Família > Passear > Passeios

Museus e património a Norte

torre-clerigos

Há castelos, torres, museus e pontes por vários recantos a norte do país, que contam um pouco da história das nossas tradições.

Porto

Fazer a escolha dos melhores museus e património do Porto pode ser uma tarefa difícil. Escolhemos os três sítios de paragem obrigatória, mas há muito mais para explorar na invicta.

Conheça todos os Museus e património que não pode perder no Porto

Fundação Serralves

Passe o domingo com a família em Serralves

A Fundação de Serralves acolhe um núcleo patrimonial inestimável composto pelo Museu, um projeto do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco e pelo Parque.

Todos os domingos, a Fundação desenvolve programas gratuitos direcionados para famílias.

 

Torre dos Clérigos

torre-clerigos

Esta torre sineira de estilo Barroco foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do género no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas.

 

 

 

World of Discoveries

Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Este espaço trata pois do encontro de culturas e do alcance das ambições, ideias, esforços e inovações que os tornaram possíveis. Incluí vinte grandes áreas temáticas permanentes.

 

Braga

Conhecida por Bracara Augusta nos tempos romanos, Braga tem uma longa história, que merece ser lembrada e mostrada aos mais pequenos. Destacamos apenas alguns locais, mas há imensas coisas que não pode mesmo perder.

Conheça todos os Museus e património que não pode perder em Braga

Elevador do Bom Jesus

Elevador Bom Jesus

O Elevador do Bom Jesus, localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, concelho de Braga.Este foi o primeiro funicular a ser construído na Península Ibérica, e é o elevador mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Foi construído com o objectivo de substituir a linha dos americanos de Braga (veículos sobre carris puxados por cavalos) na Península Ibérica, o Elevador do Bom Jesus liga a parte alta da cidade ao Santuário do Bom Jesus do Monte. 

Saiba tudo sobre o Elevador do Bom Jesus no nosso artigo

Bom Jesus de Braga

Foto: Bom Dia Europa

O Escadório do Bom Jesus desenvolve-se em lances de escadas e de patamares e está dividido em 3 partes: Escadório do Pórtico, mandado construir pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, em 1723; Escadório dos Cinco Sentidos e o Escadório das Três Virtudes.

 

 

Ruínas romanas de Bracara Augusta

bracara augusta
Fotografia: Manuel Anastácio

As ruínas de Bracara Augusta, uma cidade fundada pelo Imperador Augusto entre 300 e 400 a.C., ainda hoje subsistem. Bracara Augusta tornou-se a capital romana do norte da Ibéria e foi posteriormente ocupada pelos Visigodos e Árabes. Desde a década de 1970, foram encetados esforços para preservar as estruturas do complexo arqueológico ainda remanescente.

 

Bragança

Castelo de Bragança

Castelo_de_Bragança

O Castelo de Bragança localiza-se no centro histórico da cidade. Do alto dos muros do castelo pode avistar as serras de Montesinho, Sanabria, Rebordões e a serra de Nogueira.

É considerado um dos castelos mais representativos da arquitectura medieval.

Saiba tudo sobre o Castelo de Bragança no nosso artigo

 

Centro de Ciência Viva de Bragança

ciencia-viva-braganca

No Centro Ciência Viva de Bragança, os seus pequenos podem experimentar os temas da energia e do meio-ambiente com várias experiências interactivas e ateliers e campos de férias para as crianças.

Saiba tudo sobre o Centro de Ciência Viva de Bragança no nosso artigo

 

 

Museu Ibérico da Máscara e do Traje

Museu Ibérico da Máscara e do Traje 

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como objectivo preservar e promover a identidade e a cultura do povo desta região de fronteira.

Parte do museu fazem parte trajes e máscaras característicos de determinadas Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e distrito de Zamora, permitindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais, elementos únicos da nossa cultura.

Saiba mais sobre o Museu Ibérico da Máscara e do Traje no nosso artigo

Vila Nova de Cerveira 

AquaMuseu

aquamuseu-cerveiraO AquaMuseu do Rio Minho é um projecto da câmara municipal de Vila Nova de Cerveira, está situado na zona de Castelinho, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo.

A sua principal actividade é didáctica cultural, devido à diversidade de ambientes naturais existentes na região, tais como: zona de água doce, salobra e marinha, dunas, sapal, ribeiros de montanha entre outros.

Saiba tudo sobre o AquaMuseu no nosso artigo

 

Viana do Castelo

Funicular de Santa Luzia

funicular-santa-luzia
Fotografia: Olhar Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, situa-se no monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O funicular liga a estação Ferroviária de Viana do Castelo ao Santuário de Santa Luzia.

A viagem no funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do pais, tem 650 metros, pode levar no máximo 24 passageiros, doze sentado e doze em pé, pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebes e duas bicicletas podem ser transportadas.

Saiba tudo sobre o Funicular de Santa Luzia no nosso artigo

 

 

Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio

museu-traje-goncalo-sampaio

O Museu do traje situado em Braga tem com objectivo transmitir as tradições etnográficas do Baixo Minho dos finais do século XVIII, início do século XIX, através das suas exposições.

O Museu oferece também a oportunidade de conhecer um pouco da história popular, e os instrumentos musicais: concertina, cavaquinho, viola braguesa, clarineta, bombo, ferrinhos, entre outros que se encontram em exposição.

Saiba tudo sobre o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio no nosso artigo

Fábrica do Chocolate

fabrica-chocolate

A Fábrica de chocolate conta com um Hotel, Restaurante e Museu, tudo dedicado ao chocolate. O Museu da Fábrica de Chocolate oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, com uma forte componente tecnológica e interactiva.

O Museu é um espaço dedicado a todos os que pretendem entrar numa emocionante viagem, pelo tempo, pelo passado do chocolate e pelas origens do cacau.

Saiba tudo sobre a Fábrica do Chocolate no nosso artigo

Chaves

Chaves

Chaves é um dos seis concelhos da região do Alto Tâmega situado no distrito de Vila Real. A sede de concelho é a cidade de Chaves, pólo central e motor de desenvolvimento do Alto Tâmega, afirmando-se como espaço principal de atracção em Trás-os-Montes.

O que não pode perder em Chaves: 

  • Castelo de Chaves
  • Igreja Matriz de Santa Maria Maior
  • Ponte Romana e Torre de Menagem
  • Museu da Região Flaviense

Saiba tudo sobre Chaves no site oficial

Ponte de Lima

ponte de lima

Em pleno coração do Vale do Lima, encontramos a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal.

Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitetónico deste rincão único em todo o Portugal.

O que não pode perder em Ponte de Lima: 

  • Ponte Medieval
  • Parque Temático do Arnado
  • Igreja Matriz
  • Largo de Camões
  • Museu do Brinquedo Português

Saiba mais sobre Ponte de Lima no site oficial

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.