Família > Passear > Passeios

O que fazer em Viana do Castelo com crianças

O que fazer em Viana do Castelo com crianças

Descubra os vários teatros, cinemas, bibliotecas e museus que poderão visitar.

Contamos o que fazer em Viana do Castelo com crianças

Viana do Castelo é uma cidade ótima como destino de férias: é considerada a capital do folclore português, a sua louça, os seus bordados, e o seu artesanato são alguns dos atributos que fazem esta cidade ser bastante atrativa.

Se conhecer mais lugares maravilhosos em Viana do Castelo conte-nos!

Património e Museus

AquaMuseu

aquamuseu-cerveira

A sua principal actividade é didáctica cultural, devido à diversidade de ambientes naturais existentes na região, tais como: zona de água doce, salobra e marinha, dunas, sapal, ribeiros de montanha entre outros. É constituído por um conjunto de aquários ordenados de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, começando em Lugo (Espanha), e terminando na foz, em Caminha.

Ao longo do trajecto os visitantes ficam a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio, como a truta, a tainha ou a lampreia. O AquaMuseu tem também disponíveis diversas actividades temáticas, visando aumentar a sensibilidade para a conservação dos valores naturais privilegiando a actividade experimental.

 Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Veja também o nosso artigo sobre o AquaMuseu

Funicular de Santa Luzia

funicular-santa-luzia
Fotografia: Olhar Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, situa-se no monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O funicular liga a estação Ferroviária de Viana do Castelo ao Santuário de Santa Luzia.  A viagem no funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do pais, tem 650 metros, pode levar no máximo 24 passageiros, doze sentado e doze em pé, pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebes e duas bicicletas podem ser transportadas.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Navio Hospital Gil Eannes

navio gil eannes

O Navio Hospital Gil Eannes, é um espaço museológico. Ao visitar o navio terá a oportunidade de conhecer a cozinha, casa das máquinas, consultório medico, gabinete de radiologia, bloco operatório, diversos camarotes e salas de exposições temporárias. O navio Hospital Gil Eannes dentro dos camarotes de passageiros conta ainda com um simulador de Navegação, onde poderá ter uma pequena experienca de navegação.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio

museu-traje-goncalo-sampaio

O Museu do Traje situado em Braga tem com objectivo transmitir as tradições etnográficas do Baixo Minho dos finais do século XVIII, início do século XIX, através das suas exposições. No museu encontram-se em exposição permanente vários trajes recolhidos, como por exemplos os trajes que cada rapariga ia criando, esse mesmo traje seria usado em várias ocasiões, como idas à igreja, dias de festa, casamentos, enterros entre outras ocasiões. Poderá ver ainda os trajes masculinos e poderá ainda perceber os elementos comuns de cada um dos trajes. O museu oferece também a oportunidade de conhecer um pouco da história popular, e os instrumentos musicais: concertina, cavaquinho, viola braguesa, clarineta, bombo, ferrinhos, entre outros que se encontram em exposição.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia

ruinas da cidade velha de santa luzia
Fotografia: DGPC

A cidade Velha de Santa Luzia, também conhecida por “ Cidade velha”, é um povoado fortificado da Idade do Ferro e da Romanização do Noroeste Peninsular. Foi classificado como Monumento Nacional em 1926. Situa-se no alto do Monte de Santa Luzia, num local com uma visão de toda a área envolvente, desde o estuário e foz do Rio Lima até à zona costeira atlântica. A sua origem remonta ao câmbio da Era, e terá sido abandonado após o séc. II d.C. As estruturas habitacionais apresentam uma planta circular, elíptica, ou rectangular, encontram-se organizadas em quarteirões separados por muros e áreas de circulação bastante desmarcadas.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Veja também o nosso artigo sobre as Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia

Fábrica do Chocolate

fabrica-chocolate

A mais antiga fábrica de chocolate, em Portugal, foi fundada em 1914 em Viana do Castelo, por José Lima, um empreendedor local. A Fábrica de chocolate deixou de funcionar neste edifício em 2004, tendo a empresa sido comprada e deslocalizada para novas instalações em Barcelos. A Fábrica de chocolate conta com um Hotel, Restaurante e Museu, tudo dedicado ao chocolate. O Museu da Fábrica de Chocolate oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, com uma forte componente tecnológica e interactiva. É um espaço dedicado a todos os que pretendem entrar numa emocionante viagem, pelo passado do chocolate e pelas origens do cacau.

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

Veja também o nosso artigo sobre a Fábrica do Chocolate

Parques e Jardins

Miradouro do Cervo

Trata-se do miradouro mais conhecido de Vila Nova de Cerveira, localizado junto à escultura do Cervo. Localizado numa colina denominada Alto do Crasto, é uma homenagem ao símbolo da vila onde, antigamente, abundavam veados. Apesar de estar situado a apenas 300 metros de altitude, espanta pela vista de extrema beleza e imponência. Daqui poderá vislumbrar grande parte do rio Minho, desde a passagem por Valença até à foz, em Caminha

Mais Informação: Câmara Municipal de Viana do CasteloTurismo do Centro

 

 

 

Tudo sobre férias em família

Explore as sugestões da Pumpkin do que fazer nas férias em família, de Norte a Sul

Espreite nossas dicas para viajar em família sem stress

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.