Família > Passear > Passeios

O que fazer na Costa da Caparica com crianças

o que fazer na costa da caparica com crianças

Da cidade eu vou fugir, vou pró sol da Caparica!

A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos lisboetas quando o calor começa a chegar: basta atravessar a Ponte 25 de Abril para descobrir um extenso areal onde os pais podem relaxar e as abobrinhas brincar. Mas, além da praia, o que fazer na Costa da Caparica com crianças?

A Costa de Caparica tem historicamente, uma forte ligação ao mar, é uma terra construída por pescadores, inculcada por uma forte cultura e tradição de raízes piscatórias (com destaque para a Arte Xávega) que lhe conferem a sua singular identidade.

No entanto, esta região do concelho de Almada tem muito mais a oferecer! Aproveite a praia, mas não deixe passar a oportunidade de realizar outras atividades igualmente divertidas, enquanto explora a Caparica.

Património e Museus

Museu do Surf

museu do surf costa da caparicaNo espaço dedicado à modalidade é possível encontrar, por exemplo, imagens de 1927, das primeiras em toda a Europa, captadas em Leça da Palmeira, mas também uma coleção vasta de pranchas de surf que revelam bem a evolução da modalidade.O Museu do Surf funciona no piso superior da Loja do Lufi (localizada ao lado do Hotel da Costa de Caparica, na Avenida General Humberto Delgado, nº 47) e é de entrada gratuita.
 

Convento dos Capuchos

convento dos capuchos almadaAs linhas elegantes do Convento dos Capuchos estabelecem o ponto de equilíbrio com a magnífica vista alcançada a partir do seu miradouro. Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a partir do Convento dos Capuchos é possível contemplar Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, o Bugio, a Torre de S. Julião, até à Serra da Arrábida e ao Cabo Espichel.

A simplicidade e o despojamento do edifício reflectem os princípios dos frades franciscanos, para quem este local de culto foi construído no século XVI.

Todo o ambiente envolvente, com vista sobre o mar, rodeado de agradáveis jardins, afastado do bulício dos grandes centros, mas a poucos minutos de Lisboa, faz do Convento dos Capuchos um local de visita obrigatória para os amantes do património e da natureza.

Solar dos Zagallos

Solar dos Zagallos
Fotografia: zoomonline.pt

Uma visita ao Solar dos Zagallos revela-se uma viagem no tempo, a partir dos recantos desta acolhedora casa apalaçada do século XVIII. Na altura, a Sobreda era das terras «fidalgas» da Caparica.

Para receber o rei D. João VI foram construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio, espaços abertos aos visitantes. Os estuques, os azulejos e os frescos valem, só por si, uma visita demorada.

O  Solar dos Zagallos é um espaço de memória dinâmico, pólo que pretende preservar a identidade local através de uma regular actividade cultural, onde se destacam as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos.

Um dia no Solar dos Zagallos é uma excelente oportunidade para fugir ao bulício da vida citadina, aproveitando a calma que se vive nesta quinta, a poucos minutos da via rápida que segue para a Costa da Caparica.

Casa da Cerca

casa da cerca almadaA Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea iniciou a sua actividade em 1993, acolhendo um vasto projecto cultural. Na Casa da podem apreciar exposições que destacam as Artes Plásticas e o Desenho como património cultural de Almada, e também passear pelo maravilhoso Jardim Botânico.

 

Para além da Estufa, do Herbário e do anfiteatro ao ar livre, o Jardim organiza-se em torno de seis zonas estruturantes – Mata, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos, Jardim das Telas, Jardim dos Pigmentos e Jardim dos Pintores – onde se encontram espécie botânicas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo e forma à realização artística.

Cristo Rei

cristo rei almadaErguido 215 metros acima do nível do mar e oferecendo uma panorâmica de 360 graus sobre as duas margens do Rio Tejo, o Cristo Rei é um dos pontos de visita obrigatória.

Milhares de pessoas visitam este santuário que, com Fátima e Santiago de Compostela, forma o triângulo de ouro dos peregrinos na Península Ibérica.

Na entrada do recinto existe um edifício de acolhimento, em frente ergue-se a estátua do Redentor, voltado para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.

Natureza e Jardins

Praias

praias costa da caparicaDa Cova do Vapor à Fonte da Telha, das mais reservadas Praias de São João às concorridas praias da frente caparicana, a longa extensão de praias da Costa da Caparica é uma atracção imperdível: são mais de 30km de praia contínua, circundados pelo infinito Oceano Atlântico e pela impressionante Arriba Fóssil (um dia, o mar tocou aquelas rochas!).

Os amantes dos desportos naúticos também podem divertir-se na Costa: as suas praias são dotadas de condições extraordinárias para a prática de surf e dos outros desportos. Com muitos picos por onde escolher, a zona para a prática da modalidade vai desde a Cova do Vapor, passando pelos pontões Praia do CDS até a Praia da Nova Vaga (Kitesurf), onde é possível encontrar ondas para os vários níveis de surf.

Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Arriba Fóssil da Costa da CaparicaA Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, numa extensão de 13 km. Esta obra prima natural, esculpida pelo mar e desenhada pelo vento em tempos remotos, representa um elemento incontornável do património natural do concelho de Almada.

A paisagem desta Área Protegida é, no geral, o resultado de uma profunda humanização (com a cidade da Costa da Caparica a nascer na sua escarpa), apesar de ser também uma área de impressionante conservação natural: a Arriba e a Mata dos Medos são paisagens lindíssimas onde se pode, ainda, encontrar vestígios do mar que ali outrora bateu.

Mata dos Medos

mata dos medosA Mata dos Medos está inserida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, esculpida pela violência das vagas oceânicas da Era Quaternária e pelo capricho dos vários elementos erosivos, já depois da emersão dos continentes. Por isso, as riquezas desta reserva botânica são inúmeras e muito apelativas para todas as idades.

A circulação é exclusivamente pedonal estando limitada aos trilhos já estabelecidos. Esta rede de caminhos é apoiada por oito parques de merendas, equipada com contentores de lixo, assadores e parqueamento informal.

Para conhecer alguns conselhos e obter mapa e percursos vá até ao Centro de Interpretação da Natureza, na estrada para a Fonte da Telha, ao lado da Guarda Fiscal. Prepara-se para ficar maravilhado com alguns miradouros secretos!

Miradouro dos Capuchos

costa da caparicaPara contemplar a beleza e diversidade natural da Caparica desde cima, o Miradouro dos Capuchos é o local perfeito: oferece uma vista incrível da cidade, do mar, de todas as praias desde o Bico d’Areia até para lá da Fonte da Telha. Podem também observar a Torre do Bugio, alguns locais de Lisboa, Oeiras, Cascais e a Serra de Sintra.

É o local perfeito para tirarem fotografias únicas!
 

 

Olho de Boi

olho de boi elevador panorâmico boca do vento
Fotografia: Lifecooler

Podem aceder ao Olho de Boi descendo o Elevador Panorâmico da Boca do Vento, que liga a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha” , aos antigos estaleiros do Olho de Boi, agora transformados em zona de lazer, ou percorrendo a zona ribeirinha desde Cacilhas e apreciando a vista impressionante para Lisboa e a Ponte 25 de Abril.

O Jardim do Rio oferece um amplo espaço relvado, servido por alguns restaurantes e esplanadas, onde as crianças podem brincar e os pais descontrair.

Da cabine panorâmica do elevador desfruta-se uma excelente vista sobre o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa.

No Olho de Boi podem visitar também o Museu Naval de Almada.

Na hora da diversão

Parque Urbano da Costa da Caparica

parque urbano da costa da caparica santo antónioTambém conhecido como Parque de Santo António, o Parque Urbano da Costa da Caparica é um espaço ótimo para levar as  crianças: cravado junto à linha de praia, concilia tudo aquilo que de melhor a Natureza tem para oferecer.

A área é enorme (14 hectares de área, perfumados pelo cheiro a mar) e tem disponíveis diversos parques infantis, slide, campos de futebol, basquetebol e ténis, além de extensos relvados para fazerem piqueniques e brincarem livremente!

Depois de tamanha diversão em contacto directo com a Natureza, aproveitem para repor as energias na Pastelaria de Santo António, que fica mesmo em frente, e onde são produzidos, desde  1942, os melhores pastéis de nata e argila da região.

Fun Parque de São João

fun parque são joãoO Fun Parque é um parque de aventuras que proporciona actividades desportivas ligadas à natureza. Neste espaço de 8  hectares podem fazer arborismo, brincar nos insufláveis e no playground, jogar splatmaster e paintball. É garantia de uma tarde de muita diversão!

Saiba mais sobre o Fun Parque de São João

 

 

 

Parque Aventura da Charneca da Caparica

Parque Aventura da Charneca da Caparica
Fotografia: Lifecooler

Espaços de mata, clareiras relvadas, zonas de prado e áreas de recreio infantil e juvenil compõem o Parque Aventura da Charneca. A cruzá-los, foram traçados percursos cicláveis e caminhos pedonais, que o convidam a descobrir este lugar único.

Há ainda duas paredes para iniciação à escalada, um escorrega em talude e uma espécie de teia aranha, em corda tensada, que convida os mais novos a trepar até bem ao alto, para além de percursos cicláveis em terra batida.

Quem quiser pode também fazer um piquenique no parque de merendas do Parque Aventura, onde há mesas e bancos corridos em madeira, à sombra dos pinheiros.

Transpraia

Costa Caparica: praia muito mais Percorra o extenso areal da Costa da Caparica de comboio!

Um trajeto de 9km até à Fonte da Telha, inaugurado em 1960, e que foi, na época, o primeiro acesso a algumas praias então remotas. Após a implementação do Projeto Polis, o Transpraia foi afastado da sua estação original, podendo agora encontrar-se a estação de partida junto ao Parque de Campismo da Praia Nova.

Nada como sentir o vento no rosto enquanto observamos a paisagem: de um lado, a protegida Arriba Fóssil da Costa da Caparica, e do outro, o Oceano Atlântico no seu esplendor. Uma atividade única!

Saiba mais sobre o Transpraia.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.