Família > Passear > Passeios

O que visitar em Sintra com crianças

Sintra

Fotografia: Emigus

Um roteiro com muita história e natureza para explorar esta vila encantadora.

Contamos o que fazer em Sintra com crianças!

Sintra é uma vila localizada no centro das colinas da Serra de Sintra, com muita História para contar e segredos para desvendar. Há palácios, ruínas antigas e casas misteriosas, tudo isto rodeado de uma floresta densa que durante muitos séculos se pensou ser uma floresta mágica.

Clube Rik e Rok do JumboPara envolverem os mais pequenos neste passeio, aproveitem para descarregar o Guia de Sintra que o Clube Rik & Rok do Jumbo desenvolveu a pensar nas abobrinhas. É muito giro e uma óptima forma de planearem a vossa visita a esta vila de tantos encantos. Conjuguem a aventura com o conhecimento: explorem os trilhos da raposa de Sintra, descubram o falso-pinheiro-do-Japão e as centenas de árvores exóticas que se escondem na floresta!

Contamos quais os locais que, na nossa opinião, tem mesmo que conhecer. Se por outro lado têm uma sugestão em Sintra que não mencionámos… não hesitem, partilhem connosco.

Património e Museus

Castelo dos Mouros

castelo-mouros-sintra

As ruínas do castelo medieval de Sintra refletem claramente o domínio árabe em Portugual. As subidas e descidas exigem alguma disposição física e é muito importante manter um olho nas abobrinhas e outro nas vistas (deslumbrantes!), principalmente se percorrerem as muralhas na sua inacreditável altura.

Onde: Sintra

Mais informações: Parques de Sintra

Centro Histórico

centro-historico-sintra

Identidade e charme. Sintra é uma vila pequena mas organizada, e que não perdeu o seu carisma apesar da enorme afluência turística. As ruas são de pedra, por isso é importante usarem calçado confortável e roupa apropriada para um passeio mais longo. Há muitas lojinhas e restaurantes típicos para descobrir. Não podem deixar de comer um Travesseiro, o doce mais típico da região. É delicioso!

Onde: Rua das Murtas, 2, 1º dto, Sintra

Mais informações: Câmara Municipal da Sintra

Museu do Ar

museu-ar-sintra

As crianças vão às nuvens com este Museu! Há uma grande diversidade de aeronaves e as visitas podem ser acompanhadas por comandantes que explicam não só o funcionamento dos aparelhos mas também partilham a História da aviação portuguesa, civil e militar. Se visitarem durante a semana, podem ver alguns aviões levantar voo na Base da Força Aérea.

Onde: 2715-021 Pêro Pinheiro

Mais informações: Museu do Ar

NewsMuseum

NewsMuseum
Fotografia: TripAdvisor

Uma experiência muito singular e divertida para toda a família. Este é um daqueles museus que marca a diferença não só pelo tema mas pela forma como o apresenta ao seu público. Tudo menos aborrecido, aqui miúdos e graúdos podem conhecer, por exemplo, 100 anos de episódios mediáticos num tablet gigante, gravar como um verdadeiro repórter e reviver o 25 de Abril.

Onde: R. Visc. Monserrate 26, 2710-533 Sintra

Vejam mais sobre o NewsMuseum no nosso artigo.

Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas

centro-interativo-mitos-lendas-sintra

Um espaço único que convida à descoberta da dimensão misteriosa de Sintra, uma viagem no tempo e no espaço por mitos e lendas enquadrados historicamente, conciliando realidade e ficção, recorrendo ao uso de cenografia, da multimédia e propiciando experiências sensoriais.

Centro Ciência Viva de Sintra

Centro Ciência Viva de Sintra - Ciência

O Centro Ciência Viva de Sintra estimula a curiosidade de pais e filhos. Como será a nossa pele vista de perto? O que será mais arrepiante: um looping numa montanha russa ou uma aranha peluda? E como será saltar à macaca num grande tapete musical?

Esta exposição, constituida por 37 módulos, foi projetada e concretizada pelo Experimentarium, um centro de ciência dinamarquês.

Onde: Oficina de Ciência de Sintra, Rua Carlos de Oliveira Carvalho, nº 19, Sintra, 2710-540 Ribeira de Sintra

Vejam mais sobre o Centro Ciência Viva de Sintra no nosso artigo.

Parques e Jardins

Quinta da Regaleira

quinta-regaleira

Magia, mistério, natureza, história e arte. A Quinta da Regaleira condensa em si mesma todos os adjectivos que descrevem Sintra. É um espaço de infinita beleza e de surpresas a cada esquina, que pede – e merece – uma visita calma, de algumas horas, para que todos os recantos sejam explorados. Toda a Quinta é encantadora, os jardins maravilhosos, os lagos infinitos, as grutas muito curiosas e as construções impressionantes, mas não podem deixar de visitar “o Poço”: seria como ir a Roma e não ver o Papa.

Parque e Palácio Nacional da Pena

Palácio da Pena
Fotografia: Myholidayguru

Majestoso é pouco. O Palácio da Pena é um monumento lindíssimo e diferente, muito colorido, com óbvias influências mouras na sua construção e decoração, mas é também um espaço misterioso, pela localização de difícil acesso e pela envolvência natural. A névoa é uma fiel companheira das visitas, principalmente nas estações mais frias, mas confere um charme ainda maior ao local. Os jardins são extensos e muito bonitos, o Vale dos Lagos é imperdível, a vista é de cortar a respiração, e absorve-se História de Portugal a cada divisão do Palácio.

Onde: Estrada da Pena, 2710-609 Sintra

Mais informações: Parques de Sintra

Palácio de Monserrate

Palácio de Monserrate
Fotografia: Parques de Sintra

Em Sintra, todos os Palácios e jardins merecem visita. O de Monserrate não é excepção – é uma obra primaarquitetónica que foi recuperada e que impressiona. Há cascatas e uma grande diversidade de plantas.

Onde: 2710-405 Sintra

Mais informações: Parques de Sintra

Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra
Fotografia: Lonely Planet

O Palácio Nacional de Sintra é também conhecido como Palácio da Vila e foi um dos Palácios Reais portugueses – foi utilizado pela Família Real Portuguesa praticamente até ao final da Monarquia, em 1910. Que chique! É considerado um exemplo de arquitectura orgânica, de conjunto de corpos aparentemente separados, mas que fazem parte de um todo articulado entre si, através de pátios, escadas, corredores e galerias. Possui o maior conjunto de azulejos mudéjares do país. É dominado por duas grandes chaminés geminadas que coroam a cozinha e constituem o “ex-libris” de Sintra, sendo um dos monumentos mais visitados do país.

Onde: Largo Rainha Dona Amélia, 2710-616 Sintra

Mais informações: Parques de Sintra

Na Hora da Diversão

Praia Grande e Praia das Maçãs

praia-maças

A Praia Grande tem, como o nome indica, uma longa extensão de areal para aproveitar com as crianças. Nas arribas que a envolvem existem pegadas de dinossauro e percursos pedestres ao longo dos quais pode desfrutar de uma agradável paisagem. Possui uma considerável oferta de espaços de restauração e um hotel. É vigiada no Verão e com bons acessos para pessoas com deficiência.

A Praia das Maçãs é muito frequentada por adeptos de desportos aquáticos, como é o caso do bodyboard e do surf. Tem bons acessos e existe um pitoresco eléctrico que desce todo o vale, desde a vila de Sintra até à praia. Junto à praia existem várias casas de comércio, restaurantes, cafés e bares e uma piscina de água salgada.

 Onde: Praia das Maçãs 2705-306 Colares

Mais informações: Guia da Cidade

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Da cidade eu vou fugir, vou pró sol da Caparica!