Família > Passear > Passeios

O que fazer em Aveiro com crianças

O que fazer em Aveiro com crianças

Saiba como aproveitar o melhor de Aveiro, nossa "Veneza Portuguesa", com os mais pequenos

Descubra o que fazer em Aveiro com crianças

Esta cidade é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana. Falar de Aveiro é falar de tradição gastronómica, dos famosos e irresistíveis doces conventuais. Um cenário ideal para férias em família!

Clube Rik e Rok do JumboPara envolverem os mais pequenos neste passeio, aproveitem para descarregar o Guia de Aveiro que o Clube Rik&Rok do Jumbo desenvolveu a pensar nas abobrinhas. É muito giro e uma óptima forma de planearem a vossa visita a esta nossa Veneza Portuguesa. Conjuguem aventura com conhecimento: partam à descoberta pelos trilhos que saem do Farol da Barra, imponente com os seus 62 metros de altura, descubram as aves que habitam perto da Ria, descubram o que é o moliço e não deixem de saborear os ovos moles!

Fiquem com as nossas sugestões de lugares a visitar nesta bonita cidade. Se conhecem sítios de interesse em Aveiro não hesitem, partilhem connosco.

Veja o nosso artigo por categorias: Património e Museus | Parques e Jardins | Na Hora da Diversão

Património e Museus

Centro Histórico de AveiroCentro Histórico de Aveiro.

Passear por Aveiro é mergulhar em águas de uma calma incomparável. A Ria de Aveiro, que foi descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”, marca a geografia desta cidade e é o ponto de partida e de chegada de todos os passeios. Podem fazer a visita guiada pedestre organizada pelo Museu da Cidade, ou, se preferirem, aventurem-se a solo ao volante de uma BUGA, as bicicletas gratuitas disponibilizadas pelo município!

 

 

Museu da Aliança

Museu da Aliança.

O Aliança Underground Museum é um espaço único, de uma beleza ímpar, e que reúne uma vasta colecção de peças de todo o mundo! Os recantos escuros conferem outra mística ao lugar, e podem ainda aprender como é que se dá o processo de produção do nosso champanhe. É interessante para os papás, mas as crianças também vão divertir-se!

Museu do Brincar

Museu do Brincar.

O Museu do Brincar é um espaço para todas as idades, onde brincar é imperativo para miúdos… e mais crescidos!

O museu tem uma enorme colecção de brinquedos, e várias actividades lúdicas em que os visitantes podem participar. Conta também com vários espaços temáticos, como o “Castelo da Fantasia”, a “Floresta”, o “Atelier de Expressão Plástica”, a “Casinha da Árvore” e a “Casa das Bonecas”, onde a regra é só uma: deixar a imaginação a funcionar.

 

Fábrica da Vista Alegre

Fábrica da Vista Alegre.

Ao visitar a Fábrica da Vista Alegre poderá ver todo o processo de criação de algumas das peças mais míticas da porcelana portuguesa, desde a sua composição da pasta até à cozedura final. Vão ficar com vontade de meter as mãos na massa!

 

 

 

 

Lago da Fonte Nova e Fábrica Jerónimo Pereira CamposLago da Fonte Nova e Fábrica Jerónimo Pereira Campos.

Este espelho de água encontra-se rodeado por zonas onde caminhar ou andar de bicicleta se tornam um agradável exercício. É um passeio muito bonito e que apresenta o que de melhor existe em Aveiro.

Ao fundo, podem ainda conhecer a antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, um magnífico exemplar da arquitetura industrial em tijolo, de inícios do séc. XX.

 

 

Museu de Aveiro

Museu de Aveiro.

O Museu está instalado no antigo Convento de Jesus de Aveiro, cuja fundação remonta a 1463, e é imperdível para quem quer conhecer um pouco melhor a história desta cidade. Podem visitar o túmulo da Princesa Santa Joana, a colecção de arte sacra, num espaço super bem organizado que conjuga história com modernismo.

 

 

Museu de Ovar

Museu de Ovar.

A beleza dos antigos trajes regionais, os delicados bordados e rendas feitos por mão de mulher dizem muito sobre a história de Ovar e das suas gentes. Objetos ligados a antigos usos e profissões, exemplos da arquitetura e interiores de casas populares, associam-se a largas centenas de bonecas vindas de muitos países. Um museu a não perder!

 

 

Museu Marítimo de Ílhavo

Museu Marítimo de Ílhavo.

O MMI é o testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. Leve os seus pequenos a ver o Aquário dos Bacalhaus e as várias colecções de algas. Visitar o MMI é embarcar numa aventura dos sentidos, do conhecimento e do lazer!

 

 

 

Câmara Municipal de Aveiro

 

Câmara Municipal de Aveiro.

Um edifício majestoso de onde podem partir para a descoberta do centro da cidade! É aqui que todas as decisões importantes sobre o município são tomadas.

 

 

Farol da Barra

 

Farol da Barra.

Na Praia da Barra, o farol impressiona pelos seus 62 metros de altura. Foi construído em 1893 e é um dos mais altos do mundo.

 

Parques e Jardins

Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto

Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto.

700 hectares (parece infinito!) de dunas, matas e charcos de água doce. Conhecer esta reserva é mergulhar naquilo que de melhor a natureza nos pode oferecer. Ao percorrer os trilhos interpretativos podem observar o chapim-real, o pato-marinho, o chapim-carvoeiro, o guincho, a negrinha, o chapim-de-poupa ou a gaivota-ar-gêntea. Os miúdos vão delirar!
Visitem também o Centro de Acolhimento e, com uma visita guiada pelos técnicos da Reserva, não perca a oportunidade de conhecer algumas destas espécies no seu habitat natural.

 

Parque Infante D. PedroParque Infante D. Pedro.

Na cerca do antigo convento franciscano de Santo António, foi criado o Jardim e Parque Municipal Infante D. Pedro, com o seu lago e zonas ajardinadas, uma agradável mancha verde que permite aos mais pequenos passear em liberdade. É um parque lindíssimo, com zonas reservadas ao lazer infantil, e no qual podem dar um passeio (atravessar as pequenas pontes!) com vistas de encantar!

 

 

Bio RiaBio Ria.

Localizado no início do Percurso de Salreu do BioRia, o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação ambiental, visando a sensibilização do público para a importância do património natural. A BioRia é parte integrante da Ria de Aveiro e aqui podem observar uma enorme diversidade de habitats que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística.

 

 

Na Hora da Diversão

SalinasSalinas.

O que costumava ser uma atividade económica próspera, foi de alguma forma diminuindo nos últimos anos. Apenas algumas salinas permaneceram. No Eco-Museu Troncalhada, pode aprender muito sobre o processo de extração de sal.

 

 

Ovos Moles

 

Ovos Moles.

Deixe que esta doce tentação lhe tome conta do paladar e sinta-se no céu. Prove os ovos moles de Aveiro numa das muitas confeitarias da zona do Rossio, entre edifícios Arte Nova e a paisagem do Canal Central da ria. Mas se quer saber mesmo tudo sobre os ovos moles vale a pena ir até à Oficina do Doce, onde os verdadeiros especialistas contam a história deste doce de sabor único e ensinam a confeccionar a massa dourada de açúcar e ovos de aroma quase sagrado.

 

Lugar dos AfetosLugar dos Afetos.

Lugar dos Afetos é um parque temático dedicado às emoções, fruto do projecto de vida e dos livros infanto-juvenis e jogos didáticos da médica e escritora Graça Gonçalves, localiza-se na freguesia de Eixo no distrito de Aveiro.

O Lugar dos Afectos, foi pensado e construído de modo a comportar várias casas temáticas, caminhos, jardins e recantos únicos. Neste espaço único poderá realizar várias actividades como por exemplo percursos Interpretativos, passeios de bicicleta, passeios de Comboio, pedestrianismo, visitas a monumentos, museus e outros locais de relevante interesse turístico.

Veja também o nosso artigo sobre o Lugar dos Afetos.

 

Palheiros da Costa Nova

 

Palheiros da Costa Nova.

Localizada entre a Ria e mar, a praia da Costa Nova é famosa pelas suas casas de riscas coloridas, os palheiros, que a tornam única.

 

Passeio de Barco Moliceiro na Ria de Aveiro

 

Passeio de Barco Moliceiro na Ria de Aveiro.

Num dia perfeito em Aveiro vai desfrutar da beleza da Ria de Aveiro a bordo de um tradicional barco moliceiro enquanto prova os tradicionais biscoitos de Aveiro. Vai conhecer todo o processo de fabrico dos Ovos Moles e no final deliciar-se a provar o ovo mole que acabou de criar.

 

Visionarium

 

Visionarium.

O Visionarium é um autêntico livro de conhecimento para percorrer, um verdadeiro centro interativo onde as abobrinhas vão descobrir tudo sobre a Terra, o Universo e a Vida. Desde Fernão de Magalhães e suas façanhas até ao funcionamento do cérebro, em Santa Maria da Feira podemos encontrar informação sobre (quase!) todos os assuntos.

 

Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro

 

Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro.

Brincar com as leis da ótica através do manuseamento de um Labirinto Ótico, observar as diferenças de temperatura do corpo com uma Câmara Térmica, escrever mensagens em Código Morse, ou ficar de cabelos em pé com o Gerador de Van de Graaff são apenas alguns dos desafios propostos pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Nesta exposição, chamada “Mãos na Massa”, há só uma regra: é proibido não mexer!

 

Navio Museu Santo André

 

Navio Museu Santo André.

Este antigo arrastão bacalhoeiro, que nasceu para a pesca em 1948, é hoje um museu que pretende mostrar como se vivia e trabalhava a bordo dos barcos que iam ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte.

 

 

 

Tudo sobre férias em família

Explore as sugestões da Pumpkin do que fazer nas férias em família, de Norte a Sul

Espreite nossas dicas para viajar em família sem stress

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.