Família > Passear > Passeios

O que fazer em Castelo Branco com crianças

o que fazer em castelo branco com crianças

A cidade de Castelo Branco é conhecida pelas colchas bordadas à mão, pelo queijo regional e pelo azeite e vinho.

O que fazer em Castelo Branco com crianças? Este bonito distrito é um autêntico museu ao ar livre, repleto de magníficos vestígios do passado de Portugal e berço de algumas das mais antigas tradições que hoje caracterizam o país.A cidade de Castelo Branco é conhecida pelas colchas bordadas à mão, pelo queijo regional e pelo azeite e vinho. Repousando entre a paisagem rural do centro do país, esta bela cidade exibe também arquitetura típica, monumentos seculares e igrejas medievais.

Um destino muito atrativo para todas as famílias. Se conhecem lugares em Castelo Branco que vos deixam maravilhados, sejam bem- vindos a partilhar connosco!

Património e Museus

Castelo e Muralhas de Castelo Branco

Castelo e Muralhas de Castelo Branco
Fotografia: Lifecooler

Do primitivo castelo, edificado pelos Templários, nos inícios do século XIII, pouco resta. A sua localização fronteiriça levou à sua participação em guerras sucessivas que muito debilitaram a sua estrutura. No recinto desta fortaleza encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, antiga sede de freguesia. Era no seu adro que se reuniam a Assembleia dos Homens-Bons e as autoridades monástico-militares, até ao séc. XIV.

No seu pavimento encontram-se diversos túmulos. Entre eles destaca-se o de João Roiz de Castelo Branco, célebre poeta do séc. XVI. A entrada para o antigo terreiro da alcáçova faz-se por um arco redondo, situado por detrás da igreja de Santa Maria do Castelo. Depois de o passarmos, à esquerda, podemos reparar na cisterna primitiva. Em frente, encontra-se a denominada Torre dos Templários, com janelas ornadas com elementos manuelinos, a antiga fachada do Palácio dos Alcaides.

Onde: R. da Piscina, 6000-776 Castelo Branco.

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Sé Catedral de Castelo Branco

Sé Catedral de Castelo Branco
Fotografia: http://centerofportugal.com

A Igreja de S. Miguel, originalmente de traçado medieval, viria a sofrer alterações ao longo dos séculos, sendo, atualmente, predominantes os elementos do Barroco e do Rococó.

A capela-mor e o seu retábulo datam de 1785. Este retábulo e a Capela do Santíssimo foram valorizados, em 1791, com a colocação de pinturas de Pedro Alexandrino.  Da fachada principal merece destaque a imagem de S. Miguel.

Onde: Rua da Sé, 6000-999 Castelo Branco

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Museu de Geodésia

Museu de GeodésiaÚnico no País, localizado no Pico da Milriça, o Centro Geodésico de Portugal. Resultado de um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Vila de Rei e o Instituto Geográfico Português, que organizou o respetivo conteúdo museológico.  Do local tem-se uma excelente vista de 360º.

Onde: Centro Geodésico de Portugal, 6110 Vila de Rei

Mais Informação: Câmara Municipal de Vila de Rei

Oficina Escola de Bordado de Castelo Branco

Oficina Escola de Bordado de Castelo BrancoAqui pode observar toda a maestria das bordadeiras e a beleza do bordado de Castelo Branco. Conhecidas, pelo menos, a partir de meados do século XVI, as colchas de Castelo eram o orgulho do enxoval das noivas da região e são um dos ícones dos variados Bordados de Castelo Branco. Bordadas a fio de seda em pano de linho, a simbologia dos seus elementos decorativos é uma aclamação ao amor e ao casamento que se quer feliz.

Onde: Oficina – Escola de Bordado de Castelo Branco, Edifício Multifuncional | Antigo Edifício dos CTT, Largo da Sé, 6000 Castelo Branco

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Lagar de Varas

Lagar de VarasDo ponto de vista económico, o azeite deteve sempre um papel de relevo na economia desta região. O monumental lagar de varas é disso exemplo.

Onde: 6060-041 Idanha-a-Velha

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Museu Francisco Tavares Proença JúniorA funcionar no edifício do antigo Paço Episcopal, possui para além de uma área de exposições temporárias e a zona de exposição permanente (parte do espólio do Paço, arqueologia, paramentos e colchas antigas), uma biblioteca especializada em Arqueologia e História da Arte e ainda uma Oficina-Escola de Bordados Regionais.

Onde: Largo Dr. Lopes Dias, 6000-462 Castelo Branco

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Museu Cargaleiro

museu cargaleiro castelo brancoUm museu recente, que recuperou magnificamente um solar e sua envolvência na zona histórica do Castelo. O museu apresenta com regularidade atividades e ateliers para crianças.

Constituído por dois edifícios contíguos – o Solar dos Cavaleiros, um palacete construído no séc.XVIII, e um edifício contemporâneo – o Museu Cargaleiro situa-se no coração da Zona Histórica da cidade, nas imediações da Praça de Camões, popularmente conhecida como Praça Velha.

Onde: Rua dos Cavaleiros, Nº 23 6000-189 Castelo Branco

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Aldeias Históricas

Idanha-a- Velha

idanha a novaA célebre cidade romana Civitas Aegitidanorum (documentada desde o ano 16 a.C.), é referência obrigatória de todos os roteiros arqueológicos de Portugal. Mas a História de Idanha-a-Velha está repleta de vestígios de outros tempos. Visigodos e árabes, guerreiros medievais, cavaleiros do Templo e “senhores da terra” aqui deixaram as suas marcas.

Do vasto património existente, merece destaque a Catedral visigótica (primitivamente erigida sobre um templo paleocristão), com um baptistério de piscina no exterior, continua a impressionar pela dimensão e pela sua riqueza. Hoje, acolhe um dos conjuntos epigráficos mais importantes referentes ao período da permanência romana na Península.

Mais Informação: Aldeias Históricas de Portugal | Câmara Municipal de Castelo Branco

Monsanto

monsanto idanha a nova
Fotografia: Rádio Clube Monsanto

Recebeu, em 1938, o título de “Aldeia mais portuguesa de Portugal”. O imponente castelo medieval de Monsanto foi parcialmente destruído pela explosão acidental do paiol de munições, numa noite de Natal, já no século XIX, restando atualmente apenas duas torres, a do Peão e a de Menagem, para além das belíssimas ruínas da Capela românica de S.Miguel (séc. XII).  É também conhecida pelos seus adufes e pelas marafonas.

O adufe é um instrumento musical de percussão, de origem árabe, feito de pele de ovelha.  As marafonas são bonecas de trapos, com traje regional, sem olhos, nem boca, nariz ou ouvidos.  Durante a Festa de Nossa Senhora do Castelo, ou das Cruzes, (3 de Maio, ou no Domingo seguinte), cabe às raparigas solteiras transportarem no cortejo as suas marafonas.

Mais Informação: Aldeias Históricas de Portugal | Câmara Municipal de Castelo Branco

Parques e Jardins

Parque da Cidade

parque da cidade castelo brancoOcupando o espaço fronteiro ao Jardim do Paço Episcopal, naquela que fora outrora a horta do Paço, dispõe de amplos espaços para as crianças correrem e um agradável parque infantil. Fontes e espelhos de água transmitem uma sensação de frescura.Canteiros com produtos hortícolas e ervas aromáticas, permitem um testemunho da antiga função e, ao mesmo tempo, uma abordagem pedagógica aos produtos da terra. A mata de loureiros desvenda-nos uma interessante fonte da autoria de Mestre Cargaleiro.

Onde: Rua Bartolomeu da Costa, 6000 Castelo Branco

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional

Geopark Naturtejo da Meseta MeridionalO Geopark Naturtejo é constituído pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, este é um território de elevado potencial turístico e com inúmeros fatores de atração.

O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia – Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

Onde: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão

Localização e Acessos: A23 até Castelo Branco – faz ligação com a A1 (Lisboa – Castelo Branco – Porto)

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Jardim do Paço Episcopal

Jardim do Paço Episcopal Castelo BrancoConsiderado um dos mais paradigmáticos jardins barrocos em Portugal, destaca-se pela conjugação do verde com a estatuária em pedra. Esta, seguindo percursos temáticos, aborda figuras e simbologias religiosas, históricas e mitológicas. Encomendado pelo Bispo da Guarda, D. João de Mendonça (1711-1736) viria a ser alvo de obras de relevo, já no fim do séc. XVIII, a mando do segundo bispo da Diocese de Castelo Branco, D. Vicente Ferrer da Rocha.  A partir do ano de 1919 passou a integrar o património municipal.

Onde: Rua Bartolomeu da Costa, 6000 Castelo Branco.

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Reserva Natural da Serra da Malcata

Reserva Natural da Serra da Malcata
Fotografia: beira.pt

A Serra da Malcata é a décima sexta maior elevação de Portugal Continental, com 1075 metros de altitude. Situa-se na região da região de transição da Beira Alta e da Beira Baixa, entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor, integrando o sistema montanhoso luso-espanhol da Meseta. Nela se situa a Reserva Natural da Serra da Malcata, criada em 1981 e tendo como principal vertente a salvaguarda do lince ibérico que ali vive e de todo o ecossistema a ele associado. Nasce nesta serra o rio Bazágueda, afluente do Erges.

Mais Informação: Câmara Municipal de Castelo Branco

Piscinas

Complexo de Piscinas de Castelo Branco

Complexo de Piscinas de Castelo BrancoEste complexo é uma Piscina-praia, que faz as delícias dos miúdos e graúdos. Para quem adora a água é ideal nos dias quentes de Verão.

Onde: Parque Urbano da Cidade 6000 Castelo Branco

Mais Informação: Albigec – Castelo Branco

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.