Patrocinado por VRBO LOGO

De Norte a Sul do País, qual o melhor destino de férias em família? Vote já!

Ferias Portugal melhor destino para familias

Portugal é um país fantástico para férias em família: vamos eleger qual o melhor destino para passar férias com as abobrinhas?

Temos praias paradisíacas, temos longas e incríveis extensões de campo e de natureza profunda, temos cidades maravilhosas cheias de história e recantos escondidos… ir para fora cá dentro nunca fez tanto sentido, e, na verdade, com um país tão bonito e com tanta diversidade, faz sentido explorá-lo de Norte a Sul!

A VRBO vai eleger os melhores destinos nacionais para viajar em família com a ajuda das famílias e nós não resistimos a partilhar a nossa experiência e o que de melhor podem encontrar em cada um destes locais especiais.

Já conhecem algum? Vão fazer férias onde, este ano? Ajudem-nos a fazer a escolha perfeita para umas férias em família, votando nos Melhores Destinos Family Friendly em 2020!

Norte

Começamos pelo início, que é como quem diz, pelas nossas origens, pelo norte que nos orienta, pela natureza e simplicidade das gentes, por um Portugal muito tradicional, especial e rico. A gastronomia nortenha é deliciosa, as cidades são pacatas e cheias de memórias, a beleza do inexplorado é de perder a respiração e apesar da água gelada as praias são também elas lindas!

Por onde vão andar?

Regiões - norte

Norte de Portugal: Férias citadinas

No Norte encontramos cidades cheias de encanto e história para umas boas férias em família.

Viana do Castelo é uma cidade ótima como destino de férias: é considerada a capital do folclore português, a sua louça, os seus bordados, e o seu artesanato são alguns dos atributos que fazem esta cidade ser tão interessante e atrativa.

Aproveitem para visitar o Santuário de Santa Luzia viajando no Elevador de Santa Luzia, que é o maior funicular do país, com 650 metros percorrido e o Museu do Chocolate, um museu interativo instalado numa antiga fábrica de chocolate, onde aprendem de onde vem o cacau e como é feito o nosso doce preferido.

Lá perto não deixem de visitar o Aquamuseu em Vila Nova de Cerveira, onde vão encontrar um conjunto de aquários ordenados de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, começando em Lugo (Espanha), e terminando na foz, em Caminha.

Braga é uma cidade com uma longa história: as abobrinhas sabem que já se chamava Bracara Augusta nos tempos romanos? Aproveitem para visitar as suas ruínas e brincar aos Asterixes e Obelixes lusitanos.

Subam ao Santuário do Bom Jesus do Monte no Elevador de Bom Jesus, o primeiro a ser construído na Península Ibérica, e o elevador mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Guimarães  é a cidade perfeita para umas férias em família. No bem preservado centro da cidade, as estreitas ruas do bairro medieval são ideais para um percurso a pé e cada esquina tem História(s) para contar!

O Castelo de Guimarães é um must, claro, mas há muito mais para descobrir. Se gostam de história podem simplesmente passear pela cidade e pelo seu centro histórico, visitar o Paço dos Duques de Bragança , e na Casa da Memória de Guimarães conhecer melhor a sua cultura, tradições e património.

Guimarães também conta com o Centro Internacional das Artes que acolhe a coleção permanente do artista José de Guimarães e com um Centro de Ciência Viva instalado numa antiga fábrica de curtumes, um espaço de vivência das memórias dessa indústria tradicional, e também de experimentação e divulgação da cultura científica.

Norte: Férias na Praia

Talvez já saibam que o Norte também tem praias fantásticas.

Tem até o Parque Natural do Litoral Norte, muito marcado pela vida marítima, sendo indicado para famílias que adoram praia; aqui, têm-nas de mar e de rio!  Podem encontrar no Parque percursos para fazerem desfrutando da Natureza e várias praias, entre as quais destacamos a praia de Apúlia em Esposende.

Apúlia é uma praia muito bonita que oferece todas as condições para dias agradáveis em família. Tem um vasto areal, limpo e cuidado, e que é particularmente rico em iodo graças às algas e sal da área oque é muito bom para a saúde.

Bom também é caminhar pelos passadiços sobre as dunas da Apúlia, e visitar os 5 moinhos de vento que parecem guardiões da praia e evocam um tempo não muito distante em que serviam para moer cereais com os ventos vindos do oceano.

Praia de Apúlia – Crédito Michael

Norte : Férias no Campo

casa-penedo

O Norte do País é também um fantástico destino para ficar pelo campo, a apreciar a calma vida rural e a sua natureza.

O Gerês é um dos sítios mais espetaculares para descobrir pela rara e impressionante beleza e pela riqueza da natureza com uma enorme variedade de fauna e flora.

Encontram cascatas monumentais, vistas de tirar a respiração, praias fluviais, percursos pela natureza, gravuras rupestres, Castelos e Igrejas e muito mais para descobrir.

Ponte de Lima é uma vila encantadora com uma biodiversidade única, que tem imenso a oferecer às famílias que a visitam.

Visitem o Jardim Dr. Adelino Sampaio e o Parque da Guia, ambos ricos em vegetação e flores, e a Quinta Pedagógica de Pentieiros, para conhecerem o dia a dia da vida rural numa exploração agrícola minhota. Podem encontrar parques de animais ao ar livre, com bovinos, ovinos e caprinos, estábulos e cavalariças, galinheiro, picadeiros e um lago lindo! 

Para explorar a zona, não faltam opções: podem descer o rio Lima, andar de BTT pelos trilhos e até passear a cavalo. Garantimos ao fim do dia sorrisos satisfeitos e crianças a cair na cama!

Centro

Regiões - centro

O Centro, incluindo a grande Lisboa, tem imenso para oferecer para férias em família e a única dificuldade é mesmo a escolha. No litoral, desde Aveiro até Lisboa, não faltam boas praias (mesmo que o sol nem sempre dê o ar da sua graça). O interior tem um encanto muito especial, com aldeias históricas e uma natureza riquíssima.

É no Centro que temos a maior montanha de Portugal Continental e é aí que nasce o rio Mondego que tanto encanto tem e o grande Tejo que a Lisboa dá graça. Qualquer seja o vosso destino preferido, podem encontrar o que procuram aqui.

Centro: Férias Citadinas

Aveiro é uma cidade encantadora, com os seus canais e os coloridos barcos moliceiros, os edifícios históricos com arquitetura arte nova e tanto para fazer em família!

Podem passear pelo Centro Histórico, visitar o Museu do Brincar e a Fábrica da Vista Alegre e passar horas no Centro de Ciência Viva a fazer experiências.

Não deixem de visitar o Museu de Ílhavo, que até tem um aquário de bacalhaus, a Oficina do Doce onde podem aprender a confeccionar ovos moles, e as salinas de Aveiro, onde podem aprender muito sobre o processo de extração do sal.

?

Sintra é uma vila localizada no centro das colinas da Serra de Sintra, com muita História para contar e segredos para desvendar.

Há palácios, ruínas antigas e casas misteriosas, tudo isto rodeado de uma floresta densa que durante muitos séculos se pensou ser uma floresta mágica. Conheçam o Centro Interativo Mitos e Lendas e o Palácio da Regaleira para sentirem bem a magia desta vila.

Para um programa diferente podem visitar a Oficina de Ciência de Sintra ou o NewsMuseum, um Museu interativo sobre Comunicação.

Centro: Férias na Praia

Na margem Sul do Tejo, a espreitar Lisboa, encontramos a Costa da Caparica, Da Cova do Vapor à Fonte da Telha, das mais reservadas Praias de São João às concorridas praias da frente caparicana, a longa extensão de praias da Costa da Caparica é uma atracção imperdível: são mais de 30km de praia contínua, circundados pelo infinito Oceano Atlântico e pela impressionante Arriba Fóssil.

Os amantes dos desportos naúticos também podem divertir-se na Costa: as suas praias são dotadas de condições extraordinárias para a prática de surf e dos outros desportos. Com muitos picos por onde escolher, a zona para a prática da modalidade vai desde a Cova do Vapor, passando pelos pontões Praia do CDS até a Praia da Nova Vaga (Kitesurf), onde é possível encontrar ondas para os vários níveis de surf.

Centro: férias no campo

Talvez não saibam, mas Gouveia foi destacado como um município Amigo da Família pela forma como apoia as famílias e só por isso já promete ser um bom destino com crianças.

Gouveia faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela e é um bom ponto de partida para conhecer a Serra, fazer passeios pedestres, descobrir cascatas e paisagens de sonho; e conhecer o Museu da Miniatura Automóvel (em Gouveia), o Museu do Pão e o Museu do Brinquedo (em Seia)

Castelo Branco é um autêntico museu ao ar livre, repleto de magníficos vestígios do passado de Portugal e berço de algumas das mais antigas tradições que hoje caracterizam o país. A cidade de Castelo Branco é conhecida pelas colchas bordadas à mão, pelo queijo regional e pelo azeite e vinho. Repousando entre a paisagem rural do centro do país, esta bela cidade exibe também arquitetura típica, monumentos seculares e igrejas medievais.

Em Castelo Branco vale a pena visitar a Oficina Escola de Bordado de Castelo Branco, o Museu Cargaleiro e respetiva oficina e o  Centro Ciência Viva da Floresta .

Próximo de Castelo Branco, não deixem de conhecer as Aldeias Históricas, as abobrinhas vão adorar conhecer estas aldeias que parecem ter ficado paradas no tempo e contar-nos histórias de tempos passados.

Portalegre, no Alto Alentejo é um excelente destino para férias em família no campo. O Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se encontra, é ideal para fazer percursos pedestres na natureza, e quem sabe conseguem até ver alguns dos veados, javalis selvagens e águias que vivem nas suas florestas. Levem fato de banho porque podem encontrar praias fluviais para pararem e se refrescarem um bocadinho.

No distrito de Portalegre encontram algumas das mais bonitas vilas do país, como Marvão, uma vila fortificada na escarpa da Serra de São Mamede, Castelo de Vide, Crato, Alter do Chão e Elvas.

Sul

Quando pensamos em rumar a sul pensamos nas praias de água quentinha, não é? Mas Portugal é muito mais do que o Algarve (que adoramos!). No Sul há a alegria, a genuinidade, a beleza natural no seu esplendor, a calma das aldeias isoladas e o burburinho das cidades concorridas. Há património e História, há vida e memórias para criar.

Sul: Férias citadinas

Évora é ideal para umas férias citadinas com crianças: esta cidade histórica no coração do Alentejo é herdeira de um rico e variado património cultural, construído e preservado ao longo do tempo. Sem dúvida, um local de paragem obrigatória no Alto Alentejo. São tantas as igrejas, conventos, chafariz e edifícios de marca romana que merecem a nossa atenção que o mais difícil é escolher quais visitar!

O melhor é que é uma cidade tão rica que podem percorrer toda a cidade a pé a maravilharem-se com o seu património, da Praça do Giraldo ao Templo de Diana. Para variarem podem descansar nos jardins, e visitar o Monte Selvagem ou o Fluviário de Mora que ficam próximos da cidade.

Sul: Férias na Praia

O Sul do País é mais conhecido pelas suas férias junto ao mar, e seja pela costa alentejana ou pela costa algarvia, não faltam praias para descobrir. Destacamos algumas:

Porto Côvo fica no concelho de Sines e faz parte do Parque Natural da Costa Vicentina, e é tão especial que até Rui Veloso a canta. Havia um pessegueiro na ilha/Plantado por um Vizir de Odemira/Que dizem que por amor se matou novo/Aqui, no lugar de Porto Côvo. E é muito possível morrer de amores, sim, mas por esta vila piscatória que pertence ainda a Sines.

A Ilha do Pessegueiro é imperdível – podem visitá-la através de uma das várias excursões que partem da Baía de Porto Côvo – mas a arquitetura local, o peixinho fresco, as praias lindíssimas e a simpatia das gentes fazem de Porto Côvo um local de culto que vai muito além do ilhéu.

A Praia da Rocha em Portimão, é provavelmente uma das praias mais conhecidas do país, pela sua paisagem característica. Situada junto à foz do Rio Arade, a Praia da Rocha possui um enorme areal que se estende por cerca de 3 kms, pontuado aqui e ali por curiosas formações rochosas esculpidas pelo mar durante milhares de anos.

O mar é tranquilo e quente, pode nadar-se sem perigos e na Praia da Rocha podem também praticar diversas atividades desportivas, com espaços delimitados para o basquetebol, futebol, voleibol e ginástica aeróbica.

Albufeira, no Algarve, é um dos destinos preferidos das famílias que procuram um destino balnear. Com 25 praias com bandeira azul, não faltam opções para escolher, sejam praias com um areal mais amplo, ou praias com rochas e falésias que são a delícia dos salta pocinhas.

Podem sempre optar por fazer um passeio de barco para ver a costa de outra perspetiva, explorar as grutas pela praia ou por mar, visitar o Museu Municipal de Arqueologia, o Zoo Marine ou outros sítios para visitar com crianças no Algarve.

Altura, no concelho de Castro Marim é o destino turístico de muitas famílias que procuram o que de melhor o Algarve tem para oferecer. Altura é uma praia de fina areia e águas quente e límpidas, e equipamentos desportivos para umas férias de Verão saudáveis, Ali perto podem observar aves – flamingos! – na reserva natural de Castro Marim e nas Salinas de Castro Marim podem experimentar flutuar nas águas quentes e salgadas e aprender como se produz flor de sal.

Sul: Férias no Campo

Monchique fica no Algarve mas não tem nada do rebuliço que caracteriza a sua costa. Na serra de Monchique a natureza tranquila e o som da água a correr nesta aldeia termal transportam-nos para uma outra dimensão.

As férias em Monchique fazem-se de passeios pedestres, cascatas, miradouros e piqueniques. Podem visitar e mergulhar no SPA das Caldas de Monchique (e não percam o pão com chouriço acabado de fazer!) ou descobrir o Parque na Mina, uma antiga Quinta povoada com aves, póneis e cabras anãs, que são irresistíveis para qualquer criança.

Já escolheram? Contem-nos para onde vão e não se esqueçam de passar pela votação da VRBO e dizer-nos qual o melhor destino para famílias em 2020!

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *