da Boa Viagem, oferece desde 2008 um novo conceito de actividade de lazer – o arborismo – em perfeita comunhão com a natureza.

Ambos os Parques Aventura oferecem vários percursos com diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e avançado), aptos para qualquer participante a partir dos 4 anos e 1 metro de altura.

Onde: GPS- N 40.194422, W 8.886472. Na Figueira da Foz, seguir indicações para a Serra da Boa Viagem; Encontrará diversas placas com a indicação “Parque Aventura”.

Mais Informação: Parque Aventura- Luso Aventura | Parque Aventura- Luso Aventura no facebook

Passeio Atlântico

Passeio Atlântico Figueira da Foz
Fotografia: Rotas Turísticas

O Passeio Atlântico é um local incontornável: a pé, de bicicleta, com um skate ou de patins em linha, é aqui que toda a gente se encontra! Localizado na Figueira da Foz.

Em frente ao mar, debaixo do Sol, ou debaixo da Lua, é o local adequado para grandes caminhadas. Enquanto as crianças brincam, aproveitem para relaxar e contemplar o oceano. Há banquinhos para ler, namorar, ou só mesmo para ver o mar.

Onde: Av. 25 de Abril 21, 3080-086 Figueira da Foz

Mais informações: Rotas Turísticas

Complexo Piscina de Mar

Complexo Piscina de Mar

 

Equipamento edificado sobre a Marginal com uma magnífica vista sobre a praia da Figueira da Foz, composto por piscina de água salgada, restaurante, bar e snack- bar.

Onde: Avenida 25 de Abril, 3080 Figueira da Foz.

Mais Informações: Município Figueira da Foz

Praias

praia de quiaios

Um dos eternos encantos da Figueira da Foz é a “Praia da Claridade”, um vasto areal que, já desde os finais do séc. XIX, era o preferido da classe aristocrática. Os seus emblemáticos bares em madeira listrada e a areia branca e macia continuam a atrair turistas de todo o mundo. Das diversas praias que pode encontrar ao longo da costa figueirense, desafiamo-lo a encontrar 2 praias iguais. Prefere com ondas ou lisa? Com rochas e pequenas piscinas naturais? Com areia fina e macia? A Figueira da Foz oferece, difícil é escolher!

A Praia de Quiaios é ideal para famílias!

Escapadinha:

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro – Vimeiro

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro - Vimeiro

Descubra a apenas 50 km norte de Lisboa, aninhado à beira-mar, o Ô Golf Mar, um hotel intemporal e emblemático onde a tradição portuguesa de bem-receber se alia à procura de novas experiencias. Neste lugar com muitas histórias para partilhar e onde o eco do riso revitaliza a alma, todos são convidados: pais e filhos, avós e netos. Compartilhe a alegria em família na piscina interior aquecida, no Vimeiro Clube Aventura ou na Surf Academy. A localização excecional, a gastronomia caseira e a hospitalidade genuína fazem do Vimeiro um destino incontornável quer esteja em lazer ou em trabalho. O Ô Hotel Golf Mar dispõe de Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

Mais informações: Hotel Golf Mar

Dolce Campo Real – Torres Vedras

Dolce Campo Real - Torres Vedras

O CampoReal Resort éum luxuoso resort de 5 estrelas, localizado no Concelho de Torres Vedras. O Resort dispõe de 151 quartos de hotel, um desafiante campo de golfe de 18 buracos, um centro equestre e várias salas de reunião com capacidade até 650 pessoas, o que o torna no local ideal para todo o tipo de eventos e reuniões de negócio.

Mais informações: Dolce

H2otel – Covilhã H2otel - Covilhã 

Dispõe de 90 quartos, dos quais 17 são suites e suites duplex, com uma deslumbrante paisagem sobre o Vale Glaciar da Alforfa na vertente sudoeste da Serra da Estrela.

Mais informações: H2otel

Parque Rural Tambor – Aveiras de Cima

Parque Rural Tambor - Aveiras de Cima (Azambuja)

Uma quinta de família que tinha como única cultura a vinha transformou-se num local de atividades rurais ao ar livre, onde pequenos e graúdos podem aproveitar os prados verdes para praticar diversas modalidades. Fica o convite a todos aqueles que queiram experimentar um mundo diferente – o rural.

Mais informações: Tambor

Martinhal Beach Resort & Hotel 

Martinhal Beach Resort & Hotel - Cascais e Chiado

A marca Martinhal nasceu com o Martinhal Beach Resort & Hotel em Sagres, que tem agora 5 anos e foi o primeiro do pequeno grupo de hotéis e resorts que os proprietários da marca estão a construir na intenção de ser child-friendly.

Mais informações: Martinhal 

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!

Saiba como aproveitar o melhor de Aveiro, nossa "Veneza Portuguesa", com os mais pequenos.

Avós, pais, filhos, netos... todos têm no Porto o seu espaço.

Arborismo e diversão para toda a família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *