Família > Passear > Passeios

O que visitar em Leiria com crianças

leiria

Fotografia: Conhecer Portugal

Vai à cidade do Lis e não sabe o que visitar? As opções são muitas!

Não sabe o que visitar em Leiria com crianças?

A cidade do Lis, como também é conhecida, oferece-nos uma diversidade natural gigante, com o seu histórico Pinhal, verde a perder de vista, uma praia muito curiosa, e lagoas que prometem muita diversão, mas é também um local onde a cultura e a diversão se cruzam. Conheçam-na melhor!

Património e Museus

Castelo de Leiria

castelo de leiria

Fotografia: visitportugal.com

O imponente Castelo de Leiria foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1135 e perdura até hoje como postal da belíssima cidade do Liz.

Entrem no castelo pela  Porta da Albacara e deslumbrem-se com a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais, a Torre de Menagem e sobretudo a bela vista sobre toda a cidade. A estrutura está muito bem conservada e é um agradável local para passear em família, que se transformou no ex-libris de Leiria.

Onde: Largo de São Pedro, 2400-235 Leiria. 

Sé Catedral de Leiria

sé de leiria

Fotografia: Visite Leiria

Quem é que não conhece o Padre Amaro, personagem histórica de Eça de Queiroz? O pároco pertencia à Sé de Leiria e queixava-se do seu estilo frio e jesuítico, mas este monumento é lindíssimo e também merece uma visita!

Construída em 1559, é um dos exemplos mais perfeitos das igrejas salão (Hallenkirchen), juntamente com o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro dos Jerónimos.

Segundo reza a lenda, havia nesta altura uma torre sineira na Catedral de Leiria, mas os habitantes que viviam no outro lado da cidade não conseguiam ouvir os sinos a chamar para a oração. Por isso, em 1770, o Bispo D.  Miguel Bulhões e Sousa ordenou a construção de outra torre sineira na encosta do castelo, ou seja, separado da Catedral. Os habitantes locais costumam por isso dizer que “Leiria tem uma torre que não é Sé e uma Sé que não tem torre”. Esta é, de facto, a única catedral em Portugal que não possui a torre sineira integrada.

Onde: R. Conde Ferreira nº 3, 2400-175 Leiria.

Senhora da Encarnação

santuário nossa senhora da encarnação

O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação foi construída no monte de São Gabriel em 1588 – reza a lenda que Susana Dias, uma mulher inválida, foi levada para a ermida então existente neste local, tendo-se levantado e começado a andar assim que entrou nela. A população imediatamente se uniu com a intenção de aumentar a igreja em homenagem a este milagre.

A igreja é acessível de automóvel, mas podem optar pela escadaria de arte barroca, construída no século XVIII, com 162 degraus. Respirem fundo e, no alto do monte, aprecisem a incrível vista panorâmica sobre a cidade e o castelo.

Onde: Rua de N.ª S.ª da Encarnação. Leiria.

Museu de Leiria

museu de leiria

O Museu de Leiria conta-nos a história da cidade, propondo um caminho por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos que a pontuam.

Situado no Convento de Santo Agostinho, outro monumento incrível, o Museu de Leiria está localizado perto do rio e tem um jardim encantador nas traseiras, mas o seu grande atrativo é o interior: pensado para todos, adultos e crianças, pessoas com mobilidade reduzida ou algum grau de deficiência cognitiva, este espaço conta de forma divertida, interessante e bem pensada a história da cidade de Leiria, desde a criação da elevação onde hoje está localizado o Castelo até aos dias de hoje.

O Museu de Leiria organiza ainda e regularmente exposições temporárias e atividades/workshops para crianças que valem muito a pena!

Onde: Rua Tenente Valadim, n.º 41, 2410-190 Leiria.

Centro Histórico de Leiria

centro histórico de leiria

Fotografia: https://www.visiteleiria.pt

O Centro Histórico de Leiria, como todos os pólos através dos quais as cidades atuais cresceram e se multiplicaram, conta, através das suas ruas e vielas, o passado leiriense.

Partam da Praça Rodrigues Lobo e explorem, sem rumo, ou com o objetivo de chegar até ao Castelo, os infinitos caminhos possíveis. Alguns dos pontos de interesse do “casco velho” são a Fonte do Freire, o Largo Paio Guterres, o Largo Cândido dos Reis e a inevitável Rua Direita, “a mais torta da cidade”, que na verdade é chamada Rua Barão de Viamonte.

Onde: Leiria.

Agromuseu Municipal Dona Julinha

agromuseu dona julinha

O Agromuseu Municipal Dona Julinha é um museu agrícola muito divertido e interessante para visitar com crianças: mostra os espaços interiores das casas e o convívio das populações com os animais no passado recente, transportando-nos para uma realidade que nós, mas principalmente as abobrinhas, desconhecemos.

Onde: Agromuseu Municipal Dona Julinha, Travessa da Igreja, Ortigosa, Portugal.

Galeria Municipal do Banco de Portugal

banco de portugal galeria municipal de leiria

Fotografia: https://www.visiteleiria.pt

A Galeria Municipal, onde podem conhecer exposições sempre muito interessantes para miúdos e graúdos, funciona nas antigas instalações da delegação de Leiria do Banco de Portugal – um edifício imponente, que, após o encerramento da unidade bancária na região, ganhou nova vida e estimula a vida cultural leiriense.

Onde: Largo 5 de Outubro, n.º 43, 2400-120 Leria.

Museu do Moinho do Papel

moinho do papel

O Moinho do papel, construído em 1411 e reabilitado por Siza Vieira, é um marco incontornável da história da indústria: foi um dos primeiros da Península Ibérica, numa época em que a indústria da moagem era determinante para o desenvolvimento económico.

Nas recatadas margens do rio Lis, o moinho destaca-se na paisagem, mas também pelo papel cultural que, hoje, assume: através de oficinas pedagógicas, podem conhecer e participar do fabrico artesanal do papel e do pão, aprender mais sobre a arte de construção de origamis, entre outras atividades que remontam ao património industrial de Leiria ao longo de vários séculos.

Onde: Rua Fábrica do Papel, nº 13, Leiria. 

Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

centro interpretação do abrigo do lagar velho

Podemos procurar as raízes da ocupação do homem na região de Leiria desde os primeiros vestígios pré-históricos, dispersos por toda a bacia hidrográfica do rio Lis, passando pelas ocupações da pré-história recente e romanização que por aqui foram deixando marcas, até à fundação medieval do castelo. Os vestígios materiais e documentais são imensos e de grande riqueza histórica, arqueológica e artística.

Com o objectivo de divulgar e sensibilizar para a valorização do Património Histórico local e regional, a Câmara Municipal de Leiria tem desenvolvido um conjunto de museus, cujas colecções e conteúdos são orientados de forma pedagógica, para que permitam a interpretação dos objectos, a sua relação com o homem e as particularidades da região.

A notícia dos importantes achados arqueológicos do Vale do Lapedo difundiram a cidade de Leiria por todo o mundo e no Abrigo do Lagar Velho podem ter uma contextualização da cidade de Leiria na história da evolução humana.

Onde: N350 1343, 2420-458 Santa Eufémia.

Natureza e Jardins

Mata Nacional de Leiria

pinhal de leiria

Fotografia: Correio da Manhã

O grande Pinhal de Leiria, erguido pelo Rei D. Dinis, foi desde sempre conhecido como o “pulmão” de Portugal, e é um património gigantesco do nosso país. Em outubro de 2017, devido aos violentos incêndios que assolaram o país, a floresta ardeu quase na totalidade (86%), no entanto a sua importância é histórica e ultrapassa quaisquer tragédias.

Além da diversidade ambiental e animal, o Pinhal de Leiria teve também um papel de destaque num dos momentos-chave portugueses: os Descobrimentos. As caravelas e as outras embarcações foram construídas usando a madeira e o pez deste pinhal!

Ao visitarem, podem contribuir para a reflorestação e ainda mergulhar em parte desta História, visitando alguns dos fornos que tratavam a madeira utilizada nas caravelas, e usufruir, claro, de trilhos naturais por entre as imensas árvores.

Onde: Rua Álvaro Barros 2, 2430-153 Marinha Grande.

Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião)

parque do avião
Fotografia: João Faria

O Parque Municipal de Leiria fica à beira rio e, além do imenso jardim verde, ideal para passearem em família, podem divertir-se no skatepark e no parque infantil que fazem as delícias das crianças leirienses. Conhecido como o Parque do Avião dada a presença ilustre de um “domador dos céus” oferecido pela Base Aérea nº 5 de Monte Real, o Parque Municipal é o espaço ideal para recuperarem a energia (ou gastarem a que resta!) depois de conhecerem a cidade.

Onde: Rua Comissão de Iniciativa 4B, 2400-137 Leiria.

Lagoa da Ervedeira

lagoa da ervedeira

A Lagoa da Ervedeira situa-se na fronteira entre a mata do Urso e do Pedrógão, a norte do Pinhal de Leiria, e a 6km da praia do Pedrógão, sendo uma lagoa de água doce rodeada de pinheiros bravos e mansos, eucaliptos, rosmaninho, alecrim e samouco.

Nas suas margens e na própria lagoa poderão observar uma grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves. 

Os habitantes da Ervedeira, a 2km da lagoa, utilizavam cestos, narsas e enchalavadas (utensílios feitos pelos homens do Pedrógão que serviam para a pesca) para pescar na Lagoa e iam vender, pelas portas, o peixe à xícara. Atualmente, na Lagoa da Ervedeira pratica-se pesca desportiva e desportos náuticos como a canoagem.

É também utilizada como estância balnear, e está equipada com parque de merendas. Uma passadeira de madeira percorre toda a margem ocidental, sendo o local ideal para a observação de aves. É um local perfeito para uma tarde agradável em família.

Onde: R. da Lagoa, Coimbrão.

Grutas de Mira de Aire

A 40 minutos de Leiria, as Grutas de Mira de Aire compensam a viagem e merecem ser conhecidas!

As grutas de Mira de Aire são as maiores grutas de Portugal e estão abertas ao público há mais de 40 anos. Nelas, vão poder descer a 110 metros de profundidade e deslumbrarem-se com as várias salas. Muito bem iluminadas, estas grutas são um espetáculo natural a que os miúdos não vão ficar indiferentes – nem os papás. Não é por acaso que são consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Não é aconselhável fazer a visita com crianças pequenas ou de colo; além de não ser possível levar carrinhos, a descida à gruta é feita por escadas (muitas). Como a visita tem a duração aproximada de uma hora, convém ir à casa de banho antes.

Ah! No espaço junto à entrada primitiva da gruta podem aprender a ver as horas como os antigos, com um Relógio de Sol! Nas redondezas das grutas também podem visitar uma autêntica raridade: um moinho de vento totalmente recuperado, onde se vê a evolução do trabalho do Homem na transformação do cereal em farinha.

No Verão, podem aproveitar para, depois de percorrer as grutas, mergulhar de cabeça no Aquagruta.

Onde: Avenida Dr. Luciano Justo Ramos nº470, 2485-050 Mira de Aire.

Na hora da diversão

Feijão Verde Fun Park Leiria

Feijão Verde Leiria

O Feijão Verde é a maior rede de parques de diversão infantil em Portugal, ideal para todas as famílias com crianças a partir de 1 ano.

Os Feijão Verde Fun Park  estão de norte a sul de Portugal. São a maior rede de parques de diversão indoor para toda a família, e garantem proporcionar a melhor diversão do mundo!

A família Pumpkin já conhece alguns parques e adora o conceito: toda a família se pode divertir. Experimentem o Feijão Verde Fun Park Leiria: vão adorar, eles e vocês!

Onde: Rua Dom Carlos I, Leiria Gare, Lote 7, 2415-405 Leiria.

Cool Park Leiria

cool park leiria

O Cool Park, localizado em Leiria, possui uma área de 14 mil m2 e é composto por uma enorme área verde repartida por três campos, atravessada e ladeada pelo Rio Lis. É um parque único na região, em perfeita harmonia com a natureza, onde podem encontrar tendas fixas e insufláveis de ar e água, uma praia fluvial, um parque infantil, circuito de carros a pedais, campos relvados e de areia e um bar.

Onde: 2410, R. do Lis 297, Cortes.

Parque aquático – Mariparque

mariparque

O Mariparque é um parque de diversões temático e aquático. Constituído por escorregas, pistas e water slides, tobogans e pistas caracol assim como diversas piscinas exteriores para adultos e crianças.

No Mariparque, onde há animação permanente, há também uma gama diversificada de actividades radicais como aquaball, kayak, orientação, jogos tradicionais, tiro ao arco, tiro com zarabatana, escalada, slide, BTT, etc. Algumas destas atividades tem custo extra.

Localizado na bonita Praia da Vieira, o Mariparque está aberto durante a época balnear (de Junho a Setembro) e é um excelente complexo de diversões para toda a família.

Onde: Avenida Marginal, Praia da Vieira, 2430-696 Vieira de Leiria.

Praia de Pedrógão

praia de pedrógão

Fotografia: https://www.jornaldeleiria.pt

Com um areal de 1400 metros, a Praia de Pedrógão é a única praia do concelho de Leiria e está dividida em Pedrógão Norte (onde se encontra o casario) e o Pedrógão Sul – o areal da zona norte é muito maior, e por vezes a praia do Pedrógão Sul chega a desaparecer devido ao avanço do mar.

O extenso e fino areal é ladeado por extensas dunas e pela marginal com restaurantes e bares, que na época balnear se tornam no centro da agitação desta estância. No Verão costumam realizar-se concertos, campeonatos de andebol de praia e outras atividades desportivas.

Onde: Av. Sociedade de Defesa e Propaganda 3.

Mimo – Museu Da Imagem Em Movimento

mimo museu da imagem em movimento

Como é que se fazem filmes?

O  m|i|mo – museu da imagem em movimento foi criado em 1996, no ano em que se comemoraram cem anos do cinema em Portugal. O principal objectivo deste museu é reunir, proteger, preservar e inventariar  os objectos e as técnicas relacionadas com as imagens em movimento.

É um local de preservação de elementos de memórias passadas, assim como uma oficina onde se experimentam novas soluções e novos caminhos, usando os meios historicamente desenvolvidos pela sociedade e recriando outros. Um espaço onde o passado encontra o futuro, onde a discussão ocorre, uma plataforma de cultura e experiência, que os miúdos vão adorar conhecer.

Este museu situa-se dentro da muralha do castelo de Leiria junto à Igreja de São Pedro. O edifício ocupa as antigas cavalaiças do castelo. O projecto de renovação do edifício tem a assinatura do prestigiado arquitecto português José Charters Monteiro.

Onde: Largo de São Pedro – Cerca do Castelo, 2400-235 Leiria.

Mercado de Sant’Ana

mercado de sant'ana

Apesar do nome levar ao erro, o Mercado é, na verdade, o Centro Cultural de Leiria, onde se realizam inúmeros eventos de elevada relevância histórica, cultural e artística.

Oferece ainda um espaço destinado ao movimento juvenil, alicerçado na unidade Espaço + Jovem – local de dinamização dos meios tecnológicos de informação e de transmissão do conhecimento.

Onde: Largo de Santana 3, 2400-137 Leiria.

Uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *